A introdução, na América do Norte, dos nossos novos frascos e garrafas top down Hellmann’s de plástico reciclado e reciclável, constitui outro marco importante na trajetória da marca rumo à abolição do uso de plástico virgem, na sequência do seu lançamento inicial no México, no passado mês de setembro.

A Hellmann’s torna-se a primeira marca de molhos nos Estados Unidos a efetuar a mudança para frascos e garrafas top down 100% recicladas, e iremos também liderar as alterações no setor no Canadá sendo os primeiros a efetuar a transição para embalagens em material reciclado pós-consumo.

Estas medidas irão reduzir a nossa utilização de plástico virgem em cerca de 13,000 toneladas anuais nos Estados Unidos e 1,000 toneladas anuais no Canadá. É o equivalente ao peso de 60 Estátuas da Liberdade.

Até ao final deste ano, o nosso objetivo é que todos os frascos e garrafas top down plásticas de maionese Hellmann’s – a nível global – sejam fabricados utilizando plástico 100% reciclado e sejam recicláveis.

A mudança reforça o compromisso alargado da nossa empresa para garantir que 100% das nossas embalagens plásticas serão totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

Irá também ajudar-nos a alcançar as novas metas para 2025 que definimos em outubro – reduzir para metade o uso de plástico virgem nas nossas embalagens, e recolher e processar mais embalagens plásticas do que aquelas que vendemos.

Ajudar os consumidores a fazerem a sua parte

Por todo o mundo, está provado que a sustentabilidade não é uma questão menor, nem limitada a um único conjunto de pessoas como os ‘millenials’ ou os consumidores ‘ecológicos’.

Um estudo conduzido pela Kantar Worldpanel revelou que 78% das pessoas sentem-se em geral melhor consigo próprias após adquirirem produtos que reconhecem como sustentáveis ou mais amigos do ambiente.

E a responsabilidade para solucionar a questão está claramente do lado das empresas e marcas que os produzem. As conclusões de um outro estudo conduzido pela Kantar Worldpanel revelam que quase metade (48%) dos consumidores em todo o mundo esperam que os fabricantes assumam a liderança na questão dos resíduos de embalagens plásticas.

De acordo com Benjamin Crook, Senior Marketing Director da Hellmann’s na América do Norte: “A alteração para plástico reciclado tem um impacto positivo no ambiente através da redução do número de embalagens enviadas para aterro e da diminuição das emissões de gases com efeito de estufa. Na Hellmann’s lutamos pela sustentabilidade em tudo aquilo que fazemos, incluindo ajudar os consumidores a tomar decisões responsáveis enquanto continuam a desfrutar os produtos que adoram.”

Resolver um problema complicado

Num mundo ideal, alteraríamos imediatamente todas as nossas embalagens plásticas para que fossem totalmente recicláveis e 100% compostas por materiais reciclados. Mas por diversas razões, isso é mais complicado do que parece.

Em primeiro lugar, atualmente nem todos os plásticos podem ser reciclados, e isso depende das tecnologias disponíveis. Por exemplo, o plástico PET transparente (o material que utilizamos para produzir os nossos frascos e garrafas top down Hellmann’s) é reciclável, mas os laminados flexíveis (que utilizamos nas nossas saquetas) não o são. Dito isto, a nossa solução para reciclagem de saquetas de plástico dá mais um passo em frente.

Além disso, a indústria alimentar necessita de plásticos reutilizáveis com o mais alto nível de pureza. Isso significa que a recolha e produção de plástico PET reciclado requer muito mais trabalho e é efetuada por um menor número de fornecedores, reduzindo a disponibilidade do material e tornando-o mais dispendioso.

Há algum tempo que a Hellmann’s trabalha para ultrapassar estes desafios. O lançamento no México e a recente implementação destas novidades na América do Norte é um grande passo em frente para tornar todas as embalagens totalmente recicláveis e 100% compostas por materiais reciclados.

Nas palavras de Christina Bauer-Plank, Global Brand VP da Hellmann's: “Eliminar o plástico virgem das nossas embalagens não é uma tarefa fácil, mas é a mais correta. Na Hellmann’s todos acreditamos no lema “Mais Sabor, Menos Desperdício”, pelo que a introdução de frascos e garrafas top down 100% recicladas e recicláveis representa um passo muito importante que contribui para fortalecer a confiança dos consumidores enquanto ajudamos o planeta.”

Explorar mais sobre estes tópicos

Back to top

LIGUE-SE À UNILEVER

Estamos sempre à procura de ligação com aqueles que partilham o nosso interesse num futuro sustentável.

CONTACTE-NOS

Contacte a Unilever e equipas especialistas para encontrar contactos em todo o mundo.

Contacte-nos