Saltar para conteúdo

Unilever Portugal Mudar localização


A purple background with a line-drawn rabbit and mouse in white.

Como ajudar a salvar os produtos cosméticos que não testam em animais na Europa

A proibição na Europa dos testes em animais nos produtos cosméticos está em risco. Porém, a Dove e The Body Shop juntaram-se aos maiores grupos de proteção animal do mundo para a defender. Se é cidadão da UE, pode ajudar.

Na Unilever, nós acreditamos em usar a ciência, e não os animais, para avaliar a segurança de produtos e ingredientes, pelo que estamos a trabalhar com parceiros de forma a pôr fim aos testes em animais nos produtos cosméticos em todo mundo. Hoje temos o orgulho de anunciar que a nossa maior marca de produtos de beleza, a Dove, celebrou uma parceria com The Body Shop e com os principais grupos de proteção animal, para fazer frente a novas propostas capazes de acabar com produtos cosméticos que não testam em animais na Europa.

A Dove, The Body Shop, People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), Cruelty Free Europe, Humane Society International (HSI), Eurogroup for Animals e a European Coalition to End Animal Experiments (ECEAE) estão conjuntamente a pedir aos cidadãos de UE que peçam à Comissão Europeia para manter a sua proibição de longa data dos testes em animais nos produtos cosméticos. A proibição está sob ameaça devido a pedidos feitos pela European Chemicals Agency (ECHA) para realizar testes em animais em aproximadamente 150 ingredientes, usados numa vasta gama de produtos para consumidores, que foram produzidos em segurança durante vários anos.

Dove e The Body Shop estão a apoiar os grupos de proteção animal ao lançar uma European Citizens’ Initiative (Iniciativa de Cidadania Europeia, ou ECI) – um mecanismo para os cidadãos da UE transformarem as políticas ao apelarem à Comissão Europeia para que sejam feitas novas propostas de lei.

São necessárias 1 milhão de assinaturas de cidadãos da UE para que a Comissão Europeia tome medidas no sentido de salvaguardar a proibição – portanto, se for elegível, por favor visite a ligação no fundo desta página para dar o seu apoio.

Usar a ciência, e não os animais

Os testes em animais nos produtos cosméticos foram proibidos na Europa desde 2004, após décadas de campanhas feitas por consumidores, empresas e organizações de proteção animal. Em 2009, foram proibidos testes em animais em ingredientes de produtos cosméticos na UE. Em 2013 a UE proibiu a venda de produtos cosméticos que foram testados em animais.

Até agora, a abordagem da UE tem sido vista como uma referência para políticas progressivas em resposta às exigências dos consumidores e das pressões políticas, levando à criação de legislação semelhante em muitos países. No entanto, as recentes exigências de testar em animais por parte da ECHA ameaçam esta proibição, assim como o progresso que o mundo tem feito a nível de uma proibição global de testes em animais nos produtos cosméticos. Muitos milhares de animais poderão ficar sujeitos a testes cruéis e desnecessários.

Isto apesar da ciência e tecnologia modernas serem capazes de proporcionar alternativas seguras aos testes em animais. Os cientistas em segurança têm desenvolvido e usado métodos sem recurso a animais durante décadas.

Pode ler mais sobre o nosso trabalho nesta área, assim como detalhes adicionais sobre as propostas da ECHA, nesta entrevista com Julia Fentem, Chefe de Segurança e do Centro de Garantia Ambiental da Unilever, que é uma defensora dedicada do uso dos mais recentes avanços na ciência da segurança para melhor proteger as pessoas e o nosso planeta.

Um milhão de vozes pela mudança

Estamos com a Dove e com os seus parceiros. Está na altura de proteger a proibição e de salvar inúmeros animais de serem desnecessariamente prejudicados. Pode ajudar da seguinte maneira.

A Dove, The Body Shop e mais de 100 organizações de proteção animal pretendem obter 1 milhão de assinaturas mais rapidamente do que qualquer outra ECI na história, enviando a mensagem clara de que consumidores pela Europa fora não aceitarão promessas quebradas nem regulamentos que implicam o sofrimento e a morte de animais a favor de produtos cosméticos.

A ECI apela à Comissão Europeia para salvaguardar a regulação existente sobre os testes em animais nos produtos cosméticos e para se comprometer a estabelecer um cronograma para eliminar, faseadamente, experimentação os testes em animais na UE.

"Não há lugar para os testes em animais nos produtos de beleza"

De acordo com alguns inquéritos¹, três quartos dos adultos em estados membros da UE concordam que os testes em animais nos produtos cosméticos e os seus respetivos ingredientes é inaceitável em todas as circunstâncias, e 70% apoiam um plano para eliminar, faseadamente, todos os testes em animais.

"Na Dove, somos dedicadamente contra a crueldade animal. Nós acreditamos fortemente que a realização de testes em animais é desnecessária nos produtos de beleza ou para os seus ingredientes, e há muitos anos que abrimos caminho a alternativas humanas para avaliar a segurança de produtos e ingredientes", diz Firdaous El Honsali, Diretora Sénior de Comunicações Globais e Sustentabilidade na Dove.

"Este compromisso obriga-nos a tomar medidas urgentes para proteger a proibição contra os testes em animais na UE. Juntamente com os nossos parceiros, encorajamos tanto os nossos pares na indústria de beleza como o público em geral a levantarem a sua voz na luta contra os testes em animais, de uma vez por todas, na UE - ao assinarem esta Iniciativa de Cidadania Europeia."

Christopher Davis, CSR Global e Diretor de Ativismo em The Body Shop International, acrescenta: "O nosso trabalho, assim como o dos nossos parceiros de campanha na Cruelty Free International, foi o que conduziu à proibição original na União Europeia em 2013. Hoje, apelamos à UE – o maior mercado de produtos cosméticos do mundo – para manter a inovadora promessa que fez no passado. Estamos orgulhosos de colaborar com a Dove e falar a uma só voz, juntamente com todos aqueles que trabalham para pôr fim aos testes em animais nos produtos cosméticos em todo o mundo, em defesa desta Iniciativa de Cidadania Europeia."

[1]https://comresglobal.com/polls/cruelty-free-europe-animal-testing-in-the-eu/ Uma pesquisa feita por toda a Europa com o público para avaliar a perceção das pessoas sobre os testes em animais na UE.