Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. A nossa história
  4. 1900 - 1909: Novo enfoque em matérias-primas

1900 - 1909: Novo enfoque em matérias-primas

No início do Século XX, os negócios de produção de sabão e margarina começaram a expandir-se para outros mercados.

Anúncio do sabonete Lux no início do Século XX

A concorrência e um aumento repentino do custo de matérias-primas faz com que muitos formem associações, promovendo os seus interesses e defendendo-se a eles próprios contra monopólios de fornecedores.

Com fornecimentos de óleos e gorduras com dificuldade em satisfazer a procura criada pela crescente produção de margarina e sabão, as empresas que mais tarde vieram a fazer parte da Unilever concentram-se em assegurar recursos estáveis de matérias-primas.

Destaques

1904

No Reino Unido, a Lever Brothers lança um outro produto para tornar as tarefas domésticas mais fáceis - Vim, um dos primeiros pós de limpeza abrasivos.

A empresa é incorporada na África do Sul.

1906

Por esta altura a Lever Brothers tem um negócio de exportação bem sucedido e fábricas em três países europeus bem como uma no Canadá, Austrália e América do Norte. Também fundou empresas no Pacífico.

Neste mesmo ano a Lever Brothers celebrou um contrato com três outros fabricantes para limitar a concorrência nas matérias-primas, mas é atacado pela imprensa que a denominou de “The Soap Trust", acusando-a de fazer subir os preços. A Lever Brothers subsequentemente processa o Daily Mail e em 1907 ganha 50.000 libras de indemnização – um valor muito elevado para a altura.

1908

Jurgens e Van den Bergh chegam a acordo para formar uma associação e partilham os lucros enquanto continuam a competir um contra o outro.

1909

A Lever Brothers desenvolve uma plantação de palma nas Ilhas Salomão e ao mesmo tempo Jurgens e Van den Bergh criam uma empresa conjunta de plantação de palmeiras na África Alemã.

Back to top