4. Unilever anuncia ter atingido os zero resíduos enviados para aterros a nível mundial

Fevereiro de 2016: Mais de 600 instalações da Unilever em todo o mundo conseguiram agora eliminar o envio de resíduos não perigosos* para aterros. Isto representa um novo marco na nossa jornada de atingir os zero resíduos em toda a nossa cadeia de valor.

Todos os resíduos têm uma utilização

A Unilever conseguiu hoje uma nova conquista de liderança no mercado, ao eliminar o envio de resíduos não perigosos para aterros em mais de 600 das suas instalações, distribuídas por 70 países, incluindo fábricas, armazéns, centros de distribuição e escritórios. Tendo identificado os diferentes fluxos dos resíduos não perigosos nas suas operações, a Unilever encontrou agora soluções alternativas para os resíduos produzidos nestes locais.

Em janeiro de 2015, a Unilever anunciou que mais de 240 fábricas haviam atingido o objetivo de enviar zero resíduos para aterros. Ao replicar este modelo em outras áreas da empresa, perto de 400 instalações adicionais eliminaram agora o envio de resíduos para aterros. Isto foi atingido através da abordagem dos quatro “R”, redução, reutilização, recuperação e reciclagem, provando que os resíduos podem ser vistos como um recurso com muitos usos alternativos, desde a conversão de resíduos fabris em materiais de construção, à compostagem de resíduos alimentares provenientes de refeitórios dos funcionários.

Inspirar um movimento em larga escala

Agora a nossa prioridade é reduzir os resíduos de modo continuado e adotar um modelo circular, no qual os nossos resíduos se transformam nos resíduos de outros. Além da manutenção do envio de zero resíduos para aterros nesses locais, continuam a ser efetuados esforços no sentido de alinhar todas as instalações por este padrão – incluindo todas as futuras instalações que venham a ser inauguradas ou adquiridas – e, em última instância, atingir os zero resíduos enviados para aterros ao longo de toda a cadeia de valor.

Acreditamos que isto só será possível trabalhando e aprendendo com os fornecedores, parceiros e outras organizações. Por esse motivo, hoje estamos também a anunciar uma nova colaboração com a “2degrees”, uma plataforma líder na cadeia de valor, para ajudar a que as organizações se juntem para alavancar o modelo de zero resíduos. O novo programa de colaboração terá início no verão de 2016.

Pier Luigi Sigismondi, Chief Supply Chain Officer da Unilever, afirmou: “O desafio global de haver uma população em crescimento dependente de recursos limitados é bastante real. O nosso objetivo de zero resíduos enviados para aterros sustenta as ambições de crescimento sustentável da Unilever, bem como o nosso compromisso de nos tornarmos resilientes aos recursos e de combater as alterações climáticas.”

“Apesar de estar orgulhoso daquilo que os nossos funcionários e parceiros alcançaram, há ainda muito a ser feito para inspirar um movimento em larga escala. A nossa colaboração com a “2degrees” irá permitir-nos partilhar lições e experiências, bem como encorajar outras empresas e indústrias a aceitarem o desafio de zero resíduos. Através da construção de uma rede de parceiros, poderemos eliminar os resíduos numa escala sem precedentes a nível mundial.”

Reconhecidos pelos nossos esforços

Os nossos esforços e resultados têm sido amplamente reconhecidos por entidades externas. Por exemplo, somos líder da Indústria de Produtos Alimentares no Índice de Sustentabilidade do Dow Jones, e foi-nos atribuída a distinção Gold Class pelo excelente desempenho em sustentabilidade por parta da RobecoSAM no seu Anuário 2015de Sustentabilidade.

*Os resíduos perigosos representam uma percentage muito pequena do total de resíduos, e os tipos de materiais que compõem os resíduos perigosos variam de acordo com as diferentes normas locais que regulamentam os resíduos em todo o mundo.