Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. Construindo o Futuro
  4. Reduzindo o sal na comida

Reduzindo o sal na comida

O sal é essencial para uma dieta sudável, mas se utilizado em excesso pode causar sérios problemas.

Uma abordagem holística

replace-101x57

Mundialmente, mais de um quarto dos adultos têm pressão arterial elevada, conduzindo a cerca de oito milhões de mortes todos os anos. A média actual de ingestão diária de sal varia entre 9 e 12g mas a Organização Mundial de Saúde recomenda apenas 5g.

Em Abril de 2009, a Unilever lançou uma estratégia de redução de sal envolvendo mais de 22000 produtos. Foi a primeira empresa a fazê-lo.

Um balanço delicado

Como o nosso palato está habituado ao sal, o desafio é reduzi-lo sem comprometer o sabor, o prazo de validade e o custo. Através da cooperação entre cientistas e chefes de cozinha, as receitas foram reformuladas utilizando sal com baixo teor de sódio, ou substitutos, e ingredientes alternativos como tomates, ervas e temperos para optimizar o sabor.

O grupo do sabor

O Flavour Generation and Delivery Group da Unilever desenvolve soluções tendo em conta a forma como o sal é sentido na boca e no cérebro. Para acelerar e melhorar o desenvolvimento do sabor, a Unilever criou o Flavour Operating Framework (FLOF). O FLOF contribuiu, por exemplo, para a manutenção dos sabores dos produtos Knorr apesar da redução dos níveis de sal.

O sabor do futuro

Já foram removidas mais de 3640 toneladas de sodio (9100 toneladas de sal) do portefólio de produtos da Unilever. A companhia tem o compromisso para continuar a reduzir o teor de sal dos seus produtos. Por isso, colabora com Governos, ONG's e outros fabricantes para que esta prática da Unilever seja comum a toda a indústria.

Back to top