1. Home
  2. Vida sustentável
  3. A nossa estratégia para um negócio sustentável
  4. Sobre a nossa estratégia

Sobre a nossa estratégia

Na Unilever queremos fazer crescer o nosso negócio da maneira correta para o benefício de todos os nossos consumidores, funcionários, fornecedores, acionistas e comunidades.

Mulher a recolher água num centro de água Sunlight

Temos um propósito claro - tornar a vida sustentável num hábito comum - e uma visão para crescer o nosso negócio enquanto dissociamos a nossa pegada ambiental do nosso crescimento e aumentamos o nosso impacto social positivo. Tudo isto está definido na nossa 'Bússola', o nosso documento de estratégia empresarial.

Acreditamos que esta é a melhor forma de atingir o sucesso empresarial a longo prazo e, de facto, temos assistido já a fortes resultados. Em 2015 as nossas 12 marcas Sustentáveis cresceram 30% mais rapidamente que os nossos restantes negócios; em 2016 cresceram 40% mais rapidamente e representaram quase metade do nosso crescimento. As marcas Sustentáveis são marcas que combinam um forte propósito em fornecer um benefício social ou ambiental, com produtos que contribuem para pelo menos uma das metas do nosso Plano.

O que significa para nós a sustentabilidade?

Queremos ajudar a criar um mundo onde todos podem viver bem dentro dos limites naturais do planeta. Estamos a colocar a sustentabilidade no cerne de tudo aquilo que fazemos, incluindo:

As nossas marcas e produtosComo nos comportamosTrabalhar em conjunto

Criamos marcas que oferecem uma nutrição equilibrada, boa higiene e fazem com que as pessoas se sintam confiantes. Estamos a tornar os nossos produtos acessíveis e mais baratos para os consumidores, onde quer que vivam e estamos a inovar para encontrar novos produtos que tornem a vida melhor.

Selecionamos cuidadosamente a origem dos nossos produtos, para que possamos proteger os recursos do planeta. Tratamos as pessoas de um modo justo e respeitamos o seus direitos, para que tanto os nossos funcionários, fornecedores, bem como as comunidades beneficiem de trabalhar connosco.

Estamos a trabalhar em conjunto com outros para criar uma mudança transformacional que vá além do nosso negócio, enquanto a nossa campanha brightFuture motiva diariamente milhões de pessoas a tomarem pequenas ações diárias que em conjunto fazem uma grande diferença.

Um forte caso de negócio

Com 7 mil milhões de pessoas no nosso planeta, os recursos da Terra estão sob uma pressão crescente. O crescimento sustentável e equitativo é o único modelo aceitável para o nosso negócio. Mas o crescimento e a sustentabilidade não estão em lados opostos.

O nosso modelo em quatro pontos mostra como a sustentabilidade gera valor para o nosso negócio.

Mais crescimento - sustentabilidade cria oportunidades de inovação, abre novos mercados e permite às nossas marcas outros tipos de relacionamento com os consumidores. Os consumidores estão a reagir positivamente - as nossas marcas Sustentáveis têm obtido um maior crescimento que o nosso restante negócio.

Menores custos - através do corte de desperdícios e de uma utilização mais cuidada dos recursos para criar eficiências, corte de custos e aumento das margens, enquanto nos tornamos menos expostos à volatilidade dos preços dos recursos. Desde 2008 cortámos mais de €700m em custos através da ecoeficiência nas nossas fábricas.

Menor risco - operar de modo sustentável ajuda-nos a proteger tanto a nossa cadeia de fornecimento contra os riscos futuros associados às alterações climáticas, como o fornecimento a longo prazo das matérias-primas. Em 2016, 51% das nossas matérias-primas agrícolas já eram provenientes de origem sustentável.

Maior confiança - colocar a sustentabilidade no cerne do nosso modelo empresarial fortalece os nossos relacionamentos. Ajuda-nos a manter o nosso valor e relevância para os consumidores, enquanto inspira os atuais e futuros funcionários da Unilever. Por exemplo, em 2016 mantivemos o nosso estatuto como Empregador de Escolha entre Licenciados no agitado setor dos bens de consumo em 34 dos 60 países onde recrutamos.

O nosso modelo - o Plano de Sustentabilidade Unilever

O nosso Plano de Sustentabilidade fornece o modelo detalhado segundo o qual iremos alcançar o nosso propósito. Abrange todos os aspetos do nosso negócio, cada uma das nossas marcas e categorias em todos os países onde operamos. Procura fomentar a mudança por toda a nossa cadeia de valor - desde as nossas operações, às origens dos nossos produtos até ao modo como os consumidores os utilizam. Foi concebido para orientar o crescimento lucrativo e fomentar a inovação e para o fazer de um modo correto para que todas as partes interessadas sintam os seus benefícios.

O Plano, lançado em 2010, está criado em torno de três grandes metas.

Melhorar a saúde e o bem-estarReduzir o impacto ambientalMelhorar as condições de vida

Até 2020 iremos ajudar mais de mil milhões de pessoas a agir para melhorar a sua saúde e bem-estar.

Até 2030 o nosso objetivo é reduzir para metade a pegada ambiental decorrente do fabrico e utilização dos nossos produtos, enquanto fazemos crescer o nosso negócio.

Até 2020 iremos melhorar as codições de vida de milhões de pessoas, enquanto fazemos crescer o nosso negócio.

Para cada meta detalhamos alvos e técnicas objetivas de aferição, consulte O Plano de Sustentabilidade Unilever.

Mudança transformacional que vai além do nosso negócio

Muitos desafios de sustentabilidade são complexos e de escala global. Combatê-los requer mudanças em sistemas inteiros e em modos de trabalho. A colaboração entre empresas, governos, ONGs e outros é crucial se queremos alcançar estas mudanças - através de parcerias tais como o World Business Council for Sustainable Development’s Action 2020, a Tropical Forest Alliance 2020 e a Global Task Force for Scaling up Nutrition.

O nosso Plano de Sustentabilidade fornece o modelo para a mudança dentro da nossa organização e na cadeia de valor. Mas queremos ir mais longe e identificamos quatro áreas chave onde podemos utilizar a nossa escala e influência para ajudar a fomentar uma mudança transformacional:

  • agir relativamente ao clima e combater a desflorestação
  • melhorar as condições de vida e criar mais oportunidades para as mulheres
  • melhorar a saúde e o bem-estar
  • defender a agricultura sustentável e a segurança alimentar.

Apoiamos os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Acordo de Paris na Conferência para o Clima da ONU. Através do nosso Plano de Sustentabilidade e de um compromisso para com as mudanças transformacionais, iremos desempenhar o nosso papel a ajudar a atingir as metas de "zero pobreza e carbono zero".

Continuamos em aprendizagem

Temos tido alguns ótimos resultados derivados do nosso Plano de Sustentabilidade. Sabemos que contribui para o crescimento do negócio ao vermos a resposta dos consumidores às campanhas das nossas marcas Sustentáveis - tais como a Hellmann's, Breyers e Skip - em questões que vão desde a origem sustentável até à escassez da água.

Temos também aprendido bastante acerca daquilo que funciona e do que não funciona, e continuaremos a efetuar alterações para fazer as coisas de um modo correto. Um dos nossos maiores desafios é a nossa capacidade de estimular a mudança fora do nosso negócio, em áreas onde não temos controlo direto. 

Por exemplo, apesar de termos efetuado bons progressos na redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) nas nossas unidades fabris, e atingirmos em 2016 o nosso objetivo para 2020, o impacto dos nossos produtos nos GEE por utilização do consumidor sofreu um aumento de 8% desde 2010. Atualizámos a nossa estratégia de GEE para refletir aquilo que aprendemos.

Estamos continuamente em busca de novas ideias e modos para influenciar a nossa cadeia de valor alargada. Sabemos que a colaboração com outros é a chave para combater tantos desafios de sustentabilidade e iremos focar-nos cada vez mais nisto nos anos vindouros. As nossas iniciativas para a mudança transformacional irão ajudar-nos a trazer a mudança que os sistemas necessitam para combater alguns dos mais complexos problemas sociais e ambientais.

O que pensam os outros

Estamos satisfeitos por a nossa estratégia estar a ser reconhecida por outros, incluindo:

  • Dow Jones Sustainability Index (DJSI) - no seguimento de 15 anos de liderança no setor Alimentar, de Bebidas e Tabaco (em 16 anos de participação), a Unilever foi nomeada líder do setor de Produtos Domésticos e Pessoais com uma pontuação de 92 pontos em 100 possíveis.
  • Fomos também selecionados como um índice componente do Dow Jones Sustainability Index (DJSI) no seguimento da nossa participação no "2016 RobecoSAM Corporate Sustainability Assessment".

  • Relatório Anual "GlobeScan/SustainAbility sobre Sustainability Leaders no qual mantivemos o primeiro lugar durante seis anos consecutivos.
  • CDP - em 2016 fomos também mencionados na lista 'A' de desempenho no CDP’s Climate, Water and Forests Reports. Fomos também incluídos no CDP’s Leadership Report em Supply Chain.
Back to top