Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. Empresa
  3. Fundação Unilever
  4. Oxfam: melhorar as condições de vida

Oxfam: melhorar as condições de vida

A missão da Oxfam GB (Oxfam) é procurar resolver problemas como a pobreza e desigualdade em todo o mundo, incluindo no Reino Unido e na Irlanda, onde mais de 13 milhões de pessoas vivem na pobreza.

A pobreza nos dias de hoje

É mais provável ser-se pobre se for mulher. As mulheres representam apenas 10% do rendimento mundial, ainda que trabalhem dois terços das horas de trabalho do mundo.

A pobreza significa injustiça e desigualdade, onde quer que se esteja. Pode traduzir-se em crianças irem para a escola com fome ou irem para a cama subnutridas.

Pode traduzir-se na impossibilidade de comprar um casaco para o Inverno ou de aquecer a casa. Não é coincidência de que as pessoas das comunidades mais desfavorecidas, estão em piores condições de saúde e têm uma menor esperança média de vida, e à medida que o custo de vida sobe, estima-se que o problema se agrave.

Combater a pobreza

A parceria da Fundação Unilever com a Oxfam vai permitir melhorar as condições de vida em todo o mundo através de programas concebidos para conferir meios às pessoas – particularmente às mulheres – e proporcionar boa nutrição e água potável segura.

Reino Unido

No Reino Unido, trabalhamos em parceria com a Oxfam no UK Poverty Programme: ajudamos mulheres e famílias que vivem na pobreza, fornecendo-lhes nutrição básica e melhorando a sua autoestima.

A parceria está a permitir que milhares de pessoas no Reino Unido tenham acesso a ajuda alimentar de emergência através da distribuição de excedentes e bancos alimentares. Esta ajuda de emergência permite que as pessoas carenciadas recebam uma alimentação nutricionalmente equilibrada durante, no mínimo, 3 dias, informando-as ainda sobre onde poderão obter mais ajuda. A parceria também permite que centenas de mulheres e famílias desenvolvam manifestamente ativos financeiros, sociais e públicos melhorados (por exemplo, através da formação de competências) e passem permanentemente de uma condição de “sobrevivência” para uma condição de “prosperidade”.

Com a Oxfam apoiamos também o Banco Alimentar e escolas em Tower Hamlets, na zona leste de Londres. Tower Hamlets tem uma das populações mais jovens do país, mas é um dos bairros mais carenciados do Reino Unido. Em Tower Hamlets, 46% das crianças vivem abaixo do limiar de pobreza nacional. [LBTH Child Poverty In Tower Hamlets Briefing, 2013]

Tailândia

Em julho de 2012, a Unilever Tailândia criou um programa com a Oxfam para melhorar as condições de vida das mulheres em Yala, Narathiwat e Pattani. O programa está enquadrado na missão global da Fundação Unilever e pretende proporcionar às mulheres as competências básicas necessárias para a agricultura sustentável e desenvolver as suas capacidades de compreensão de negócios, para que possam criar um futuro melhor, e mais sustentável, para si mesmas e para as suas famílias.

Durante o primeiro ano do nosso programa na Tailândia disponibilizámos apoio direto a 375 mulheres. Realizaram-se duas sessões de formação sobre liderança e desenvolvimento económico para mulheres, com a participação de mais de 200 mulheres.

Austrália

A Unilever trabalha com a Oxfam Austrália, tendo iniciado uma parceria de 3 anos para apoiar programas na Austrália e no Camboja. Na Austrália, um programa enquadrado no nosso negócio centra-se na área de trabalho da saúde e bem-estar, na qual a Oxfam está a ajudar a aumentar a esperança de vida do povo aborígene e de Torres Strait Island ao fornecer serviços de saúde que respeitam as diferenças culturais.

O programa Straight Talk da Oxfam é outra iniciativa (também relacionada com o apoio da Unilever relativamente à diversidade de género) que ajuda as mulheres das comunidades aborígenes e de Torres Strait Island a compreenderem o sistema político australiano e a participarem, caso pretendam.

Camboja

No Camboja, a Unilever está a dar apoio que ajudará a Oxfam a construir sistemas e casas de banho com água potável, fornecer filtros de água e promover a higiene em 71 aldeias. Muitas pessoas destas aldeias não têm acesso a água potável e saneamento adequado e as doenças infeciosas estão disseminadas.

México

No México, estamos a colaborar com a Oxfam México num projeto denominado Safe Water, Health Promotion and Food Safety, apoiando duas comunidades em Tabasco, um dos estados mexicanos mais afetados pelas alterações climáticas. 40 colaboradores voluntariaram-se para participar em workshops destinados a famílias e crianças, dando conselhos sobre nutrição saudável, a importância de lavar as mãos com sabão e o valor da autoestima entre raparigas e mulheres jovens. Foram doados purificadores de água Pureit da Unilever às famílias.

A Unilever também trabalha com a Oxfam em situações de catástrofe e de assistência em emergências, tendo respondido a emergências em África, na Índia, no Paquistão, nas Filipinas e na crise da Síria.

Assim que ficarem disponíveis, serão partilhadas aqui mais informações sobre a nossa parceria com a Oxfam noutros países.

Back to top