1. Home
  2. Vida sustentável
  3. Parcerias globais
  4. Revelação da mudança transformacional por meio de parcerias

Revelação da mudança transformacional por meio de parcerias

Estamos comprometidos em ajudar mais de mil milhões de pessoas a melhorar as suas condições de saúde, higiene e nutrição – e as parcerias desempenham um papel vital.

Mulher na entrada de uma casa na zona rural da África

Pessoas do mundo inteiro enfrentam desafios para manter a sua saúde e bem-estar. A falta de acesso a água potável e as melhorias em saneamento, a falta de higiene e a fome deixam milhões de pessoas presas a um ciclo de debilitação da saúde e de perda de oportunidades, como ausência de educação e limitação de produtividade.

Acreditamos que a empresa tem um papel fundamental no modo como se enfrentam esses desafios globais de desenvolvimento. Levando em conta a nossa especialidade em mudanças de comportamento do consumidor, o nosso alcance global e o nosso portefólio de produtos de saúde, higiene e nutrição, ocupamos um posicionamento exclusivo para fazer a real diferença.

O propósito social está no coração do nosso modelo de negócios, e podemos tanto ampliá-los quanto promover o tipo de mudança transformacional necessária para um futuro mais brilhante. No entanto, a obtenção de uma mudança sistemática e escalável exige que trabalhemos em conjunto com parceiros que compartilhem da nossa visão para um mundo melhor. Trabalhando com ONGs, agências da ONU, a sociedade civil e empresas, acreditamos que podemos alcançar a ambição da Unilever de ajudar mais de mil milhões de pessoas a adotar ações para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020.

Água, saneamento e higiene (WASH)

Para milhões de pessoas no mundo, a falta de acesso a água potável, saneamento e higiene (WASH) pode resultar em doenças evitáveis e até mesmo em morte. Por exemplo, morrem por dia quase 1.000 crianças com menos de cinco anos devido a doenças diarreicas, enquanto outras são negativamente afetadas por condições relacionadas, como o retardo. 

Como parte do nosso Plano de Sustentabilidade da Unilever (PSU), estamos a trabalhar para melhorar a saúde e o bem-estar de mais de mil milhões de pessoas. Junto com os nossos parceiros, ajudámos a promover melhores comportamentos de saúde e higiene, que resultaram na diminuição do número de pessoas que defecam a céu aberto e no aumento de pessoas que lavam as mãos com sabonete em momentos importantes e que têm acesso a água potável. 

As marcas Lifebuoy, Pureit, Domestos, Signal e Knorr, juntas com seus parceiros, ajudaram praticamente milhões de pessoas a melhorar sua saúde, higiene e nutrição até ao final de 2015. 

Além disso, ajudámos a criar novos modelos de negócios que promoveram a inovação, melhoraram as condições de vida de empreendedores locais e aumentaram a procura dos nossos produtos. Essas parcerias são fundamentais para nos ajudar a cumprir os compromissos do nosso PSU.

Prestação de socorro na linha de frente

Existem muitas outras formas pelas quais as nossas marcas podem ter um impacto positivo na sociedade por meio de parcerias, ao mesmo tempo que contribuem para o crescimento comercial da Unilever.

A Vaseline®, por exemplo, embarcou numa missão em parceria com a Direct Relief, uma organização assistencial humanitária dedicada a melhorar a saúde e a vida de pessoas afetadas por situações de pobreza e emergência. Por meio da nossa parceria, o The Vaseline® Healing Project, pretendemos ajudar a tratar a pele de 5 milhões de pessoas até 2020.

Para as pessoas que vivem em áreas de crise ou desastre, os mais simples problemas de pele podem transformar-se em problemas graves que dificultam as atividades quotidianas mais básicas. De acordo com uma pesquisa da Direct Relief, 67% dos profissionais de saúde da linha de frente afirmam que doenças de pele que podem ser prevenidas impedem as pessoas de fazer coisas comuns, como ir à escola ou ao trabalho.

Num esforço de levar o tratamento dermatológico até essas pessoas, a Vaseline® está a recorrer aos seus mais de 140 anos de experiência na manutenção de uma pele saudável, enquanto o Vaseline® Healing Project aproveita o porte e a comprovada capacidade da marca para ajudar aqueles que precisam. O Vaseline® Healing Project doou mais de 1 milhão de produtos Vaseline® às pessoas por meio da rede de parceiros da Direct Relief, formada por clínicas e hospitais do mundo inteiro.

Além disso, o Vaseline® Healing Project está a implementar uma formação em saúde dermatológica, voltada para profissionais de saúde, e enviando equipas de dermatologistas e outros médicos para missões médicas equipadas com medicamentos, suprimentos e produtos Vaseline®. Em 2015, as missões do Vaseline® Healing Project alcançaram indivíduos afetados por desastres naturais, bem como aqueles que vivem em campos de refugiados e áreas rurais.

O Vaseline® Healing Project também convida os consumidores convencionais a fazer a diferença montando kits de socorro para ajudar os necessitados.

1. Com base numa pesquisa interna com 127 clínicas parceiras da Direct Relief, em 39 países do mundo todo

O desafio global: em números

2,4 mil milhões de pessoas não têm acesso a saneamento1

805 milhões de pessoas passam fome todos os dias2

663 milhões de pessoas não têm acesso a uma fonte de água potável3

443 milhões de dias letivos são perdidos por ano devido à falta de água potável, saneamento e higiene4

Mais de 340.000 crianças com menos de cinco anos morrem anualmente por doenças diarreicas ligadas a falta de saneamento, higiene ou água potável5

As nossas metas de saúde e bem-estar para 2020

  • Ajudar a mudar o comportamento de higiene de mil milhões de pessoas, promovendo os benefícios de lavar as mãos com sabonete em momentos importantes
  • Ajudar 25 milhões de pessoas a obter mais acesso a uma casa-de-banho
  • Fornecer 150 mil milhões de litros de água potável
  • Ajudar centenas de milhões de pessoas a consumir bons alimentos e ter dietas mais saudáveis
  • Ajudar a tratar a pele de 5 milhões de pessoas que vivem em condições vulneráveis até o ano de 2020.

1World Health Organization, Lack of sanitation for 2.4 billion people is undermining health improvements, http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2015/jmp-report/en/ 

2World Food Programme, Hunger Statistics, https://www.wfp.org/hunger/stats

3WHO-UNICEF Joint Monitoring Programme Report 2015, Progress on Sanitation and Drinking Water, http://www.wssinfo.org/fileadmin/user_upload/resources/JMP-Update-report-2015_English.pdf

4The World Bank, Sanitation: Facts, Figures, Resources, http://www.worldbank.org/en/topic/sanitation/brief/sanitation-facts-figures-resources

5WHO-UNICEF Joint Monitoring Programme Report 2015, Progress on Sanitation and Drinking Water, http://www.wssinfo.org/fileadmin/user_upload/resources/JMP-Update-report-2015_English.pdf

Back to top