É necessária uma ação urgente para enfrentar a crise da poluição por plásticos. Por esta razão a 6 de Março, a Unilever assinou o Pacto Europeu para os Plásticos – uma iniciativa que junta governos, ONGs e empresas no sentido de acelerar o progresso em direção a uma economia circular na qual o plástico é reaproveitado e reutilizado em vez de ser simplesmente descartado.

A coligação público-privada vê 15 governos e mais de 70 empresas e organizações a unir forças para garantir evitar o desperdício de plástico nas suas cadeias de valor.

Todos os participantes se comprometeram a alcançar 4 metas ambiciosas até 2025 e o progresso será monitorizado e reportado anualmente.

Saiba um pouco mais sobre essas metas e como se comparam com as ambições da Unilever:

1. Os participantes irão desenhar todas as embalagens e produtos de plástico de utilização única que se encontram no mercado para que sejam recicláveis e sempre que possível reutilizáveis.

Em 2017, assumimos o compromisso de assegurar que 100% das nossas embalagens de plástico serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025, e estamos a progredir nesse sentido.

2. Os participantes irão avançar para uma utilização mais responsável das embalagens de plástico e dos produtos de plástico de utilização única, com o objetivo de reduzir os produtos e embalagens de plástico virgem em pelo menos 20% em peso, com metade dessa redução proveniente de uma redução absoluta em plástico.

Na Unilever já nos comprometemos em reduzir para metade a quantidade de plástico virgem nas nossas embalagens no mesmo prazo de tempo. Estamos a fazê-lo reduzindo o nosso uso absoluto de embalagens de plástico em mais de 100.000 toneladas e a acelerar o uso de plástico reciclado.

3. Aumentar a capacidade de coleta, triagem e reciclagem em pelo menos 25 pontos percentuais e atingir um nível que corresponda à procura do mercado por plásticos reciclados.

Em 2019, assumimos o compromisso de até 2025 ajudar a coletar e processar mais embalagens de plástico do que as que vendemos.

4. Aumentar a utilização de plástico reciclado em novos produtos e embalagens, alcançando uma média de pelo menos 30% de plástico reciclado (por peso) nas gamas de produto e embalagens.

Em 2017, assumimos o compromisso de aumentar a quantidade de plástico reciclado nas nossas embalagens em pelo menos 25% até 2025. Pretendemos usar muito mais plástico PCR de futuro e recuperar as nossas próprias embalagens e, nesse sentido estamos a trabalhar com parceiros em toda a nossa cadeia de fornecimento.

“O lançamento do Pacto Europeu para os Plásticos é um sinal claro por parte da Unilever e dos outros signatários de que estamos preparados para avançar mais rapidamente para uma economia circular para o plástico,” refere Hanneke Faber, President Global Foods & Refreshment da Unilever.

“Estamos confiantes de que esta iniciativa nos irá ajudar a encontrar novas maneiras de reduzir, reutilizar e reciclar embalagens de plástico para cumprir os ambiciosos compromissos da Unilever.”

Back to top

LIGUE-SE À UNILEVER

Estamos sempre à procura de ligação com aqueles que partilham o nosso interesse num futuro sustentável.

CONTACTE-NOS

Contacte a Unilever e equipas especialistas para encontrar contactos em todo o mundo.

Contacte-nos