Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. ...
  3. A nossa estratégia para o crescimento sustentável
  4. Sobre a nossa estratégia

Sobre a nossa estratégia

Acreditamos que o crescimento sustentável e equitativo é o único modo de criar valor a longo prazo para as partes interessadas. É por isso que colocámos o Plano de Sustentabilidade Unilever no cerne do nosso modelo de negócio.

Mulher a recolher água num centro de água Sunlight

Impulsionados pelo nosso propósito e visão

Temos um propósito claro – tornar a sustentabilidade comum – e a visão de fazer crescer o nosso negócio enquanto dissociamos a nossa pegada ambiental do nosso crescimento e aumentamos o nosso impacto social positivo.

O que significa para nós sustentabilidade?

Queremos ajudar a criar um mundo onde todos vivem bem dentro dos limites naturais do planeta. Estamos a colocar a sustentabilidade no cerne de tudo aquilo que fazemos, incluindo nas nossas marcas e produtos, nos nossos padrões de comportamento dentro da Unilever e para além dela, e nas nossas parcerias que estão a fomentar a mudança transformacional ao longo da nossa cadeia de valor.

Independentemente de quão volátil e incerto o mundo se torne, o propósito e visão da Unilever irão permanecer inalterados, porque acreditamos que gerir para o longo prazo é o melhor modo para alcançarmos o crescimento. Saiba mais sobre o modo como criamos valor. Saiba mais sobre como criamos valor (English) (PDF | 433KB).

O nosso modelo para o crescimento sustentável

O Plano de Sustentabilidade Unilever (USLP) oferece o modelo detalhado de como iremos alcançar o crescimento sustentável, enquanto cumprimos o nosso propósito e visão. Abrange todos os aspetos da nossa empresa, incorpora todas as marcas e departamentos, e abrange todos os países onde trabalhamos. Tem por objetivo criar uma mudança ao longo da nossa cadeia de valor – desde as nossas operações, ao fornecimento de bens e matérias-primas, até ao modo como os consumidores utilizam os nossos produtos. Está projetado para fomentar o crescimento rentável e promover a inovação, do modo correto, para o benefício de todos os interessados.

O Plano, lançado em 2010, está construído em torno de três grandes objetivos e nove pilares. Para verificar se estas continuam a ser as prioridades corretas, efetuamos uma análise de relevânciaa cada dois anos. Cada grande objetivo contém outros mais específicos com métricas associadas. Saiba mais sobre o nosso desempenho nas páginas respetivas a cada pilar.

Melhorar a saúde e o bem-estarReduzir o impacto ambientalMelhorar as condições de vida

Objetivo: Até 2020 iremos ajudar mais de mil milhões de pessoas a agirem para melhorarem a sua saúde e bem-estar.


Pilares:
Saúde e higiene
Melhorar a nutrição

Objetivo: Até 2030 o nosso objetivo é reduzir para metade a pegada ambiental associada ao fabrico e utilização dos nossos produtos, enquanto crescemos o nosso negócio.


Pilares:
Gases com efeito de estufa
Utilização de água
Resíduos e embalagens
Origem sustentável

Objetivo: Até 2020 iremos melhorar as condições de vida de milhões de pessoas emquanto fazemos crescer o nosso negócio.


Pilares:
Justiça no local de trabalho
Oportunidades para as mulheres
Negócio inclusivo

Sabemos há muito que o crescimento e a sustentabilidade não estão em conflito – e temos agora evidências que o comprovam. O nosso modelo de quatro pontos demonstra como o USLP gera valor para o nosso negócio:

  • Mais crescimento: a sustentabilidade cria oportunidades para a inovação, abre novos mercados e permite que as nossas marcas se relacionem com os consumidores de novas formas. A sondagem da Unilever Making Purpose Pay revelou que mais de 50% dos consumidores querem escolher marcas que são mais sustentáveis – as nossas marcas estão bem situadas para capitalizarem esta oportunidade de crescimento.
  • Menos custos: através do corte de desperdícios e uso cuidado de recursos criamos eficiências, controlamos custos e melhoramos as margens, enquanto reduzimos a exposição à volatilidade nos preços dos recursos. Por exemplo, utilizando menos energia evitámos custos energéticos nas nossas unidades de produção superiores a €490 milhões desde 2008. E através da utilização de menos materiais e menor produção de resíduos evitámos custos superiores a €260 milhões durante o mesmo período.
  • Menos risco: operações sustentáveis nos ajudam a tornar a nossa cadeia de suprimentos à prova de futuro no que diz respeito aos riscos associados às mudanças climáticas e à compra de matérias-primas no longo prazo. Até 2017, 56% da nossa matéria-prima agrícola foi obtida de forma sustentável.
  • Mais confiança: colocar a sustentabilidade no cerne do nosso modelo de negócio fortalece as nossas relações. Ajuda-nos a manter o nosso valor e relevância para os consumidores, enquanto inspira atuais e futuros colaboradores da Unilever. Por exemplo, em 2017 mantivemos o nosso estatuto como Empregador de Escolha entre Licenciados no agitado setor dos bens de consumo em 44 dos 60 países desde onde recrutamos.

Mudança transformacional além do nosso negócio

Estamos cientes que os maiores desafios que o mundo enfrenta não podem ser combatidos isoladamente por uma empresa. Estamos a transformar-nos como negócio, mas queremos também ajudar a transformar o sistema onde o negócio é conduzido. Iremos fazer isto agindo como catalisadores para uma mudança mais ampla – como mediadores para facilitar uma discussão progressiva e reunir outros para a nossa causa, e como colaboradores em parcerias para gerar um impacto económico, social e ambiental positivo em grande escala.

Sendo parte da solução aos desafios, as empresas têm a oportunidade de ganhar a confiança dos consumidores enquanto ajudam a criar sociedades e economias nas quais podem crescer e ter sucesso.

Pretendemos utilizar a nossa escala e influência para ajudar a fomentar a mudança transformacional em quatro áreas onde podemos fazer a maior diferença e que representam as nossas maiores oportunidades de mercado:

A nossa abordagem com múltiplos atores permite-nos compreender os desafios que impedem a sociedade e os nossos ecossistemas de prosperar, e ajuda-nos a encontrar maneiras de os começar a combater. Nós interagimos com acionistas, governos, ONGs e organizações da sociedade civil, e moldamos a paisagem comercial através das nossas ações de ativismo. Alavancando parcerias, financiamentos mistos (públicos/privados), modelos de negócio digitais e outros inovadores, acreditamos que a mudança transformacional é possível.

O nosso Plano e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Um modo através do qual estamos a utilizar as parcerias para fomentar a mudança em larga escala são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles são fundamentais para o futuro crescimento económico e da empresa. A Business & Sustainable Development Commission, que tem a Unilever como um dos seus fundadores, concluiu que o cumprimento com êxito dos ODS irá criar oportunidades de mercado de pelo menos $12 biliões anuais.

Estamos a trabalhar em vários dos ODS através do USLP. Ao fazê-lo, estamos a descobrir novos mercados e a investir em marcas com propósito e inovação. A interdependência e reciprocidade dos objetivos garante que o avanço efetuado num deles conduz ao avanço em outros. Saiba mais sobre a nossa abordagem aos ODS e como estamos a atuar sobre eles, ao longo do nosso Relatório de Sustentabilidade.

Ainda estamos a aprender

Temos tido ótimos resultados com o nosso Plano de Sustentabilidade. Sabemos que contribui para o crescimento comercial pois vemos os consumidores a escolherem as nossas marcas com propósito – tais como a Hellmann’s, Ben & Jerry’s, Dove e Omo.

Também aprendemos bastante sobre aquilo que funciona e o que não funciona, e iremos continuar a efetuar correções. Um dos nossos maiores desafios é a nossa capacidade de influenciar mudanças fora da nossa empresa, onde não temos controlo direto.

Por exemplo, temos efetuado bons progressos na redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) nas nossas fábicas e alcançámos em 2017 o nosso objetivo para 2020. Contudo, o impacto de GEE causado pela utilização dos nossos produtos pelo consumidor aumentou 9% desde 2010. Atualizámos a nossa estratégia de GEE para que reflita aquilo que aprendemos. Do mesmo modo, apesar de termos reduzido a utilização de água em 2% através de inovações tais como produtos de lavagem de roupa sem enxaguar, este efeito tem sido neutralizado pelo crescimento dos produtos no nosso portefólio com maior uso de água.

Estamos continuamente em busca de novas ideias e modos para influenciar a nossa cadeia de valor alargada. Sabemos que a colaboração com outros é a solução para combater vários desafios de sustentabilidade e iremos focar-nos cada vez mais nisto nos anos vindouros. As nossas iniciativas de mudança transformacional irão ajudar a fomentar a alteração de sistemas necessária para responder a alguns dos mais complexos problemas sociais e ambientais.

Pessoas orientadas por propósitos

Para alcançar a mudança real, precisamos de criar um movimento para o crescimento sustentável no interior da Unilever. Estamos constantemente a encontrar novos modos de interagir com o nosso pessoal sobre a sustentabilidade e explorar a sua paixão para alcançarem os seus objetivos. Uma área que tem merecido uma atenção especial tem sido a ajuda aos nossos colaboradores para encontrarem o seu próprio propósito, de modo a que possam concretizar o seu potencial.

‘Dar Vida à Sustentabilidade’ é uma das seis competências empresariais chave abordadas nos nossos programas educativos com os nossos colaboradores. Integramos a sustentabilidade em formações existentes e criamos cursos personalizados para desenvolver as capacidades e compreensão dos colaboradores sobre o modo como a sustentabilidade se aplica às suas funções.

Os nossos colaboradores campeões da sustentabilidade em funções-chave, departamentos e países, ajudam ao debate com outros colegas sobre a sustentabilidade, apoiam as nossas equipas de liderança na identificação de prioridades locais e avaliam trimestralmente o progresso dos nossos objetivos. Durante 2017 conduzimos uma sondagem ‘Dê-nos a Sua Opinião’ – a maior consulta aos colaboradores sobre o futuro da empresa alguma vez efetuada pela Unilever.

Liderança orientada por propósitos

A liderança será crucial na execução do propósito da Unilever e na nossa performance ao longo dos próximos anos. Os nossos programas de liderança irão cuidar dos líderes focados num propósito e orientados por valores que a Unilever, e o nosso mundo, necessitam hoje.

Tim Munden, Chief Learning Officer

Sendo uma organização liderada por valores e conduzida por propósitos, temos utilizado o nosso Programa de Desenvolvimento de Liderança Unilever (Unilever Leadership Development Programme - ULDP) como veículo para ajudar os nossos executivos a descobrirem o seu propósito, e através dele se orientarem nas suas decisões e carreiras.

O nosso recentemente atualizado programa de General Manager (GM) ajuda a equipar os nossos GMs com a mentalidade para desenvolverem modelos comerciais inovadores, sustentáveis e inclusivos para alcançar o crescimento responsável. Os GMs desempenham um papel essencial na criação das condições certas para executar o USLP, pois têm a supervisão dos nossos mercados e operações comerciais.

Além disso, relacionamos agora os avanços na sustentabilidade e a remuneração, para um crescente número de colaboradores de gestão até e incluindo o nosso CEO e o Unilever Leadership Executive. Saiba mais consultando o nosso Relatório e Contas Anual.

Reconhecimento externo

Estamos contentes por a nossa abordagem à sustentabilidade ter sido reconhecida externamente em 2017, incluindo:

  • Dow Jones Sustainability Index (DJSI) – A Unilever foi nomeada líder do setor de Personal Products.
  • CDP – A Unilever foi incluída na lista ‘A’ nos seus Climate, Water, Forests and Supplier Engagement Reports.
  • Sondagem GlobeScan/SustainAbility Sustainability Leaders – mantivemos o nosso primeiro lugar no ranking pelo sétimo ano consecutivo.
Back to top