Toggle Pesquisar

Fluoretos

Dentes e gengivas fortes e saudáveis são essenciais para a saúde e bem-estar. Escovar regularmente os dentes com pasta dentífrica com flúor ajuda a prevenir cáries e melhora a higiene oral.

Brushing teeth

Os fluoretos ocorrem naturalmente em quantidades variáveis na água em todo o mundo. Encontram-se também presentes em alimentos como o chá e o peixe. Na pasta de dentes funcionam como um agente de reforço do esmalte dentário contra a agressão ácida.

Os fluoretos têm sido adicionados por rotina à pasta de dentes há mais de um século e milhões de pessoas utilizam-nas em segurança todos os dias.

Em muitos países o flúor é adicionado à água da torneira para melhorar a higiene dentária geral. A FDI World Dental Federation diz que mais de 350 milhões de indivíduos em 30 países beneficiam da fluoretação da água.

Respostas às suas dúvidas:

Porque é que a Unilever utiliza fluoretos na pasta de dentes?

Os fluoretos na pasta de dentes proporcionam uma forma segura, económica e fácil de proteger os dentes contra as cáries. Um dos nossos compromissos do Plano de Sustentabilidade consiste em contribuir para melhorar a saúde oral das pessoas em todo o mundo e temos uma parceria duradoura com a FDI World Dental Federation no sentido de promover a importância de escovar os dentes duas vezes por dia com pasta de dentes fluoretada.

Fluoretos em excesso danificam os dentes?

As crianças que consomem quantidades excessivas de flúor numa idade precoce, enquanto os dentes se estão a formar, podem desenvolver manchas nos dentes, conhecidas como fluorose dentária. No entanto, este fenómeno ocorre normalmente com níveis muito elevados de fluoretos naturais na água canalizada.

Como normalmente não se engole a pasta de dentes, o risco de fluorose dentária é baixo. No entanto, os pais devem vigiar as crianças pequenas enquanto escovam os dentes para evitar que engulam a pasta. Em geral, os efeitos da fluorose dentária são cosméticos e não prejudicam a saúde.

Excesso de fluoretos provoca problemas de saúde?

Os problemas de saúde relacionados com os fluoretos estão associados ao uso na água bebida e não na pasta de dentes. Quando são ingeridos, os fluoretos passam através do sistema digestivo para a corrente sanguínea e tendem a acumular em áreas do corpo com elevado teor de cálcio, tais como os ossos ou dentes.

A Environmental Protection Agency norte-americana definiu uma quantidade máxima de fluoretos admissível na água para beber de 4 mg por litro. A exposição a longo prazo a níveis superiores a este pode provocar uma condição chamada fluorose óssea (ou osteofluorose), que pode eventualmente conduzir a rigidez das articulações e dor, ossos fracos e fraturas em pessoas idosas. Estudos científicos não encontraram qualquer ligação entre os fluoretos e o cancro.

Que produtos da Unilever contêm fluoretos?

Todas as nossas marcas de pasta de dentes, incluindo Signal, Pepsodent, Mentadent, Aim, Zendium e Zhong Hua, contêm fluoretos. Surgem como fluoreto de sódio ou monofluorofosfato de sódio na lista de ingredientes, na embalagem.

Sabia?

Escovar os dentes duas vezes ao dia com pasta de dentes com fluor pode reduzir as cáries dentárias nas crianças em até 50%, quando comparado com escovar uma vez ao dia.

Back to top