Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. Marcas
  3. O que contêm os nossos produtos
  4. A nossa abordagem aos ingredientes

Como selecionamos os nossos ingredientes?

A segurança do produto é a nossa principal prioridade. Os nossos produtos de limpeza da casa e de cuidados pessoais são utilizados por milhões de pessoas em todo o mundo. Os nossos consumidores confiam que lhes fornecemos produtos seguros para eles, para as suas famílias e para o ambiente.

Os padrões de qualidade dos nossos ingredientes

Unilever scientists at the Shanghai R&D centre

Os padrões de qualidade dos nossos ingredientes são determinados por três fatores: legislação e regulamentos, as nossas avaliações de segurança internas e variações nas preferências do consumidor.

No mínimo, garantimos que os nossos produtos cumprem as legislação em vigor. Em várias áreas, definimos padrões mais elevados dos que os exigidos por lei. Nesses casos, esperamos também que os nossos fornecedores e parceiros cumpram esses padrões. De modo semelhante, quando assumimos uma nova marca ou empresa, trabalhamos para garantir que satisfazem os nossos padrões assim que possível.

Aplicamos os mesmos padrões em qualquer parte do mundo onde os nossos produtos são fabricados, vendidos ou utilizados. Os nossos padrões são constantemente revistos e atualizados à luz de novas informações.

Saiba mais em 'Respostas às suas questões sobre os ingredientes'.

Segurança e experiência ambiental

A Unilever possui um Centro de Garantia de Segurança e Ambiental (SEAC - "Safety & Environmental Assurance Centre") que emprega cerca de 200 pessoas, incluindo cientistas reconhecidos como líderes no seu campo.

O objetivo nuclear da equipa do SEAC consiste em avaliar a segurança e sustentabilidade ambiental dos produtos da Unilever, para garantir que são seguros para os utilizadores, para os nossos funcionários e para o ambiente.

A importância da colaboração

Além de conduzir a nossa própria pesquisa científica pioneira, trabalhamos intimamente com as principais autoridades mundiais, incluindo reguladores, cientistas governamentais e peritos académicos. Esta colaboração garante que utilizamos sempre os avanços científicos mais recentes dentro das nossas avaliações de segurança e sustentabilidade ambiental.

As nossas avaliações de segurança e sustentabilidade

Desde a brilhante ideia inicial para um novo produto ao seu fabrico e venda, e até ao momento em que o produto é deitado fora, os nossos cientistas da SEAC estão presentes a cada passo para guiar as nossas equipas sobre segurança e sustentabilidade ambiental.

Antes de lançarmos um produto, os nossos cientistas da SEAC trabalham com equipas de todos os setores da Unilever para avaliar a segurança do produto e o impacto sobre o ambiente.

Utilizamos sistemas de avaliação de segurança e sustentabilidade reconhecidos internacionalmente que têm em conta a tecnologia do produto, os seus ingredientes e como este vai ser utilizado.

Compreender os perigos, exposição e riscos

A nossa avaliação de segurança considera dois fatores-chave - perigo e exposição - na determinação do nível de risco de um ingrediente ou de um produto.

Estamos rodeados de riscos potenciais e, por vezes, nos lugares onde menos esperamos.

Por exemplo: o cianeto é um produto químico perigoso e pode ser libertado quando ingerimos sementes de maçã.

Sabemos que o cianeto é um perigo, mas os fracos níveis libertados e a que ficamos expostos quando comemos acidentalmente sementes de maçã significa que não constitui um risco.

A avaliação de risco-exposição é particularmente relevante para a seleção de ingredientes e assegurar que são utilizados nos níveis corretos para que sejam seguros e eficazes.

Quando avaliamos a exposição a um produto, consideramos a quantidade do produto que será provavelmente utilizada de cada vez e a duração e frequência da utilização. Incluímos também a possibilidade de uma utilização acidental previsível do produto; por exemplo: utilizar gel de duche para lavar o cabelo.

Assegurando que os níveis de exposição a um produto ficam claramente abaixo dos que podem causar danos, podemos ter a certeza que os nossos produtos são seguros para quem os utilizar, para os nossos funcionários e para o ambiente.

Qualquer nova informação sobre um ingrediente que se torne disponível é avaliada. Se esta informação alterar a nossa avaliação de risco anterior, tomamos sempre medidas.

Ouvir o cliente

De vez em quando, alguns dos utilizadores dos nossos produtos dizem-nos que preferiam que fabricássemos determinados produtos sem determinados ingredientes. Todos os ingredientes em todos os nossos produtos são seguros; contudo, sempre que existir um ingrediente alternativo adequado, iremos sempre considerar a substituição.

Entre em contacto connosco em caso de quaisquer dúvidas acerca de qualquer um dos nossos ingredientes em qualquer produto.

Sabia?

Que os cientistas da SEAC abrangem o domínio da química, segurança ambiental, informática, modelagem, microbiologia, segurança do processo, segurança profissional, sustentabilidade ambiental e toxicologia.

Back to top