Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. A nossa história
  4. 1910 - 1919: Uma década de mudança

1910 - 1919: Uma década de mudança

O mercado do sabão do Reino Unido alcança um ponto de saturação, por isso a Lever Brothers concentra-se em aquisições.

Imagem de um anúncio da Blue Band neerlandesa por volta de 1910

Entretanto, a procura de margarina continua a aumentar e a Lever Brothers, Jurgens e Van den Bergh aumentam o seu interesse na produção de matérias-primas. As condições de mercado difíceis levam ao aumento de associações comerciais. Quando é inventada a nova tecnologia para solidificar óleo de baleia, as empresas juntam-se na Whale Oil Pool para regular a distribuição desta nova matéria-prima tão importante.

Mas as nuvens de guerra adensam-se. A Primeira Guerra Mundial tem um grande impacto, em primeiro lugar através do aumento da procura de sabão e margarina - provisões vitais em tempo de guerra - e em segundo lugar através da intervenção dos governos inglês e alemão, que efetivamente colocam o óleo e as gorduras industriais sob o controlo do governo.

Destaques

1910

A Lever Brothers compra a sua primeira fábrica na África Ocidental, a WB MacIver Ltd, para assegurar o fornecimento de óleo de palma para Port Sunlight.

1911

O primeiro laboratório de investigação da Lever Brothers é construído em Port Sunlight.

1912

O primeiro acordo de partilha de lucros entre Jurgens e Van den Bergh chega ao fim mas as duas empresas continuam a trabalhar juntas.

1913

Empresas líderes na Europa unem-se para criar a Whale Oil Pool.

1914

No ano em que a guerra rebentou, as empresas controladas pela Lever Brothers fabricam cerca de 135.000 toneladas de sabão por ano, enquanto nos Países Baixos Jurgens e Van den Bergh ambos adquiriram um número de empresas mais pequenas e cada um também controla sete fábricas de margarina na Alemanha.

1917

A Lever Brothers adquire a Pears Soap, uma empresa fundada em 1789, e Jurgens faz uma aliança com a Kellogg’s para preparar a expansão para a América do Norte. Por esta altura, Jurgens e Van den Bergh ambos fundaram fábricas em Inglaterra, com uma em Purfleet, Essex que ainda hoje continua a fabricar margarina. A Lever Brothers também se expande para o mercado de margarina com o lançamento de Planters, aumenta operações na África do Sul e vê a sua empresa americana a começar a dar lucro.

Back to top