Unilever atinge equilíbrio entre géneros nos cargos de gestão a nível global

Logótipo da Unilever na entrada de uma fábrica de desodorizantes em Jiutepec, México
  • Unilever atinge equilíbrio entre géneros na equipa de gestão composta por 14,0000 colaboradores
  • Unilever é uma das vencedoras do prestigiado Catalyst Award 2020 para iniciativas que tenham acelerado o desenvolvimento das mulheres no local de trabalho
  • Unilever em Portugal já tem 50,4% de mulheres em cargos de gestão

Londres/Roterdão, 3 de março de 2020: A Unilever anunciou hoje que atingiu o equilíbrio entre géneros em cargos de gestão a nível global, com um ano de antecedência em relação à meta que havia definido. Com a maior taxa de representação feminina de sempre em posições de gestão, a força de trabalho da Unilever está a diminuir a diferença entre géneros, com 50% de mulheres em posições de gestão a nível global, em comparação com os 38% registados em 2010; e 45% de mulheres na Administração não-executiva.

A Unilever tem progredido principalmente em departamentos onde as mulheres têm sido historicamente sub-representadas. O departamento Financeiro tem já 50% de mulheres em cargos de gestão a nível global, e no UniOps, o departamento de operações e desenvolvimento tecnológico da Unilever, esse número situa-se agora nos 47%. O maior salto foi registado na Produção e Distribuição, que alcançou os 40% de representação feminina em cargos de gestão.

O marco histórico da Unilever no equilíbrio entre géneros ocorre no seguimento de um compromisso contínuo de fomentar a igualdade de género no local de trabalho. Uma equipa dedicada de Diversidade e Inclusão implementou diversas iniciativas, entre elas um Conselho de Diversidade Global e uma rede de quase 100 “Campeões da Diversidade e Inclusão”, que definiram o padrão para que uma comunidade possa promover uma cultura inclusiva em todos os mercados. Estão também a ser utilizadas ferramentas para fomentar a equidade entre géneros no recrutamento, que incluem o planeamento de requisitos de igualdade de género para entrevistas de emprego, metas robustas de Diversidade e Inclusão, e o Rácio de Nomeação por Género – um cálculo que regista o histórico de nomeações femininas por parte dos líderes seniores. A Unilever está também a fomentar a iniciativa Unstereotype Alliance, organizada pela ONU Mulheres, cuja missão é eliminar os estereótipos negativos no local de trabalho e em todo o setor da publicidade.

Alan Jope, Chief Executive Officer da Unilever declarou: “A igualdade das mulheres é o maior desbloqueador para o desenvolvimento social e económico mundial, e possuir uma força de trabalho com equilíbrio entre géneros deveria ser a norma e não algo a almejar. Estamos extremamente orgulhosos por alcançar o nosso objetivo de equilíbrio na representação de mulheres e homens nos nossos 14,000 cargos de gestão, mas o nosso trabalho não termina aqui. Iremos continuar a lutar no sentido de promover a igualdade de oportunidades para as mulheres e outros grupos sub-representados, no interior da nossa empresa e fora dela.”

Leena Nair, Chief HR Officer da Unilever afirmou: “Se metade da população é impedida de progredir, como poderemos todos avançar? Uma sociedade próspera é aquela em que as mulheres têm igualdade no acesso a direitos, qualificações e oportunidades. As mulheres constituem a maioria dos nossos consumidores e devemos-lhes muito do nosso sucesso. Aquilo que alcançámos é fruto do trabalho de milhares de pessoas por toda a nossa empresa, que são capazes de concretizar o seu potencial em pleno por se sentirem valorizadas e incluídas.”

Vencedora do Catalyst Award

A Unilever é uma das vencedoras do prestigiado Catalyst Award de 2020, para iniciativas que tenham acelerado o desenvolvimento das mulheres no local de trabalho. A iniciativa da Unilever ‘Changing the game. Unlocking the future’ tem como objetivo atingir o equilíbrio entre géneros nos colaboradores e obter uma cultura inclusiva que ponha fim aos estereótipos.

Notas aos Editores

O número apresentado da distribuição por género não inclui colaboradores de plantações nem sazonais.

Caso sejam incluídos esses grupos de colaboradores, teremos 51% de mulheres em cargos de gestão a nível global.

Evolução Ano-a-Ano de Mulheres em Cargos de Gestão na Unilever
women management statistics

Índice de Igualdade de Género da Bloomberg

A Unilever foi selecionada para integrar o Índice de Igualdade de Género da Bloomberg 2019, composto por empresas comprometidas com a transparência na comunicação da sua distribuição por género e na promoção da igualdade das mulheres no local de trabalho.

As empresas fornecem informações sobre o modo como fomentam a igualdade de género em quatro campos: estatísticas da empresa; políticas; envolvimento da comunidade; e produtos e serviços. Aquelas cuja pontuação se situar acima do limite mínimo definido, com base na dimensão das suas comunicações e no atingimento de estatísticas e normas de topo, são integradas no índice.

O índice reúne 230 empresas de 10 setores de atividade, sediadas em 36 países. Em conjunto, estas empresas têm uma capitalização bolsista de 9 biliões de dólares e empregam mais de 15 milhões de pessoas – dos quais 7 milhões são mulheres.

Sobre a Unilever

A Unilever é um dos líderes mundiais na produção e comercialização de bens de grande consumo, na área alimentar, cuidado da casa e produtos de beleza e higiene pessoal. Está presente em mais de 190 países, sendo os seus produtos usados diariamente por mais de 2.5 mil milhões de pessoas. A Companhia emprega 155 mil colaboradores e faturou cerca de 51 mil milhões de euros, no ano de 2018. Mais de metade destas vendas é realizada em países emergentes (57%). Do seu portefólio fazem parte mais de 400 marcas, entre as quais algumas das mais conhecidas e preferidas dos consumidores, como Dove, Knorr, Domestos, Hellmann’s, Lipton, Olá, PG tips, Ben&Jerry´s, Magnum, Surf e Axe.

A estratégia da empresa está assente no Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) que tem 3 objetivos:

  • Ajudar mais de mil milhões de pessoas com iniciativas que melhorem a sua saúde e bem-estar, até 2020.
  • Reduzir para metade o impacto ambiental causado pelo fabrico e utilização dos nossos produtos até 2030.
  • Melhorar as condições de vida de milhões de pessoas até 2020.

O Plano de Sustentabilidade da Unilever gera valor através do crescimento e confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas sustentáveis da empresa estão a crescer 69% mais rápido do que as outras marcas, comparado com 46% em 2017.

Desde 2010, através do nosso Plano de Sustentabilidade Unilever, ajudámos mais de mil milhões de pessoas a melhorarem a sua saúde e bem-estar, reduzimos a nossa pegada ambiental e melhorámos os meios de subsistência de milhões de pessoas, à medida que fazíamos crescer o nosso negócio. Já fizemos progressos significativos e continuamos a expandir a nossa ambição - mais recentemente, comprometemo-nos com tornar 100% das nossas embalagens plásticas totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Embora ainda tenhamos muito por fazer, temos orgulho em ter sido reconhecidos, em 2019, a número um dentro do setor pelo Dow Jones Sustainability Index. Para além disso, está no topo dos “Global Corporate Sustainability Leaders” do relatório “GlobeScan/SustainAbility” desde 2011.

Para mais informações sobre a Unilever e as suas marcas, visite www.unilever.com

Para mais informações sobre o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP): www.unilever.com/sustainable-living/

Sobre a Unilever FIMA:

Em Portugal, a Unilever está presente através de uma parceria com a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, desde 1949. Com unidades fabris localizadas em Santa Iria de Azóia, a Unilever FIMA comercializa marcas tão conhecidas e familiares dos Portugueses como Axe, Becel, Calvé, Cif, Cornetto, Dove, Flora, Knorr, Hellmann’s, Lipton, Magnum, Olá, Planta, Rexona, Skip, Sun, Surf, TRESemmé, Vaqueiro ou Vasenol, entre outras.

Para mais informações sobre a Unilever FIMA, visite o website em https://www.unilever-fima.com/.

Explorar mais sobre estes tópicos
Back to top

LIGUE-SE À UNILEVER

Estamos sempre à procura de ligação com aqueles que partilham o nosso interesse num futuro sustentável.

CONTACTE-NOS

Contacte a Unilever e equipas especialistas para encontrar contactos em todo o mundo.

Contacte-nos