Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. A nossa história
  4. 1960 - 1969: Um tempo de expansão

1960 - 1969: Um tempo de expansão

A década de 60 traz otimismo e ideias novas conforme a economia mundial se expande e a economia mundial continua a aumentar.

Captain Birdseye, interpretado por John Hewer, num anúncio dos anos 60

Como resultado, a Unilever expande-se e diversifica-se através de inovação e aquisição, criando agências de publicidade, empresas de pesquisa de mercado e empresas de embalagem. Em 1968 tenta a fusão com a Allied Breweries numa proposta de aquisição verdadeiramente ambiciosa. Mas a manutenção de estabilidade de lucros é difícil conforme aumenta o fosso entre as melhores e piores operações de gestão, e são investidos fundos para manter as empresas com pouca rentabilidade.

Em meados da década de 60, uma reestruturação aumenta oportunidades para fazer com que as marcas cresçam a nível internacional. A responsabilidade e o controlo europeu pelos lucros das maiores marcas são posteriormente transferidos de empresas de operação individual para equipas centradas em categorias denominadas de Coordenações.

Destaques

1960

Todas as marcas relacionadas com lavagem são colocadas sob o controlo de uma única empresa, a Lever Brothers and Associates. A Becel, a pioneira em margarina da “saúde", é lançada depois de a comunidade médica ter pedido à Unilever para desenvolver um produto alimentício para reduzir o colesterol. Inicialmente só estava disponível em farmácias.

1961

A fábrica de gelados Good Humor é adquirida nos Estados Unidos.

1965

A Unilever cria a sua própria empresa especializada em embalagem, o Grupo 4P, tornando um prestador de serviço interno num negócio rentável. O Cif é lançado, começando em França.

1967

Captain Birds Eye/Iglo/Frudesa aparecem pela primeira vez em anúncios de TV.

1968

A Unilever tenta sem êxito a fusão com a Allied Breweries, uma das maiores empresas cervejeiras do Reino Unido.

1969

A Unilever põe no ar o primeiro anúncio de TV a cores do Reino Unido, para as ervilhas Birds Eye.

Back to top