Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. Empresa
  3. Quem somos
  4. A nossa história
  5. 1950 - 1959: Um aumento vertiginoso do consumo no pós-guerra

1950 - 1959: Um aumento vertiginoso do consumo no pós-guerra

Desde os finais da década de 40 até à década de 50, o desenvolvimento de novos mercados de massas para bens de consumo, incluindo África e Ásia, fornecem oportunidades de expansão.

Parte de um anúncio da Blue Band na Índia

A United Africa Company da Unilever tem um crescimento muito rápido, produzindo bens para venda nos estados africanos recentemente independentes, que ajudam a criar novas indústrias de produção locais. Entretanto, a prosperidade pós-guerra na Europa, estimulada pela Comunidade Europeia, leva a um aumento vertiginoso no consumo e ao aumento do nível de vida.

Como os novos avanços científicos são abundantes e rápidos, a Unilever aumenta o seu foco em tecnologia, tornando Port Sunlight Research a sua Divisão de Investigação com responsabilidade sobre os laboratórios do Reino Unido e dos Países Baixos. Também cria um grupo de investigação de nutrição nos Países Baixos que mais tarde se torna o Unilever Food and Health Research Institute que é um centro de excelência em nutrição. 

Durante a década de 50 são desenvolvidos novos tipos de alimentos (douradinhos o mais conhecido) como uma resposta direta à necessidade de alimentos nutritivos que utilizam ingredientes disponíveis no rescaldo do racionamento do pós-guerra. Alguns destes produtos são comercializados através de um novo canal promissor – a TV comercial.

Destaques

1954

O champô Sunsilk é lançado no Reino Unido e irá tornar-se a nossa marca líder de champô, até 1959 já se encontra disponível em 18 países em todo o mundo.

1955

A 22 de setembro a Unilever coloca no ar o seu primeiro anúncio na TV comercial no Reino Unido, que é o anúncio da pasta de dentes Gibbs SR.

Os douradinhos são introduzidos no Reino Unido e dentro de uma década já contabilizam 10% do consumo britânico de peixe.

O sabonete Dove é lançado nos Estados Unidos.

1956

A Unilever Research cria o seu Departamento de Biologia, que na década de 80 se irá tornar a unidade de Biociência, Segurança e Nutrição.

O anúncio do chá PG Tips feito por chimpanzés teve a sua estreia no canal de TV comercial recentemente lançado. Foi para o ar no dia de Natal, o anúncio é inspirado num lanche de chimpanzés no Jardim Zoológico de Londres. Fez com que o chá PG Tips se tenha tornado a marca de chá mais vendida no Reino Unido.

A primeira Miss Pears é coroada no concurso de beleza Pear’s Soap que festeja a beleza da pele natural e clara.

1958

A Unilever dos Países Baixos expande-se para alimentos congelados e gelados através da aquisição da Vita NV, que mais tarde se torna o Grupo Iglo Mora.

1959

A Unilever lança a sua primeira margarina numa caixa, substituindo o bloco tradicional embrulhado em papel à prova de gordura, com Blauband na Alemanha seguido por Flora na Grã-Bretanha.

Back to top