Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. A nossa história
  4. 1990 - 1999: Reestruturação e consolidação

1990 - 1999: Reestruturação e consolidação

O novo enfoque do negócio continua com o número de categorias nas quais a Unilever compete a reduzir de 50 para apenas 13 no final da década.

Lista de preços do gelado Cornetto de 1990

Isto inclui a decisão de vender ou retirar muitas marcas e na concentração nas que têm o maior potencial.

A reestruturação cria quatro áreas de negócio principais: Limpeza da Casa, Cuidados Pessoais, Alimentação e Químicos Especializados. A nova estrutura é liderada por uma nova equipa, ExCo (o Comité Executivo) e inclui 12 grupos de negócio, cada um responsável por uma mistura de áreas de produto e geográficas.

Além disso, durante esta década a Unilever estabelece um programa de agricultura sustentável devido às crescentes pressões ambientais e preocupações do consumidor sobre a cadeia alimentar. Seguem-se em breve outras iniciativas para preservar os recursos hídricos e obter peixe de recursos pesqueiros sustentáveis.

Destaques

1992

A Unilever entra na República Checa e Hungria, e funda a UniRus na Rússia.

1993

A fábrica de gelados Breyers é adquirida nos Estados Unidos e o champô Organics é lançado pela primeira vez na Tailândia. Em 1995 a Organics é vendida em mais de 40 países.

1994

É concluída a venda da United Africa Company, a enorme empresa cervejeira e têxtil da Unilever na África Ocidental.

1995

A Unilever publica o seu Código de Princípios de Negócio.

A decisão sem precedentes é tomada para eliminar praticamente gorduras trans da produção de alimentos numa resposta rápida a novas investigações que sugerem que o seu efeito no colesterol do sangue é pelo menos tão prejudicial como o de gorduras saturadas.

1996

A Unilever assume um compromisso ambicioso de obter todo o seu peixe de recursos pesqueiros sustentáveis e começa a trabalhar com a WWF para estabelecer um programa de certificação para pesca sustentável conhecido como Marine Stewardship Council (Conselho de Proteção Marinha).

A Hindustan Lever e a Brooke Bond Lipton India fundem-se para criar a maior empresa do setor privado da Índia, e a empresa de cuidados do cabelo Helene Curtis nos Estados Unidos é adquirida.

O Unilever Nutrition Centre é criado.

O sal iodado Annapurna é lançado na Índia e começa a ter um grande impacto no tratamento da deficiência de iodo.

1997

A fábrica de gelados Kibon é adquirida no Brasil. As empresas de produtos químicos da Unilever incluindo a National Starch e Quest International são vendidas.

1999

Os acionistas autorizam um dividendo especial de 7,4 mil milhões de euros e uma consolidação de ações para reduzir o número de ações por emissão.

Back to top