Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. Empresa
  3. Fundação Unilever
  4. PSI: melhorar a higiene e acesso a água potável

PSI: melhorar a higiene e acesso a água potável

Todos os anos, mais de 2 milhões de crianças não chegam a festejar o seu 5º aniversário, vítimas de diarreia e pneumonia. Atualmente, a Fundação Unilever e a PSI, uma organização de saúde mundial, estão a trabalhar juntas para evitar estas mortes que são facilmente evitadas ao explicar a importância da lavagem das mãos com sabão e aumentar o acesso a água potável. A PSI tem mais de 40 anos de experiência no terreno, sendo uma grande fonte de informações para estes programas que trabalham para melhorar a saúde de crianças e famílias.

Lavagem de mãos

Embora muitas pessoas em todo o mundo lavem as mãos com água, muito poucas lavam as mãos com sabão em momentos críticos, por exemplo, depois da ida à casa de banho, depois de limpar uma criança e antes da manipulação de alimentos. Se a lavagem das mãos com sabão passar a ser prática comum, os profissionais de saúde preveem que o número de mortes devido a diarreia possa ser reduzido para metade e que uma em cada quatro mortes devido a infeções respiratórias agudas possa ser evitada.

Juntas, a Unilever e a PSI trabalham com governos locais para aumentar a lavagem das mãos com sabão em escolas e comunidades no Quénia, Vietname e Zimbabué, três países onde a prática de lavagem das mãos é pouco comum. No Quénia, por exemplo, 28% das crianças que frequentam a escola afirmam que lavam as mãos com água em alturas importantes do dia, mas apenas 1% afirma que utiliza sabão.

Esta iniciativa conjunta ajuda as crianças a ganharem o hábito de lavar as mãos com sabão de forma correta e consistente em momentos críticos do dia. Ao utilizarem produtos de sabão Lifebuoy e materiais de comunicação, professores e profissionais de saúde comunitários envolvem crianças em idade escolar na mudança de comportamentos através de programas e atividades de lavagem das mãos, tais como a composição de músicas, bandas desenhadas e até mesmo o compromisso de lavar as mãos. 

Sabemos que quando as crianças aprendem e compreendem comportamentos saudáveis, ajudam a passar informações que salvam vidas às famílias em casa e às gerações futuras – dando início a um efeito em cascata poderoso. Os programas já chegaram a mais de 1 milhão de pessoas.

Waterworks: Melhorar o acesso a água potável

A Waterworks, lançada como uma parceria entre a Fundação Unilever, a PSI e a Pureit, traz água potável às comunidades necessitadas da cidade de Bhopal, na Índia. Este programa sem fins lucrativos fornece purificadores de água Pureit gratuitos (sistema de purificação da água de casa da Unilever) às famílias.

As mulheres da comunidade local recebem formação da PSI sobre a metodologia de mudança de comportamentos para que os membros da comunidade possam aprender a utilizar os purificadores Pureit, o que os manterá protegidos contra doenças transmitidas através da água. Na qualidade de mães, irmãs, tias e amigas da comunidade, estas “Waterworkers” conseguem desenvolver conversas em que existe confiança com a família e amigos acerca dos problemas de saúde que mais os afetam.

Para além disso, o programa Waterworks procura aumentar a capacitação financeira das mulheres na comunidade, ao proporcionar um rendimento mensal estável às “Waterworkers” que participam no programa.

Back to top