1. Home
  2. Vida sustentável
  3. Parcerias globais
  4. Trabalho em equipa para reduzir o nosso impacto ambiental

Trabalho em equipa para reduzir o nosso impacto ambiental

As parcerias ajudam-nos a trabalhar rumo ao nosso objetivo de ampliar os negócios enquanto reduzimos o nosso impacto no meio ambiente.

Banco de alimentos no Reino Unido

Na Unilever, o nosso objetivo é duplicar o porte dos nossos negócios enquanto reduzimos o nosso impacto ambiental e aumentamos o nosso impacto social positivo – no entanto, não podemos fazer isso agindo sozinhos. O trabalho em parcerias globais desempenha um importante papel para ajudar a empresa a efetuar mudanças em escala global.

Duas das áreas nas quais formamos parcerias efetivas são na nossa abordagem sobre resíduos e no nosso compromisso de combater o desflorestamento. Parcerias com diversos bancos de alimentos estão a ajudar-nos a alcançar as nossas metas de redução de resíduos, ao mesmo tempo que fazem uma diferença positiva na vida das pessoas. A nossa parceria com a WWF visa proteger um milhão de árvores no Brasil e na Indonésia.

"Zero resíduos" e o trabalho com Bancos Alimentares

A Unilever tem uma “mentalidade zero resíduos” e, desde o lançamento do Plano de Sustentabilidade da Unilever em 2010, a nossa cadeia de abastecimento teve significativas reduções na quantidade de resíduos que as nossas operações enviam para aterros. Parcerias globais estão a contribuir para essa meta por meio do trabalho conjunto com bancos de alimentos, a fim de reduzir a geração de resíduos na cadeia de abastecimento e, ao mesmo tempo, produzir melhorias ambientais.

Graças ao amplo portefólio de marcas da Unilever e ao longínquo alcance das nossas operações, ocupamos uma posição privilegiada para ajudar os bancos de alimentos a fornecer itens quotidianos essenciais – desde comida até produtos de limpeza e de higiene pessoal. Ao elevar as doações de produtos que poderiam, de outra forma, ir para aterros, estamos a apoiar a meta da Unilever de se tornar uma empresa com “zero geração de resíduos”.

Em novembro de 2015, assinámos uma parceria com a Global FoodBanking Network – uma organização internacional sem fins lucrativos que combate a fome e a pobreza no mundo. Isso ajuda-nos a construir a nossa escala mundial e a ampliar as outras parcerias já existentes – como a parceria de três anos com a Federation of European Food Banks. 

O intuito dessa parceria é reduzir a geração de resíduos e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida de algumas das pessoas mais pobres da Europa, graças à ampliação de doações não financeiras no continente e à oferta de voluntariado por parte dos funcionários da Unilever.

Também estamos a trabalhar com a Oxfam para apoiar o estabelecimento de novos bancos de alimentos comunitários e a redistribuição de alimentos excedentes e de outros produtos Unilever no Reino Unido. Nos EUA, apoiamos a Feeding America, a maior instituição filantrópica de combate à fome do país, e sua rede nacional de bancos de alimentos.

Combate ao desflorestamento com a World Wildlife Fund

Parar o desflorestamento é uma prioridade urgente no combate às alterações climáticas. Quando se pensa em qual é o maior depósito mundial de carbono, as florestas perdem apenas para os oceanos e representam 80% da biodiversidade terrestre no planeta. A nossa parceria com a WWF visa elevar a consciencialização sobre a importância das florestas para a vida na terra, bem como sobre as ameaças que as nossas florestas enfrentam.

Estamos a ajudar a proteger um milhão de árvores em duas das áreas mais ameaçadas do mundo, o Brasil e a Indonésia, com ênfase especial em reduzir o desflorestamento e a degradação florestal, restaurar áreas florestais, promover a gestão sustentável de florestas e aumentar a quantidade de árvores em paisagens agrícolas.

Aumento da sustentabilidade em parceria com a Rainforest Alliance

Em mais de 10 anos de colaboração, a Unilever e a Rainforest Alliance apoiaram mais de 750.000 pequenos agricultores a adotar práticas sustentáveis.

Fomos pioneiros numa gama de programas de agricultura sustentável que abrangiam diversos territórios e produtos, os quais melhoraram as condições de vida de comunidades produtoras de colheitas como chá, cacau, pimenta e baunilha. Também estamos a trabalhar juntas para certificar os principais ingredientes que são importantes para as nossas marcas, incluindo chá para a Lipton e a PG tips, baunilha e cacau para nossa categoria de gelados e pimenta para a Knorr.

O desafio global: em números

  • 5% dos gases com efeito de estufa globais são produzidos pela decomposição de resíduos sólidos1
  • 80% dos resíduos globais vão para aterros
  • O desflorestamento contribui com até 15% das emissões de gases do efeito estufa e ameaça as condições de vida de 1,6 mil milhões de pessoas2
  • A cada ano, ocorre a perda de 119.000 a 150.200 km² de florestas – o que equivale a 36 campos de futebol por minuto3

As metas ambientais da Unilever para 2020 incluem:

  • Zero envio de resíduos para aterros
  • Reduzir a zero o índice líquido de desflorestamento associado a quatro produtos: óleo de palma, soja, papel e celulose e carne de vaca
  • Obter 100% das nossas matérias-primas agrícolas de forma sustentável
Back to top