Toggle Pesquisar

Fragrâncias

As fragrâncias podem despertar em nós toda uma série de emoções. O cheiro familiar e acolhedor dos nossos lares deriva em parte dos produtos de limpeza e cosméticos que utilizamos.

Woman smelling fragrances

Muitos apreciam o uso de produtos aromáticos. Para criar estes produtos utilizamos apenas ingredientes da melhor qualidade, que satisfazem as normas globais definidas pela Associação Internacional de Pesquisa de Fragrâncias (IFRA - International Fragrance Research Association). Além disso, aplicamos as nossas rigorosas normas internas para garantir que todos os ingredientes são seguros. Muitas vezes somos mais exigentes que os regulamentos e, nesses casos, exigimos que os nossos parceiros e fornecedores cumpram essas normas mais rigorosas.

As preferências em termos de aroma variam pelo mundo todo e a criação de produtos aromáticos que as pessoas apreciem é tanto uma arte quanto uma ciência. As nossas equipas trabalham em estreita parceria com as principais casas de fragrâncias no desenvolvimento de fragrâncias com aromas fantásticos para utilizar nos nossos produtos.

A nossa perspetiva sobre alguns ingredientes específicos das fragrâncias

  • O almíscar proporciona notas aromáticas duradouras. Os almíscares sintéticos, tais como os almíscares nitrados e os almíscares policíclicos (PCM) foram desenvolvidos como alternativas éticas aos almíscares animais. Parámos com a utilização de almíscares nitrados sintéticos porque podem acumular-se no ambiente. Sempre que possível utilizamos como alternativa os almíscares policíclicos, que podem proporcionar notas aromáticas duradouras similares.
  • Não utilizamos dietilftalato (ftalato de dietilo), que é um solvente utilizado para misturar fragrâncias. Utilizamos, pelo contrário, outras abordagens para incorporar fragrâncias.
  • O liral é um ingrediente aromático comum com notas florais. Com os novos indícios de um nível crescente de alergias, parámos a utilização do liral nas novas formulações aromáticas e estamos a trabalhar para remover este composto das formulações aromáticas já existentes até meados de 2017.

Perspetiva sobre alguns ingredientes específicos

Que quantidade de fragrância é utilizada pela Unilever nos seus produtos?

Podem ser necessárias dúzias de ingredientes para criar uma fragrância individual para um desodorizante ou um champô. Mas os nossos produtos utilizam apenas uma pequena quantidade de fragrância em comparação com os níveis de um perfume de qualidade. As concentrações da fragrância nos produtos da Unilever variam tipicamente entre 0,2% e 1,5%, o que é similar ao teor médio de óleos essenciais em muitos produtos naturais, tais como a alfazema e a casca de laranja.

Estamos a desenvolver tecnologias que nos ajudam a conseguir mais com menos. Por exemplo, introduzimos uma técnica chamada 'encapsulamento', que retém a fragrância no produto até este ser utilizado, altura é que é libertado por um ativador – como a humidade, luz do dia, calor ou fricção. Quer dizer que quando tira uma camisa do armário esta ainda cheira a fresco e a lavado, ainda que tenha sido lavada várias semanas antes.

A Unilever fabrica produtos sem perfume ou isentos de fragrâncias?

Há quem goste de usar produtos sem perfume ou isentos de fragrâncias, seja porque os preferem ou porque um membro da família pode ser alérgico a determinados ingredientes aromáticos. Assim, preparámos uma gama de produtos 'delicados' ou isentos de fragrâncias. Todas as nossas fragrâncias são formuladas com cuidado e asseguramos que os ingredientes aromáticos que são conhecidos por causarem alergias são cuidadosamente controlados. Se desejar saber mais informações acerca dos ingredientes em qualquer produto da Unilever, entre em contacto com a nossa linha de apoio ao consumidor.

Back to top