Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. A nossa história
  4. 2010 - Presente: Vida sustentável

2010 - Presente: Vida sustentável

Reconhecendo que estamos num ponto de viragem na história, desenvolvemos a nossa estratégia de redução do aumento do nosso impacto ambiental, enquanto aumentamos o impacto social positivo da Unilever.

Fazer com que a vida sustentável seja algo comum

Homem deitado na relva, da campanha de lançamento de Dove Men+Care

Perante as alterações climáticas, instabilidade e ameaças ao progresso feitas ao aumentar os níveis de vida durante o século XX, a Unilever lança o Plano de Sustentabilidade da Unilever, o nosso plano para um modelo de negócio sustentável.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever estabelece centenas de metas e compromissos que abrangem três objetivos principais:

  • Iremos ajudar mais de mil milhões de pessoas a melhorarem a sua saúde e bem-estar
  • Iremos reduzir para metade o impacto ambiental do fabrico e utilização dos nossos produtos
  • Iremos melhorar as condições de vida de milhares de pessoas na nossa cadeia de fornecimento.

Depois do seu lançamento em 2010, o Plano de Sustentabilidade da Unilever é reconhecido por comentadores independentes como um dos planos de sustentabilidade mais ambicioso alguma vez criado por uma empresa internacional – e continua a evoluir, dinamizando crescimento no nosso negócio aproveitando ao mesmo tempo o nosso alcance e conhecimento para criar mudança no mundo.

Até 2014, as nossas “marcas sustentáveis" – marcas que têm um propósito sustentável e contribuem para um ou mais dos nossos objetivos do Plano Sustentável da Unilever – estão a crescer a um ritmo de duas vezes a taxa de crescimento do resto do negócio e dão um maior contributo para o crescimento geral.

Para lá da nossa empresa

O papel que uma empresa pode desempenhar na criação de um futuro mais seguro e mais justo permanece no topo da agenda mundial, destacado por eventos tais como a Conferência do Clima de Paris de 2015 e o lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A Unilever identifica três áreas onde podemos ajudar a fornecer a alteração de sistemas reais trabalhando em parceria com outros no negócio, sociedade civil, governo e ONGs: alterações climáticas e desflorestação; água, saneamento e higiene; e agricultura sustentável e segurança alimentar.

Destaques

2010

A Unilever é nomeada líder de sustentabilidade no “super setor" Alimentos e Bebidas do Dow Jones Sustainability Indices, pelo 12º ano consecutivo.

Os acionistas da Alberto Culver votam a favor da aquisição da empresa por parte da Unilever, trazendo marcas como TRESemmé, Alberto VO5, Nexxus, St Ives e Simple para o portefólio da Unilever.

2011

O nosso CEO, Paul Polman, promete o apoio da Unilever para uma mudança no setor para apoiar a agricultura sustentável no Fórum Económico Mundial em Davos.

2012

O volume de negócios da Unilever excede os 50 mil milhões de euros, com todas as regiões e categorias contribuindo para o crescimento. Temos agora 14 marcas cada uma com vendas de mais de mil milhões de euros por ano.

Continuamos a fazer bons progressos para cumprir as metas do Plano de Sustentabilidade da Unilever. Mais de um terço das matérias-primas agrícolas são de origem sustentável e mais de 50% das fábricas alcançam o objetivo de não colocarem quaisquer resíduos em aterros. Chegamos a 224 milhões de pessoas através de programas para reduzir doenças diarreicas ao lavar as mãos com sabonete, abastecer água potável, promover a saúde oral e melhorar a autoestima de jovens.

2013

A Unilever é nomeada como uma vencedora do prestigioso prémio 2013 Catalyst Award para as nossas iniciativas que expandem oportunidades para as mulheres e para o negócio. A empresa entra novamente no mercado de Myanmar com o lançamento de operações comerciais completas incluindo uma nova fábrica e uma nova sede em Yangon.

A Unilever obteve 44 prémios no 60º Festival de Criatividade Cannes Lions.

2014

Lançamos o Unilever Sustainable Living Young Entrepreneur Awards, um programa de reconhecimento internacional concebido para inspirar jovens de todo o mundo a resolverem problemas sociais, ambientais e de saúde.

Apesar de um ambiente económico difícil, a Unilever regista pelo quinto ano consecutivo um aumento do volume de negócios e lucros. Continuamos a remodelar o nosso portefólio, fazendo um número de aquisições estratégicas ao longo do ano incluindo a empresa de gelados super premium Talenti na América do Norte e a empresa de purificação de água Qinyuan na China.

A Unilever é nomeada líder do grupo de indústria de Alimentos, Bebidas e Tabaco no 2014 Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) revisto.

2015

A Unilever continua a apresentar crescimento rentável consistente em mercados voláteis fortalecendo ao mesmo tempo a sustentabilidade do nosso portefólio.

Pela 15ª vez em 16 anos, a Unilever foi nomeada líder do Grupo de Indústria de Alimentos, Bebidas e Tabaco com uma pontuação de 92 de 100. Também fomos selecionados como um componente de índice do Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) no seguimento da nossa participação na 2015 RobecoSAM Corporate Sustainability Assessment.

Em janeiro, anunciamos que alcançámos a nossa meta de enviar zero resíduos não perigosos para aterros da nossa rede completa de fábricas, enquanto em junho alcançamos uma poupança de 1 milhão de toneladas de emissões de CO2 desde 2008.

As “marcas sustentáveis" representam atualmente metade do nosso crescimento e estamos a crescer com uma rapidez duas vezes superior às nossas outras marcas. Um número crescente das nossas marcas líderes têm integrado sustentabilidade no contributo que dão ao mundo – o seu propósito – e nos seus ingredientes e ciclo de vida dos produtos.

Contribuímos para o lançamento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da ONU e juntamo-nos aos apelos para ação na Conferência de Paris Sobre as Alterações Climáticas de 2015 (COP21). Anunciamos que a Unilever será “carbono positiva" até 2030.

Em “Mobilising Collective Action: USLP Summary of Progress 2015", comunicamos que estamos no caminho certo para alcançar as nossas metas do USLP e fazemos um apelo sem precedentes para a ação coletiva para superar os maiores desafios que o mundo enfrenta.

Back to top