Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. Parcerias globais
  4. Melhorar as condições de vida por meio de parcerias

Melhorar as condições de vida por meio de parcerias

As nossas parcerias procuram capacitar mulheres e melhorar as condições de vida de pequenos agricultores como parte do propósito mais amplo da Unilever: transformar a vida sustentável em algo comum.

Mulher com folhas de chá na Índia

Na Unilever, definimos para nós mesmos um grande objetivo: até 2020, iremos melhorar as condições de vida de milhões de pessoas, ao mesmo tempo que ampliamos os nossos negócios. Para tanto, queremos criar uma mudança transformacional – isto é, mudanças fundamentais em sistemas inteiros, necessárias para realmente fazermos a diferença, tanto nas condições de vida de pessoas em todo o mundo como nas dos nossos clientes em potencial, para crescermos sustentavelmente enquanto empresa.

A nossa empresa ocupa uma posição exclusiva. Desde os nossos fornecedores, incluindo milhões de pequenos agricultores e produtores que cultivam os nossos ingredientes, até à rede de empreendedores e retalhistas que vendem os nossos produtos e os milhões de consumidores que os utilizam, a amplitude e profundidade da nossa cadeia de valor dá-nos uma real oportunidade de fazer a diferença.

Sabemos que não podemos alcançar as nossas metas sozinhos, por isso, trabalhamos em parcerias com uma ampla gama de partes interessadas públicas, privadas e não governamentais. Canalizamos o porte, a experiência e o alcance dos nossos negócios para essas parcerias, a fim de obtermos mudanças em áreas-chave: capacitando cinco milhões de mulheres em toda a nossa cadeia de valor e melhorando as condições de vida de 800.000 pequenos agricultores; o nosso trabalho na construção de modelos de distribuição inclusivos; e as nossas colaborações para a educação.

Capacitação de mulheres em toda a nossa cadeia de valor

Vendedor de Knorr numa vila

O fortalecimento das mulheres é fundamental para erradicar a pobreza e acelerar o desenvolvimento global.

Ocupamos uma posição privilegiada para fazer a diferença. As mulheres desempenham papéis essenciais na nossa cadeia de valor – como agricultoras, distribuidoras e fornecedoras, funcionárias líderes e gerentes – e como clientes, compondo 70% deles.

As nossas parcerias globais visam criar uma diferença transformacional para famílias e mulheres do mundo, ao longo de toda a cadeia de valor, ajudando a alcançar a nossa meta e, ao mesmo tempo, a proteger a nossa cadeia de abastecimento, construir as nossas marcas e ampliar os nossos negócios. Mantemos uma parceria estratégica com a ONU Mulheres, por meio da qual implementamos programas a nível local, defendemos mudanças em políticas e criamos poderosas campanhas para elevar a consciencialização e promover o envolvimento dos consumidores.

Em 2014, ingressamos na campanha ElesPorElas da ONU Mulheres, que busca assegurar o comprometimento de mil milhões de homens para com o apoio à capacitação de mulheres e à igualdade de género em todo o mundo. Como patrocinadora da iniciativa IMPACTO 10x10x10 do programa ElesPorElas, juntamo-nos a 10 governos, 10 universidades e 9 outras empresas para identificar abordagens de combate à desigualdade de género.

Melhoria das condições de vida de milhares de pequenos agricultores

A nossa empresa toca a vida de milhões de pessoas em comunidades agrícolas, tanto através das nossas marcas e produtos como da nossa cadeia de abastecimento. O nosso objetivo é melhorar as condições de vida de mais de 800.000 pequemos agricultores na nossa cadeia de abastecimento, através de parcerias com foco em temas como nutrição, mulheres, programa WASH (água, saneamento e higiene) e finanças, bem como incentivar empreendedores agrícolas e a agricultura sustentável.

Essa abordagem pretende ser holística e permite-nos desenvolver globalmente programas reproduzíveis que possam ser adaptados a diferentes países e colheitas. O trabalho com pequenos agricultores oferece um sólido plano de negócio, além de representar uma questão moral, uma vez que promove o desenvolvimento económico e nos ajuda a cumprir as nossas metas de crescimento sustentável e lucrativo.

A nossa estratégia envolve o trabalho com múltiplos parceiros, visando alcançar impactos que vão além do trabalho contínuo para melhorar as práticas agrícolas. Trabalhamos com muitos parceiros nessa área, incluindo Oxfam, Acumen, Clinton Giustra Enterprise Partnership, Ford Foundation, International Fund for Agricultural Development (IFAD), GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), PSI, Rainforest Alliance e órgãos governamentais nacionais e locais.

Por exemplo, trabalhamos com a Parceria da Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) para melhorar a saúde e a nutrição de pequenos agricultores e de suas famílias, com foco específico em mulheres e crianças pequenas. Essa parceria busca melhorar a nutrição e a saúde de 2,5 milhões de pessoas em comunidades rurais.

Modelos de distribuição inclusivos

As nossas redes de distribuição são uma parte vital da nossa cadeia de valor, levando os nossos produtos até aos consumidores. Dão-nos uma importante oportunidade de melhorar as condições de vida e promover o crescimento económico, uma vez que envolvem muitos distribuidores em pequena escala e retalhistas, incluindo jovens empreendedores.

Procuramos ampliar a participação económica melhorando o rendimento de cinco milhões de retalhistas de pequeno porte na nossa rede de distribuição, e as parcerias são essenciais para isso. Em muitos casos, estamos a focar especificamente as mulheres, pois sabemos que a sua capacitação muitas vezes traz consigo benefícios associados para a comunidade em geral e para pessoas singulares.

Um grande exemplo disso é o nosso programa Shakti, por meio do qual capacitamos mulheres da zona rural da Índia a se tornarem representantes de vendas, e pretendemos ampliar o sucesso desse modelo por meio de parcerias em outros países.

Na Nigéria, aprimoramos o modelo Shakti combinando o modelo de vendas com programas de mudança do comportamento do consumidor – exemplos disso são a campanha da Lifebuoy para incentivar as pessoas a lavar as mãos em determinados momentos durante o dia, a fim de promover a boa higiene, e a Knorr promovendo a culinária nutritiva. Essa é uma iniciativa da “Amsterdam Initiative against malnutrition (AIM)”, apoiada pelo governo holandês e realizada em parceria com a GAIN, a PSI, o BOP Innovation Center e parceiros nigerianos locais.

Um exemplo é a nossa parceria “Transform”. Essa é a primeira iniciativa a ser lançada desde que a Unilever e o DFID se comprometeram, em 2014, a trabalhar juntos para ajudar os pobres do mundo – a primeira parceria desse tipo entre uma empresa de liderança internacional e o DFID. A Clinton Guistra Enterprise Partnership é uma parceira no projeto “Transform”, trazendo a sua experiência em distribuição “last mile” para garantir a conexão com os negócios a nível local. 

Em conjunto, desenvolvemos um inovador modelo de distribuição para ajudar as mulheres na Nigéria a aprimorar o seu conhecimento básico de registos contábeis e vendas, vendendo as nossas marcas e outros produtos do dia-a-dia. Leia mais.

Mãe lendo livro sobre saúde

Outra abordagem para um modelo de negócios inclusivo é o Sunlight Villages – uma parceria entre a Unilever, a PSI e sua afiliada local, a Society for Family Health (SFH). Estamos numa parceria para melhorar a saúde e o bem-estar de populações rurais na Nigéria.

O projeto procura melhorar a saúde e o bem-estar de comunidades rurais e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de desenvolvimento no mercado para produtos “bons para si”. A SFH irá promover os benefícios para a saúde em combinação com a comunicação sobre mudança de comportamento quanto a nutrição, higiene e cuidados bucais, por meio das nossas marcas Knorr, Blueband, Lifebuoy e Pepsodent. A iniciativa atua por meio de interação familiar direta com mais de 600.000 mães em idade reprodutiva.

Transformação de vidas através da educação

Uma boa educação tem o poder de ajudar a transformar a vida das pessoas económica e academicamente – reduzindo a pobreza, aumentando o rendimento e estabelecendo a base para o crescimento económico. Firmamos parcerias para ajudar a oferecer a educação de qualidade que falta a muitas crianças: há atualmente 58 milhões de crianças em idade primária que não frequentam a escola, enquanto se estima que 130 milhões de crianças atingirão o ensino básico, mas não irão aprender o currículo básico do ensino, matemática e estudos sociais de que precisam para alcançar todo o seu potencial.

A nossa marca de detergente trabalha em parceria com a UNICEF para dar às crianças acesso a educação de qualidade, com o projeto Learning for Tomorrow Initiative. Estamos a ajudar 10 milhões de crianças no Brasil, Índia e Vietname a obter acesso a oportunidades de aprendizagem, dando suporte a uma nova infraestrutura que irá monitorizar o número de crianças que estão fora da escola, formar professores, melhorar os padrões educacionais e criar campanhas que visem aumentar a procura de educação de boa qualidade.

Principais dados e desafios

  • Estima-se que a população mundial alcance 9 mil milhões de pessoas até 20501.
  • 805 milhões de pessoas ainda sofrem com a fome (1 a cada 9 pessoas).2
  • A produção agrícola pode aumentar de 20 a 30% em geral e, no mundo em desenvolvimento, de 2,5 a 4%, se as mulheres agricultoras receberem os mesmos recursos dos homens, o que reduziria a fome entre 100 e 150 milhões de pessoas3.
  • 85% dos agricultores mundiais são pequenos produtores, produzindo 70% dos alimentos do planeta4.
  • As mulheres produzem 50% dos alimentos do mundo, mas são proprietárias de apenas 1% das terras mundiais5.
  • Enquanto as mulheres realizam 66% do trabalho do mundo, ganham apenas 10% da renda e representam 70% das pessoas em situação de pobreza6.
  • 58 milhões de crianças em idade escolar primária não recebem educação escolar7.
  • 443 milhões de dias letivos são perdidos por ano graças a falta de água potável, de saneamento e de higiene8.

As nossas parcerias globais em ação

  • 5 milhões: a quantidade de mulheres que desejamos capacitar até 2020
  • 800.000: pequenos agricultores cujas condições de vida pretendemos melhorar.
  • 10 milhões: crianças no Brasil, na Índia e no Vietname que estamos a ajudar a obter acesso a oportunidades de aprendizagem.
  • Até 2020, obteremos 100% das nossas matérias-primas agrícolas de forma sustentável.
Back to top