1. Home
  2. Marcas
  3. O que contêm os nossos produtos
  4. A nossa abordagem para ajudar pessoas com alergias

Que produtos utilizar em caso de alergia às fragâncias?

Diga-nos os ingredientes que lhe causam alergias e nós mostramos-lhe os produtos que poderão ser adequados.

A nossa abordagem para ajudar pessoas com alergias

Esta página apresenta informações sobre alergias cutâneas e como identificar os produtos que podem ser adequados para si.

Alguns ingredientes podem causar reações alérgicas num pequeno número de pessoas e esforçamo-nos por assegurar que empregamos a menor quantidade possível desses ingredientes. Alguns ingredientes são demasiado importantes para serem postos de parte devido à sua ação e às vantagens para a maioria dos consumidores.

Decidimos o que integrar nos nossos produtos com base em três aspetos: o que o público prefere, os nossos próprios controlos de qualidade e regulamentos dos países onde os nossos produtos são comercializados.

Sabemos que a informação sobre os alergénios é importante para a pequena percentagem de pessoas que podem ser sensíveis a determinados ingredientes. Por isso, apresentamos informações claras acerca do que os nossos produtos contêm.

Que produtos utilizar em caso de alergia às fragâncias?

Um pequeno número de pessoas pode tornar-se alérgico a determinados ingredientes das fragrâncias. Por conseguinte, criámos uma base de dados para ajudar as pessoas a encontrar produtos que possam ser adequados.

Se conhece quais os ingredientes das fragrâncias a que é alérgico, podemos apresentar-lhe os produtos que são adequados para si. Se sofre de alergia a mais do que um ingrediente, assegure-se de que verifica cada um deles quando procura um produto. Porque podem existir formulações diferentes de um produto à venda, assegure-se de que também lê as informações sobre os ingredientes na embalagem.

A lista de ingredientes seguinte é constituída por fragrâncias alergénicas reguladas na Europa. Incluímos os ingredientes das fragrâncias alergénicos na lista de ingredientes nos rótulos dos nossos produtos, mas agora pode utilizar a ferramenta abaixo para pesquisar os nossos produtos.

Se não tem a certeza de sofrer de uma alergia a um ingrediente da fragrância, deve aconselhar-se junto de um profissional de saúde qualificado.

Escolha uma fragrância a que seja alérgico e uma marca que deseja analisar através dos filtros apresentados acima.

No Results

Não foram encontrados resultados para a sua seleção

Tente novamente alterando as suas opções

Diga-nos os ingredientes que lhe causam alergias e nós mostramos-lhe os produtos que poderão ser adequados. Se sofre de alergia a mais do que um ingrediente, assegure-se de que verifica cada um deles quando procura um produto.

A nossa ferramenta de pesquisa inclui alergénios que são normalmente pesquisados nos exames dermatológicos aplicados nos doentes com alergias.

Tudo sobre alergias cutâneas a ingredientes nos nossos produtos de limpeza da casa e de cuidados pessoais.

O que é uma alergia?

O nosso sistema imunitário mantém-nos saudáveis combatendo qualquer elemento prejudicial que entre nos nossos corpos, como bactérias e vírus. Um alergénio é algo geralmente inofensivo a que o nosso sistema imunitário reage como se fosse uma ameaça. Normalmente haverá um certo número de exposições a esse alergénio antes que a reação tenha lugar. Mas uma vez desenvolvida a reação terá normalmente essa alergia para toda a vida.

É frequente que as reações alérgicas na pele demorem algum tempo a ocorrer - normalmente 24-48 horas após ter estado em contacto com o alergénio. Este fenómeno pode ser designado "hipersensibilidade tardia", "alergia tipo IV" ou "alergia de contacto". A maior parte desta informação refere-se a este tipo de alergia, porque a maior parte dos nossos produtos podem entrar em contacto com a sua pele de alguma forma

Como é que me tornei alérgico a algo?

Existem duas fases:

  • Primeiro, o corpo reconhece um alergénio e fica sensibilizado ao mesmo. Nesta altura não existem sintomas óbvios, mas a alteração no seu sistema imunitário é permanente.
  • Se uma quantidade suficiente do alergénio entrar em contacto com a sua pele de novo, começa então a ver os sintomas de uma reação alérgica.

Quais são os sintomas de uma reação alérgica?

As reações alérgicas surgem normalmente 24-48 horas após entrar em contacto com um alergénio. Pode observar vermelhidão ou uma erupção cutânea, inchaço, bolhas, supuração, formação de crostas e prurido. Caso sofra de alergia a um ingrediente, pode sofrer também de alergia a ingredientes similares. Um dermatologista pode indicar-lhe quais os outros ingredientes, caso haja, que poderá ter de evitar.

Não confunda irritação cutânea com uma reação alérgica

Sintomas como a vermelhidão nem sempre se devem a uma alergia. Se a sua pele está irritada, pode ter todo o aspeto de uma reação alérgica. É frequente ter de falar com um dermatologista para ter um diagnóstico preciso. Com a pele irritada, irá observar uma vermelhidão e erupção cutânea, inchaço e prurido similares. Pode também ter uma sensação de aperto, dor, formigueiro ou queimadura. Todos estes sintomas surgem normalmente no espaço de algumas horas após o que quer que os tenha causado. Depois a sua pele pode secar e apresentar fissuras.

Mas existe uma grande diferença entre as irritações cutâneas e as reações alérgicas - os efeitos da irritação cutânea nem sempre ocorrem de novo, mesmo se utilizar o mesmo produto no mesmo ponto da pele. Mas assim que se tornar alérgico a um ingrediente, uma quantidade suficientemente elevada deste irá sempre fazer com que o sistema imunitário reaja da mesma maneira.

Que ingredientes provocam reações alérgicas?

Deparamo-nos com uma grande variedade de alergénios no dia-a-dia. Alergénios vegetais como Hera Venenosa (Toxicodendron radicans) e metais como crómio e níquel são bons exemplos - um estudo recente revelou que aproximadamente 14% dos europeus sofre de alergia de contacto com o níquel.

O mesmo estudo revelou que menos de 2% dos europeus são alérgicos aos ingredientes que se podem encontrar nas fragrâncias. Do mesmo modo, um pequeno número de pessoas é alérgico aos conservantes e ingredientes de tintas para o cabelo.

Utilize o filtro apresentado acima para ver os produtos que são mais adequados para si.

O que devo fazer se penso ter uma alergia cutânea?

Se reconhecer os sintomas que indicámos acima e pensa que pode ter uma alergia cutânea, fale com o seu médico ou com um dermatologista. É boa ideia elaborar uma lista de todos os produtos que utilizou pouco antes de se manifestar a reação alérgica. Se puder, leve os produtos e embalagens consigo para que o seu médico possa consultar os ingredientes.

Um dermatologista irá executar alguns exames para verificar a causa da reação. Irão examiná-lo e interrogá-lo sobre os seus sintomas e quando ocorreram. Podem também prescrever um teste com adesivo, com os produtos que utilizou ou os ingredientes específicos neles contidos.

Podemos ajudá-lo e ao seu médico a identificar o alergénio. Além de lhe fornecer informações acerca do que os nossos produtos contêm, teremos todo o prazer em enviar amostras que o seu médico possa utilizar nos testes com adesivos - basta solicitar através da nossa linha de atendimento.

http://www.bad.org.uk/shared/get-file.ashx?id=113&itemtype=document

As fragrâncias causam alergias?

"Existe um pequeno número de ingredientes fragrantes que foi identificado como potencialmente capaz de provocar alergias cutâneas.

A International Fragrance Association regula a forma de utilização desses ingredientes. Na Unilever, tentamos reduzi-los ao máximo e utilizamos um nível inferior aos padrões do setor. Na Europa, respeitamos o Regulamento de Cosmética da União Europeia (EU Cosmetic Regulation), que apresenta uma lista de 26 ingredientes de fragrância que são considerados alergénicos, tendo todos estes de ser obrigatoriamente indicados na lista de ingredientes, no rótulo ou na embalagem de um produto. Oferecemos também uma base de dados pesquisável, que ajuda quem quer que sofra de alergias a um dos ingredientes a pesquisar os produtos que lhe possam ser adequados."

E os conservantes?

Os conservantes são importantes, pois asseguram que os nossos produtos são seguros para serem utilizados até ao final do prazo de validade, prevenindo o desenvolvimento de bactérias e bolores. Utilizamos conservantes apenas quando são absolutamente necessários e sempre numa quantidade tão reduzida quanto possível. Mas, uma vez mais, poucas pessoas serão alérgicas a alguns destes ingredientes.

Como verifico se sofro de alergia a uma tinta para o cabelo?

Um pequeno número de pessoas é alérgico às tintas para o cabelo. Em casos raros, é possível que acabem por precisar de tratamento médico sério após uma reação. Portanto, é importante fazer um teste da tinta 48 horas antes de proceder à coloração do seu cabelo em casa ou no cabeleireiro, mesmo que já tenha utilizado o mesmo tom várias vezes no passado. Basta aplicar na sua pele e aguardar para ver se desenvolve alguma reação.

Exoneração de responsabilidade médica

A totalidade dos conteúdos encontrados neste site (incluindo texto, imagens ou outros formatos) foi criada exclusivamente com fins informativos. O Conteúdo não se destina a ser um substituto de aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Aconselhe-se sempre junto do seu médico ou outro profissional de saúde qualificado relativamente a quaisquer questões que possa ter sobre uma condição médica. Nunca ignore os conselhos médicos de um profissional e nem adie a obtenção destes devido a algo que tenha lido neste Site.

Back to top