Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. A nossa história
  4. 1940 - 1949: Concentrando-se em necessidades locais

1940 - 1949: Concentrando-se em necessidades locais

Durante os anos de guerra a Unilever encontra-se efetivamente fragmentada, com empresas em territórios ocupados por alemães e japoneses isolou-se de Londres e Roterdão.

Rapazes em fila para as salas de lavagem gratuitas Lifebuoy nos anos 40.

Isto leva ao desenvolvimento de uma estrutura empresarial em que as empresas locais da Unilever atuam com um elevado nível de independência e concentram-se nas necessidades de mercados locais.

Depois da guerra, os interesses da Unilever na Europa Ocidental são perdidos com a nacionalização e controlo exercido pela União Soviética. O mercado chinês é afetado da mesma forma.

Ainda durante a década de 40 a Unilever continua a expandir no mercado alimentar. São adquiridas novas empresas com uma gama de produtos diversificada, e são disponibilizados recursos para desenvolvimento e investigação para novos materiais e técnicas de produção.

Destaques

1941

Durante o bombardeamento alemão, o sabonete Lifebuoy disponibiliza um serviço de lavagem de emergência gratuito aos londrinos. Carrinhas Lifebuoy equipadas com duches quentes, sabonetes e toalhas visitam as áreas da capital afetadas por bombardeamentos para oferecer as instalações de lavagem móveis muito necessárias.

1943

A Unilever torna-se a maior acionista na Frosted Foods que é proprietária da Birds Eye e dos direitos no Reino Unido para um método novo de conservação de alimentos para mercados de massas: a ultracongelação. Anos mais tarde, a congelação voltará a ter popularidade quando é demonstrado ser uma das melhores formas de conservar naturalmente as características nutricionais dos alimentos frescos. Sensivelmente ao mesmo tempo a Unilever adquire a Batchelors, que se especializa em vegetais liofilizados e produtos enlatados.

1945

Quando a guerra acabou, a Unilever conseguiu retomar o controlo da sua rede internacional embora permanecesse afastada da Europa de Leste e da China. A descentralização do negócio que foi inevitável durante o tempo de guerra foi continuada como uma decisão política.

1946

A Birds Eye lança as primeiras ervilhas congeladas no Reino Unido. Nesta altura, carne, peixe, gelados e produtos enlatados representam apenas 9% do volume de negócios total da Unilever.

Back to top