Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. Empresa
  3. Quem somos
  4. A nossa história
  5. 1920 - 1929: A Unilever é formada

1920 - 1929: A Unilever é formada

No final da década de 20 Jurgens é proprietário de fábricas na Escócia, Irlanda e Inglaterra e Lord Leverhulme controla 60% da produção de sabão fabricado no Reino Unido.

Anúncio antigo do sabonete Lifebuoy

Mas durante esta década o mercado de margarina sofre uma grande quebra na procura devido à sua maior acessibilidade.

Antes da sua morte em 1925, o fundador da Lever Brothers, Lord Leverhulme reúne um portefólio de empresas privadas que inclui algumas dedicadas à produção a partir da sua propriedade recentemente adquirida nas Ilhas Ocidentais da Escócia. Muitas destas, incluindo a Mac Fisheries Ltd, será eventualmente adquirida pela Lever Brothers.

No final da década, as alianças chegam ao fim e começa então a história oficial da Unilever. Primeiro, Jurgens e Van den Bergh juntam-se para criar a Margarine Unie. Depois, dois anos mais tarde, numa das maiores fusões do seu tempo, a Margarine Unie estabelece uma parceria com a Lever Brothers para criar a Unilever.

Destaques

1920

A Lever Brothers assume o controlo da Niger Company, que mais tarde se tornou parte da United Africa Company.

1922

A Lever Brothers compra a Wall’s uma empresa de salsichas muito popular, que começou a produzir gelados para vender no verão quando a procura de salsichas diminui.

1923

O colapso da economia alemã cria condições comerciais ainda mais duras para Jurgens e Van den Bergh.

1925

A Lever Brothers compra a British Oil & Cake Mills, um dos seus maiores concorrentes e fabricantes de New Pin Soap.

1926

A Lever Brothers lança a sua Campanha Mãos Limpas. Como parte da sua política de saúde infantil, educa as crianças sobre sujidade e germes e incentiva-as a lavarem as mãos “antes do pequeno-almoço, antes do jantar e depois das aulas."

1927

Jurgens e Van den Bergh, que já tinham estabelecido uma parceria com duas empresas europeias, Centra e Schicht, unem esforços para criar a Margarine Unie - a União da Margarina. A união rapidamente ganha mais membros, criando um grupo grande de empresas europeias envolvidas na produção de quase todos os produtos criados a partir de óleos e gorduras.

A Planters Ltd, uma empresa da Lever Brothers, lança a primeira margarina enriquecida com vitaminas - Viking.

1928

A Margarine Unie adquire o grupo Franco-Holandês Calvé-Delft com fábricas nos Países Baixos, França, Bélgica e Checoslováquia. No ano seguinte a União também adquire a firma Hartog's.

1929

A 2 de setembro a Lever Brothers e a Margarine Unie assinam um acordo para criar a Unilever. Inicialmente as empresas têm o objetivo de negociar um acordo para manterem separados os interesses principais de cada um deles da sua produção de sabão e margarina, mas por fim, em vez disso, acabam por fazer uma fusão.

Back to top