Sais de alumínio

Os sais de alumínio têm sido utilizados há mais de um século como ingrediente ativo dos antitranspirantes, no controlo do suor e odor corporal associado. Efetivamente, a utilização tradicional do alumínio no combate ao odor corporal tem várias centenas de anos em regiões como a Europa, México, Tailândia e Ásia. Hoje em dia, os sais de alumínio ajudam milhões de pessoas em todo o mundo a sentir-se frescas e livres de odores, sentindo-se mais autoconfiantes.

Applying Sure deodorant in a bathroom

"NÃO EXISTEM PROVAS PLAUSÍVEIS DE QUE O USO DE COSMÉTICOS E PRODUTOS DE TRATAMENTO PARA A PELE CONTENDO ALUMÍNIO POSSAM AUMENTAR O RISCO DE CANCRO OU DA DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE PARKINSON E OUTRAS DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS."

Comité Científico Independente da Segurança dos Consumidores (SCCS) da Comissão Europeia

""OS ESTUDOS NÃO CONSEGUIRAM CONFIRMAR QUE O ALUMÍNIO TIVESSE QUALQUER PAPEL NA ORIGEM DA DOENÇA DE ALZHEIMER. ATUALMENTE, QUASE TODOS OS CIENTISTAS SE CONCENTRAM EM OUTRAS ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO E POUCOS ESPECIALISTAS ACREDITAM QUE AS FONTES DE ALUMÍNIO DO NOSSO QUOTIDIANO CONSTITUAM ALGUM RISCO."

Associação de Doentes de Alzheimer, EUA

Os produtos antitranspirantes contendo sais de alumínio são eficazes, detalhadamente avaliados e seguros numa utilização regular. Esta perspetiva é suportada pelos cientistas da Unilever especializados em segurança e por vários especialistas em cancro, instituições de beneficência na área da saúde e autoridades de saúde.

Respostas às suas dúvidas:

O que são os sais de alumínio?

Os sais de alumínio são derivados do alumínio, um elemento comum na Terra. O alumínio ocorre naturalmente no solo e água e encontra-se em muitos alimentos.

Porque são utilizados os sais de alumínio nos antitranspirantes?

Os sais de alumínio são um ingrediente ativo dos antitranspirantes no controlo do suor e odor corporal associado. Quando é aplicado um antitranspirante os sais dissolvem-se no suor ou humidade na axila. A substância dissolvida forma um gel que cria um 'tampão' temporário na glândula sudorípara, reduzindo a quantidade de suor que consegue chegar à superfície da pele. Os sais de alumínio são também agentes antimicrobianos naturais, de forma que controlam as bactérias na pele, reduzindo odores desagradáveis.

Qual é a diferença entre um antitranspirante e um desodorizante?

Os antitranspirantes funcionam de duas formas: impedindo que o suor alcance a superfície da pele e controlando as bactérias que provocam odor corporal. Os desodorizantes não afetam o fluxo de suor, simplesmente evitam o odor corporal.

Os sais de alumínio são seguros?

Os antitranspirantes têm sido utilizados há mais de meio século e são eficazes, detalhadamente avaliados e seguros numa utilização regular. A segurança constitui uma prioridade na Unilever e todos os nossos produtos são rigorosamente avaliados antes de serem disponibilizados no mercado. Também analisamos todas as novas pesquisas e ajudamos a financiar estudos para fornecer garantias adicionais.

A utilização de um antitranspirante aumenta as probabilidades de sofrer de cancro da mama ou da doença de Alzheimer?

Vários estudos de investigação têm procurado a ligação entre o alumínio nos antitranspirantes e cancro da mama ou doença de Alzheimer. No entanto, oncologistas, instituições de beneficência e autoridades de saúde, incluindo a Autoridade da Segurança Alimentar e Farmacêutica dos Estados Unidos e o Comité Científico Europeu da Segurança dos Consumidores, afirmam que não há provas científicas convincentes do aumento do risco de cancro da mama ou doença de Alzheimer com o uso de antitranspirantes.

Os antitranspirantes impedem a libertação de toxinas prejudiciais ao bloquear as glândulas sudoríparas?

Não. O corpo excreta cerca de 95% das toxinas através do fígado e rins. O corpo sua para controlar a temperatura e não para remover toxinas. A maioria das 2-5 milhões de glândulas sudoríparas não se encontram nas nossas axilas e portanto não são afetadas pelos antitranspirantes. Apenas 1% do suor corporal é produzido na axila. Apenas estamos mais conscientes deste porque não evapora tão facilmente quanto nas outras partes do corpo.

Existem alternativas aos produtos antitranspirantes com sais de alumínio?

Pode-se optar por usar os nossos desodorizantes para controlar o odor corporal e sentir-se fresco. Estes produtos diferem dos antitranspirantes na medida em que ajudam a controlar as bactérias que causam odor corporal, mas não contêm sais de alumínio para reduzir o fluxo de suor.

Como posso distinguir os produtos da Unilever que contêm sais de alumínio?

A forma mais comum de uso de sais de alumínio é o hidrato de cloro-alumínio. Os sais de alumínio utilizados nos nossos produtos antitranspirantes estão incluídos na lista de ingredientes na embalagem do produto.

Back to top