1. Home
  2. Sobre nós

Sobre nós

A Unilever é uma das principais empresas de bens de consumo a nível mundial, criando e vendendo cerca de 400 marcas em mais de 190 países.

Fazer da vida sustentável algo comum

Todos os dias, 2,5 mil milhões de pessoas utilizam os nossos produtos para ficarem mais bonitas, para se sentirem bem e para aproveitarem mais a vida. Isto significa que cerca de um terço da população mundial escolhe entre nomes conhecidos, tais como a Lipton, a Knorr, a Dove e a Hellmann’s, e marcas locais icónicas como a Bango na Indonésia e a Suave nos EUA. De facto, treze das 50 principais marcas do mundo são propriedade da Unilever.

O nosso alcance geográfico dá-nos uma presença global incomparável, bem como uma posição única nos mercados emergentes que geram 58% do nosso volume de negócios.

As nossas atividades comerciais abrangem uma rede complexa de valor global. Trabalhamos com milhares de fornecedores e gastamos cerca de 34 mil milhões de euros em bens e serviços, incluindo cerca de 13 mil milhões de euros em ingredientes e matérias-primas, que são transformados em produtos nas nossas mais de 300 fábricas em 69 países. Estes produtos são depois distribuídos para 25 milhões de revendedores, desde supermercados a pequenas lojas de conveniência e através de outros canais em rápido crescimento, tais como o comércio eletrónico e a venda direta. Também somos o segundo maior anunciante do mundo, com base nos gastos multimédia.

190

Número de países onde operamos

160k+

Número de pessoas que empregamos

€1bn

Quantia que investimos em I&D todos os anos

Com este tipo de dimensão vem a responsabilidade

Vivemos num mundo cada vez mais incerto e volátil. As temperaturas estão a aumentar, a seca é cada vez mais frequente, os recursos alimentares são cada vez mais escassos, a lacuna entre ricos e pobres está a crescer e milhares de milhões de pessoas ainda não têm acesso a higiene e saneamento básicos.

Mas a sociedade está a mudar. Há uma crescente mudança no sentido de um consumo mais significativo e sustentável, em que as pessoas cada vez mais assumem uma responsabilidade pessoal pelo impacto das suas decisões de compra.

É por isso que o nosso objetivo é simples: fazer da vida sustentável algo comum.

Isso significa ajudar a criar um mundo onde todos podemos viver bem e dentro dos limites naturais do planeta.

E juntamente com a nossa comunidade mais alargada – de parceiros, fornecedores e cidadãos – estamos a fazer progressos.

Isto está a ser orientado hoje com o mesmo espírito pioneiro que lançou a Unilever nos anos 1890s, com uma humilde barra de sabonete que ajudou a fazer da limpeza uma coisa comum na Inglaterra vitoriana.

À medida que o negócio cresce, estamos ativamente a trabalhar para:

Saúde e Bem-estar

Ajudar mais de mil milhões de pessoas a melhorar a sua saúde e bem-estar

Impacte ambiental

Reduzir para metade o nosso impacte ambiental

Melhorar as Condições de Vida

Melhorar as condições de vida de milhões de pessoas

Estas ambições arrojadas são o cerne do Plano de Sustentabilidade da Unilever. Lançado em 2010, está a provar que os negócios são bons negócios, impulsionando o crescimento e criando confiança, cortando custos e reduzindo o risco.

70%

do crescimento do volume de negócios em 2017 das nossas marcas sustentáveis

Em 44

países somos a «Entidade empregadora mais desejada»

490m+

de custos de energia evitados através de uma eficiência ecológica desde 2008

56%

matérias-primas agrícolas de origem sustentável

A vida moderna assenta na confiança. Nenhuma sociedade pode sobreviver sem ela – e em termos puramente empresariais, a confiança é o nosso recurso mais valioso.

Paul Polman, CEO

A sustentabilidade impulsiona a inovação

A escassez de água é um enorme problema em muitas partes do mundo. Por isso, desenvolvemos produtos de água inteligentes, trabalhamos com fornecedores e agricultores para os ajudar a fazer uma melhor gestão e a utilizar menos nas nossas fábricas.

Resíduos, por outro lado, está a aumentar. Assim, estamos a ajudar a criar uma economia mais, repensando as nossas embalagens de plástico e gerando energia a partir dos nossos resíduos de fabrico.

O nosso plano é sermos carbono positivo até 2030, incluindo obter 100% da nossa energia em todas as operações através de fontes renováveis, instalando arcas de gelados mais amigas do ambiente e reduzindo as emissões dos nossos transportes.

55m+

de pessoas já podem beber água em segurança desde 2005

10m+

de pessoas obtiveram acesso melhorado a casas de banho 2012-2016

≈78m

de pessoas conseguiram ter programas de saúde oral desde 2010

Com parceiros conseguimos fazer ainda mais

A nossa presença global e fortes raízes em culturas locais permitem-nos dimensionar e influenciar para ter um impacto ainda maior. Mas não conseguimos fazê-lo sozinhos. É por isso que estamos a trabalhar com outras entidades em áreas como o fim da desflorestação, melhorar o acesso das pessoas a água, saneamento e higiene e a formar pequenos agricultores para cultivarem de forma sustentável. A colaboração também é fundamental para a emancipação das mulheres porque acreditamos que isto constitui o maior fator de desenvolvimento humano e crescimento económico.

Reconhecimento pelos nossos esforços

N.º 1

Primeiro lugar no setor de Produtos pessoais no Índice Dow Jones de Sustentabilidade de 2017

N.º 1

Líderes de sustentabilidade global empresarial no inquérito anual GlobeScan/SustainAbility de 2017

Classificação «A»

No relatório da cadeia de fornecimento global de 2018 da CDP em termos de alterações climáticas, água, florestas e compromisso de fornecedor

Reconhecimentos como estes inspiram-nos a fazer mais e mostram como queremos ser mais abertos, especialmente nas áreas que mais importam para si tais como os direitos humanos, a redução de sal e óleo de palma.

Back to top