Saltar para conteúdo

Por detrás da marca: Knorr - o sabor global com toque local

Publicado:

Desde os caldos em cubos aos produtos de origem vegetal com sabor a carne, o sabor foi sempre o ingrediente mágico nas criações culinárias da Knorr. Vamos conhecer melhor esta história de sucesso com 185 anos.

A woman opening a jar of chicken bouillon in a light-filled kitchen

Como começou

Black and white image of oxen- and horse-drawn carts filled with Knorr products outside Heilbronn factory in the 19th century

A história de sucesso da Knorr começou com um almoço.

Por outras palavras, começou devido à procura de um aperitivo, de refeições rápidas e nutritivas para os trabalhadores da fábrica de Carl Heinrich Knorr em Heilbronn, na Alemanha, comerem ao almoço, fábrica essa que, em 1838, dedicava-se ao fornecimento de chicória para o mercado do café.

Ao identificar esta lacuna no mercado, Carl Heinrich Knorr começou a fazer experiências com vegetais secos e especiarias para preservar o seu teor nutricional e sabor.

Em 1873, Knorr estava preparado para partilhar as suas inovações culinárias com o mundo e as primeiras sopas instantâneas da Knorr começaram a ser vendidas em toda a Europa continental.

Era o início de uma história de sucesso que iria ver a marca a expandir-se rapidamente, com uma gama de comidas pré-feitas apresentada em 1885, seguida dos molhos em 1908.

Depois, em 1912, foi lançado o caldo em cubos. Foi um momento marcante, pois este pequeno cubo de sabor iria rapidamente tornar-se no produto de referência da marca e um best-seller durante décadas.

Como está na atualidade

A line of bouillon sachets and jars of bouillon made for the Mexican market

Atualmente, a Knorr é a quinta maior marca de bens de consumo embalados, gozando de um crescimento homólogo desde 2020 graças à sua área de retalho, que é responsável por 70% do negócio, e a uma gama profissional de produtos que apoia a unidade de negócio alimentar da Unilever, a Unilever Food Solutions (UFS).

Os caldos em cubos são, sem dúvida, os principais responsáveis por este crescimento. Com 600 caldos vendidos por minuto, não é surpresa que se tenham tornando essenciais nas cozinhas particulares e profissionais de todo o mundo.

Mas não estão sozinhos. Estima-se que um produto Knorr, da extensa gama da marca, é escolhido 3 mil milhões de vezes num ano.

Atualmente disponível em 95 países em todo o mundo, os principais mercados da Knorr são: EUA, Alemanha, México, Indonésia, Filipinas, Canadá, França, África do Sul, Polónia, Paquistão, Tailândia e China.

Líder na maior parte destes mercados, a chave para o sucesso internacional da Knorr reside na sua abordagem híbrida “glocal” (global/local), que tira partido das tecnologias alimentares globais da marca para criar produtos personalizados que satisfaçam os sabores regionais e locais.

Os caldos em cubos são um bom exemplo disso. Para além do seu caldo de galinha original, a Knorr conta, atualmente, com mais de 180 receitas de caldo de galinha alternativas no mercado, cada uma feita à medida para satisfazer as preferências de paladar específicas da região.

No México, por exemplo, os caldos de galinha são aprimorados com ervas e especiarias que são usadas, especialmente, na cozinha latino-americana. Entre elas, encontramos variantes de caldos de galinha e chipotle, bem como de galinha e coentros.

A marca utiliza uma abordagem “glocal” semelhante para servir bases de consumo com requisitos alimentares específicos. Nos Países Baixos, por exemplo, a Knorr lançou uma gama de sopas tradicionais e com certificação Halal, como Chorba e Harira, de forma a servir melhor a significativa comunidade muçulmana do país.

Mas não é só a geografia que determina as preferências de sabor. As diferenças geracionais também desempenham um papel, sendo, por isso, que, por exemplo, os lançamentos e as promoções de produtos recentes se focam em satisfazer as necessidades dos consumidores mais jovens.

Na Índia, por exemplo, a K-Pots, uma gama de refeições ligeiras com sabores asiáticos, foi lançada para satisfazer um apetite cada vez maior entre os consumidores jovens por opções de snacks práticos.

Entretanto, na Alemanha, a premiada campanha da Knorr Eat Your Veggies, cujo foco era incentivar os mais jovens a comer mais refeições à base de vegetais, aproveitou o poder influenciador de sete criadores do TikTok que transformaram as instruções para fazer variantes da receita Knorr Fix sem carne em músicas.

O propósito que alimenta

A combine harvester harvesting in a field

Tornar a comida acessível para todos esteve sempre no centro das operações da Knorr. E, graças ao seu enorme alcance global e compromisso com o sabor, a marca está numa excelente posição para promover uma alimentação saudável e sustentável através de formas que sejam fáceis, baratas e, talvez o aspeto mais importante, que sejam apetitosas para todos.

Na Knorr, acreditamos que uma boa comida pode ser fácil de fazer, ser saudável e deliciosa. Estamos a aproveitar o poder dos influencers e da cultura popular para tornarmos o que fazemos de bom irresistível.

Frank Haresnape, Global Vice President da Knorr

“O interesse e os desejos não deveriam dominar as opções menos boas. Estamos a aproveitar o poder dos influencers e da cultura popular para tornarmos o que fazemos de bom irresistível.

“Na Knorr, acreditamos que uma boa comida pode ser fácil de fazer, ser saudável e deliciosa,” afirma Frank Haresnape, Global Vice President da Knorr.

Para isso, a Knorr está a inspirar milhões de pessoas a cozinhar refeições mais saudáveis em casa não só através dos seus produtos, mas também graças às receitas nas embalagens, às promoções em loja e às iniciativas e programas de nutrição no terreno a nível global e local.

Conheça alguns dos exemplos:

1. Promover uma alimentação à base de vegetais

Muitas das campanhas da Knorr defendem refeições à base de vegetais, ajudando a fazer a transição entre a carne e os vegetais o mais simples possível.

Na França e na Bélgica, por exemplo, a marca lançou recentemente uma nova gama de temperos especificamente criada para melhorar o sabor e a textura dos vegetais cozinhados no forno.

A marca está igualmente a apoiar uma alimentação à base de vegetais através de plataformas de receitas online que oferecem uma grande variedade de refeições de inspiração vegan e vegetariana e da substituição de ingredientes de origem animal por alternativas à base de vegetais em receitas sempre que possível.

2. Estabelecer uma cadeia de abastecimento sustentável

Ao longo de dez anos, a Knorr tem vindo a trabalhar com fornecedores e agricultores para incentivá-los e apoiá-los a cultivar ingredientes essenciais utilizando o Código de Agricultura Sustentável da Unilever.

Hoje, 95% dos vegetais e ervas são obtidos de forma sustentável, e a Knorr está a receber, cada vez mais, ingredientes que são cultivados segundo os princípios de agricultura regenerativa.

3. Apoiar uma boa alimentação

O compromisso da Knorr em apoiar uma alimentação saudável está igualmente refletido nos inúmeros projetos que visam tratar de problemas alimentares específicos. Isto inclui:

A pink packet of Knorr noodles fortified with iron for the Pakistan market

Fortalecimento

Durante anos, a Knorr tem vindo a reforçar os seus produtos para ajudar a combater a subnutrição. Até ao final de 2022, a Knorr forneceu 131 mil milhões de porções reforçadas com, pelo menos, um dos micronutrientes essenciais (vitamina A, vitamina D, iodo e zinco) em 75 países.

No Paquistão, por exemplo, mais de 50% das crianças com menos de cinco anos e raparigas adolescentes sofrem de anemia (inquérito nacional sobre nutrição de 2018, no Paquistão).

O Knorr Iron + Masala Noodles, reforçado com 15% da dose diária recomendada de ferro, bem como com fibra adicional, está a resolver este problema ao oferecer aos consumidores uma forma simples de obterem uma refeição nutritiva a um preço bastante acessível. Ao fazer isto, a marca está a disponibilizar refeições saborosas e nutritivas a quem mais precisa, especialmente nas zonas rurais do país.

Diversificar dietas

Estudos demostraram que uma dieta variada que inclua pratos à base de vegetais é a melhor forma de garantir uma boa alimentação. Para esse efeito, a Knorr tem vindo a trabalhar com comunidades de todo o mundo para encontrar formas fáceis e acessíveis de se colocarem alimentos saudáveis na mesa.

Na Indonésia, o programa de educação Nutrimenu da Royco (a marca Knorr neste país asiático) foi lançado em 2019 para ajudar as famílias a adotarem hábitos alimentares saudáveis através da diversificação das suas dietas.

No final de 2022, a campanha “What’s on my Plate” ajudou as pessoas a prepararem 100 milhões de pratos mais nutritivos através de atividades educativas e digitais no terreno por toda a Indonésia.

Novas ideias

  1. Produto: caldo sem sal

    Image of box of zero-salt veggie bouillon cubes

    Como parte do compromisso Future Foods da Unilever, a Knorr está atualmente a reduzir o teor de sal dos seus produtos. O desafio com os caldos em cubos é que o sal não só intensifica o seu sabor, como também confere a estrutura aos cubos.

    Contudo, em 2021, a equipa de I&D da Knorr resolveu o problema: criou um caldo em cubos alternativo sem sal graças a uma mistura exclusiva de vegetais, ervas e especiarias que foram utilizados para ajudar a criar um sabor de umami rico.

  2. Campanha: Eat for Good

    Image of chopsticks lifting noodles out of a bowl with an insect sitting on the food

    Em 19 de fevereiro de 2021, a Knorr lançou o World Eat for Good Day como uma forma de inspirar as pessoas a aumentarem o valor nutricional das suas refeições, reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto ambiental da comida que colocam nos seus pratos.

    No âmbito dos eventos deste ano, a campanha da marca Dare to Try desafiou 11 influencers para um jogo de verdade ou consequência, durante o qual descobriram a verdade sobre a alimentação saudável e foram incentivados a experimentar comidas alternativas, como insetos ricos em proteínas.

    A campanha chegou a 358 milhões de pessoas no seu auge, teve o equivalente a dez anos de visualizações de conteúdos e mais de 7,9 mil milhões de visualizações no TikTok. A campanha foi igualmente nomeada para o Cannes Lions Creativity Award.

  3. Embalagens: Embalagens mais ecológicas

    Em 2021, as embalagens da Knorr sofreram uma mudança que reflete melhor os valores e compromissos da marca para o século XXI.

    O novo visual é inabalavelmente verde: uma cor que reflete não só o compromisso da marca com a alimentação saudável e a produção de comida sustentável, como também a sua paixão pela frescura e sabor naturais.

Pode ter interesse em saber...

O logótipo da Knorr é baseado na assinatura de Carl Heinrich Knorr.

Anúncios emblemáticos

Voltar ao topo