Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. A nossa história
  4. 1885 - 1899: Inovação de produto, estilo do século XIX

1885 - 1899: Inovação de produto, estilo do século XIX

Nos finais do Século XIX, em Oss em Brabant, Países Baixos, Jurgens e Van den Bergh – duas empresas familiares no negócio da manteiga – prosperaram na exportação para o Reino Unido.

Embalagem de Sabão Sunlight da Lever Brothers de 1889

No início da década de 70, interessaram-se por um novo produto feito de gordura e leite de vaca – margarina – que compreenderam que poderia ser fabricado em massa como um bom substituto da manteiga.

Um pouco mais tarde, no norte de Inglaterra a meados da década de 80, um negócio grossista de mercearia familiar de sucesso gerido por William Lever começa a produzir um novo tipo de sabão doméstico. O produto contém óleo de pinhão e de semente de copra, que ajuda a fazer mais espuma do que os sabões tradicionais feitos de gorduras animais. Invulgarmente para a época, Lever dá ao sabão um nome comercial de Sunlight e vende-o empacotado em embalagens bem distintas.

Destaques

1872

Nos Países Baixos, Jurgens e Van den Bergh abrem as suas primeiras fábricas para produzir margarina.

1884

Lever & Co começa a produzir o sabão Sunlight.

1886

Knorr – que passará a fazer parte da Unilever – lança cubos de sopa com extrato de carne para fornecer alimentos nutritivos a consumidores de baixos rendimentos.

1887

No final deste ano Lever & Co já produz 450 toneladas de sabão Sunlight por semana e William Lever adquire o local onde irá construir Port Sunlight – uma grande fábrica nas margens do rio Mersey no lado oposto a Liverpool, com uma aldeia construída para os seus trabalhadores com elevados padrões de habitabilidade, comodidades e instalações de lazer.

1888

Jurgens e Van den Bergh ambos avançam para um mercado próspero, a Alemanha, e aí constroem fábricas.

1890

Lever & Co torna-se uma sociedade de responsabilidade limitada – Lever Brothers Ltd.

1891

Van den Bergh muda-se para a nova sede em Roterdão.

1894

Para apoiar e promover o interesse em higiene pessoal, a Lever & Co cria um novo produto económico, o sabonete – Lifebuoy Soap.

A Lever Brothers torna-se uma empresa pública

Meados da década de 90

No Reino Unido, a Lever Brothers está a vender cerca de 40 000 toneladas de sabão Sunlight por ano e começa a expandir-se para a Europa, América e colónias inglesas com fábricas, negócios de exportação e plantações.

1898

Nesta altura a Van den Bergh já tem uma equipa de vendas forte com 750 funcionários e lança uma nova marca de margarina – Vitello.

1899

A Lever Brothers introduz um novo tipo de produto, Sunlight Flakes – que torna as tarefas domésticas mais fáceis do que com as barras de sabão sólidas tradicionais. Em 1900 a Sunlight Flakes torna-se a Lux Flakes.

Back to top