A Unilever tem um longo historial em promover mudanças sociais, desde melhorar a saúde e o bem-estar de mais de mil milhões de pessoas até melhorar os meios de subsistência de milhões de pessoas através do nosso Plano de Sustentabilidade.

Estamos orgulhosos destas nossas realizações. Porém, estamos também perfeitamente conscientes de que precisamos de fazer mais, visto que os desafios sociais que as pessoas atualmente enfrentam tornaram-se bastante mais acentuados.

Em 2019, por exemplo, mais de 630 milhões de trabalhadores em todo mundo — quase um em cada cinco pessoas empregadas — não ganharam o suficiente para que eles próprios, juntamente com as suas famílias, saíssem da pobreza.

É por este motivo que estamos a anunciar um ambicioso conjunto de compromissos e medidas para ajudar a construir uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Isto inclui:

  • Garantir que todos os fornecedores diretos de bens e serviços da empresa recebem pelo menos um salário justo vital, até 2030.
  • Despender 2 mil milhões de euros anualmente em fornecedores geridos e controlados por pessoas provenientes de grupos sub-representados, até 2025.
  • Ajudar no crescimento de 5 milhões de pequenas e médias empresas através do acesso a competências, financiamento e tecnologia, até 2025.
  • Aumentar o número de pessoas pertencentes a diversos grupos envolvidas na produção dos nossos anúncios, independentemente de estas aparecerem no ecrã ou apenas trabalharem nos bastidores.
  • Garantir que todos os funcionários sejam requalificados ou irão ter as suas capacidades reforçadas, para que tenham um conjunto de competências adaptadas para o futuro, até 2030.
  • Transmitir a 10 milhões de jovens as competências necessárias para que estejam preparados para oportunidades de trabalho, até 2030.

“As duas maiores ameaças que o mundo atualmente enfrenta são as alterações climáticas e a desigualdade social” diz Alan Jope, CEO da Unilever. “O ano passado aumentou, sem dúvida, a separação social - pelo que serão necessárias medidas decisivas e coletivas para se construir uma sociedade que ajude a melhorar os meios de subsistência, aceite a diversidade, cultive o talento e ofereça oportunidades para todos”.

Elevação dos padrões de vida

Garantir que as pessoas recebem um salário justo é um passo crítico para a construção de uma sociedade maisequitativa e inclusiva. Permite que as pessoas tenham um padrão de vida decente e que consigam satisfazer as necessidades básicas de uma família, como alimentação, habitação e cuidados médicos.

Os nossos funcionários já recebem pelo menos um salário justo. Queremos agora garantir o mesmo para mais pessoas fora do nosso quadro de pessoal, particularmente trabalhadores mais vulneráveis nos sectores da produção e da agricultura. Trabalharemos com os nossos fornecedores, outras empresas, governos e ONG para que sejam criadas mudanças sistematizadas e para que seja adotado um salário justo para todos.

Ao mesmo tempo, estaremos a ajudar 5 milhões de pequenas ou médias empresas (PME) da nossa cadeia de valor retalhista a acederem a competências, finanças e tecnologia, para que desenvolvam os seus negócios e respetivas receitas. As PME com as quais trabalhamos são frequentemente retalhistas que gerem lojas independentes, pontos de venda e quiosques, ou então microempresários que vendem mercadoria nas ruas ou de porta em porta.

Criação de oportunidades através da inclusão

A Unilever há muito tempo que é uma defensora dedicada de uma maior diversidade e inclusão. Estamos orgulhosos por termos conseguido um equilíbrio de género no nosso quadro administrativo globalmente, mas ainda há trabalho por fazer – tanto para mulheres como para outros grupos sub-representados. Isto inclui pessoas com deficiências, pessoas provenientes de comunidades LGBTQI+ e, grupos raciais e étnicos sub-representados.

Iremos adotar políticas e práticas que eliminem o preconceito e a discriminação criando uma cultura equitativa para todos. Para começar, removeremos barreiras e preconceitos em termos de recrutamento, responsabilizando também os nossos líderes no apoio aos nossos funcionários para se destacarem nos seus cargos. Para além da nossas próprias operações, até 2025 gastaremos 2 mil milhões de euros anualmente com PME geridas e controladas por pessoas provenientes de grupos sub-representados, apoiando-as com o acesso a competências, financiamento e oportunidades de networking.

Iremos também endereçar a falta de representação destas audiências na nossa publicidade. Em particular, através da força das nossas marcas, estaremos a ajudar a combater a prevalência de estereótipos que são frequentemente perpetuados através da publicidade - e promoveremos uma representação mais inclusiva das pessoas.

Preparar as pessoas para o futuro do mercado do trabalho

À medida que ajudamos a criar uma sociedade mais equitativa e inclusiva, reconhecemos que as mudanças no mundo do trabalho afetarão as perspetivas de emprego para muitas pessoas. Muitas formas atuais de trabalhar – cargos, locais, horários e competências – encontram-se em rápida evolução.

Até 2025, vamos garantir que todos os nossos funcionários possuam as competências necessárias para o futuro das suas carreiras, quer estas carreiras incluam a Unilever ou não. Iremos também apresentar novos modelos de emprego vanguardistas que permitem às pessoas escolherem como querem trabalhar. Isto poderá incluir contratos de emprego flexíveis com benefícios (como planos de reforma) ou dispensas do trabalho para estudos ou requalificações.

Para além da nossa organização, ajudaremos a transmitir a 10 milhões de jovens as competências necessárias para que estejam preparados para oportunidades de trabalho, até 2030. Por exemplo, estamos a trabalhar com parceiros no LevelUp – uma plataforma de empregabilidade para jovens – oferecendo assim uma solução completa para os jovens descobrirem os seus objetivos e obterem acesso a formação, voluntariado e oportunidades de experiência laboral.

Uma sociedade saudável permite um negócio saudável

A inclusão está no centro da agenda do desenvolvimento sustentável global, cuja principal ambição é “não deixar ninguém para trás”. O desenvolvimento da diversidade e da inclusão, tanto dentro como fora da nossa empresa, apoia vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Isto tem feito parte do nosso ADN desde que a Unilever foi formada há mais de um século atrás. É também fundamental para a nossa atual estratégia: contribuir para um mundo mais justo e socialmente inclusivo através de marcas que promovem os direitos humanos, defendem a igualdade e distribuem o valor de forma justa.

Estamos orgulhosos do impacto positivo que tivemos ao longo dos anos, mas temos muito mais trabalho para fazer. É por este motivo que definimos estes novos e ambiciosos compromissos de elevar os padrões de vida das pessoas no nosso negócio e na nossa cadeia de valor, particularmente para pessoas que estão atualmente sub-representadas.

Como afirma Alan Jope: “Nós acreditamos que as medidas que nos comprometemos a tomar farão com que a Unilever se torne uma empresa melhor e mais forte... e pronta para as grandes mudanças sociais que atualmente já se fazem sentir – mudanças estas que aumentarão cada vez mais. Sem uma sociedade saudável, não poderá haver um negócio saudável”.

Explorar mais sobre estes tópicos

Back to top

LIGUE-SE À UNILEVER

Estamos sempre à procura de ligação com aqueles que partilham o nosso interesse num futuro sustentável.

CONTACTE-NOS

Contacte a Unilever e equipas especialistas para encontrar contactos em todo o mundo.

Contacte-nos