Desde o seu aparecimento no final do século XIX, os cubos de caldo Knorr têm conquistado um lugar especial nos corações e cozinhas de chefs e cozinheiros.

Adicionados às sopas, utilizados como base para caldos ou para intensificar os molhos, os cubos Knorr acrescentam um sabor inegável às refeições.

Este sabor rico vem, em parte, do tempero que encabeça a lista de ingredientes da maioria dos cubos de caldo – o sal.

Temperar com consciência

A box of Knorr Veggie 0 Salt Bouillon cubes

Embora precisemos de uma certa quantidade de sal na nossa dieta, de acordo com um estudo realizado por Knorr muitas vezes somos demasiado liberais com a utilização do saleiro. A investigação revelou que a maioria de nós consome diariamente cerca do dobro da quantidade de sal que é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

No entanto, a boa notícia é que a nossa dependência do sal não é mais do que um mau hábito. O estudo de Knorr, realizado com mais de 6.000 adultos em seis países europeus, mostrou que 77% dos inquiridos querem explorar formas diferentes de saborear os seus alimentos e que 61% gostaria de preparar pratos ricos em sabor com menos sal.

O problema é que não sabiam como.

Mudar o preconceito de “zero sal, zero sabor”

"Como um dos maiores fabricantes de produtos alimentares do mundo, sentimos que temos a responsabilidade e a oportunidade de tornar mais fácil a transição para se cozinhar com baixo teor de sal” diz Robbert de Vreede, Vice-Presidente Executivo de Global Foods.

Para tal, e como parte dos nossos compromissos Future Foods, assumimos o compromisso de ajudar a assegurar que: 85% do nosso portefólio mundial de produtos alimentares irão possibilitar aos consumidores reduzir a sua ingestão de sal, para não mais de 5g por dia, até 2022.

Os novos cubos Knorr Zero Sal são um dos muitos passos que estamos a dar para ajudar os consumidores a alcançar este objetivo.

Feitos a partir de uma mistura única de vegetais, ervas e especiarias como alecrim, noz-moscada, levístico e açafrão, os cubos ajudam a enriquecer o sabor dos pratos, deixando para decisão dos cozinheiros, após a degustação, quanta quantidade de sal é necessária.

"Quisemos tornar possível o impossível, ao reimaginar a forma como pensamos sobre o sabor, permitindo às pessoas que ao optarem pela melhor escolha esta seja a mais fácil”, afirma Monica Rauch, Diretora de Marketing da Foods Europe.

A ciência por detrás

Parece uma solução simples. No entanto, a criação de um cubo de caldo sem sal foi um processo exigente. Obrigou a que os nossos investigadores de Hive, o nosso Centro Global de Inovação de Alimentos, voltassem ao básico.

“O sal, normalmente, tem dois papéis importantes nos cubos de caldo. Primeiro, fortalece outros sabores. Segundo, forma a estrutura do cubo, pois os cristais de sal mantêm todos os outros ingredientes juntos”, explica Gunabalan Raju, Líder de Projeto Técnico de Hive, Wageningen.

"Encontrámos o equilíbrio certo ao extrair vegetais, ervas e especiarias – e carne para os caldos de frango e de vaca", continua Gunabalan. "E, depois, combinámo-los com alguma gordura e ingredientes que criam cristais, para que o cubo mantenha a sua estrutura – tudo com zero sal."

Criar um novo padrão para caldos

Completamente isentos de cores artificiais e de glutamato monossódico adicionado, e feitos com ingredientes de alta qualidade, incluindo frango criado ao ar livre, carne de bovino proveniente de agricultura biológica e vegetais cultivados de forma sustentável, os cubos Knorr estão a estabelecer novas normas para caldos mais saudáveis.

"São as pequenas mudanças que às vezes têm o maior impacto. Uma simples alteração para caldos sem sal pode ajudar a tornar uma refeição deliciosa em algo igualmente saudável”, diz Monica.

Explorar mais sobre estes tópicos

Back to top

LIGUE-SE À UNILEVER

Estamos sempre à procura de ligação com aqueles que partilham o nosso interesse num futuro sustentável.

CONTACTE-NOS

Contacte a Unilever e equipas especialistas para encontrar contactos em todo o mundo.

Contacte-nos