Toggle Pesquisar

  1. Home
  2. Vida sustentável
  3. A nossa estratégia para um negócio sustentável
  4. Incorporar a sustentabilidade

Incorporar a sustentabilidade

Estamos a incorporar a sustentabilidade nas nossas marcas, marketing e inovação e a explorar novas ideias e abordagens para atingir as metas existentes no Plano de Sustentabilidade Unilever.

Agricultores cultivando tomates sustentáveis para a Knorr

Os colaboradores desempenham um papel crucial. Estamos a fornecer-lhes o conhecimento e as ferramentas que necessitam para ajudar a fomentar o nosso crescimento sustentável, em especial as nossas equipas de marketing que são essenciais ao desenvolvimento de marcas com um propósito sustentável. Almejamos utilizar o nosso marketing para encorajar mudanças comportamentais positivas e para partilhar com outros aquilo que temos aprendido nesta área.

Estamos a integrar a sustentabilidade no modo como nos relacionamos, formamos e premiamos os nossos colaboradores e temos incorporado a sustentabilidade nas nossas estruturas administrativas. Estamos a colaborar com outras entidades em quatro áreas que identificámos para podermos utilizar a nossa escala e influência para fomentar a mudança em sistemas completos.

Marcas orientadas por um propósito irão conduzir ao crescimento

Colocar a vida sustentável no cerne das nossas marcas está a inspirar os nossos consumidores e a fazer crescer as nossas vendas. O conceito de marcas "orientadas por um propósito" não é novo. Entre as nossas próprias marcas, a Lifebuoy e a Ben & Jerry’s sempre tiveram um propósito social ou ambiental no seu cerne desde a criação.

Contudo, no complexo e interconectado mundo atual, um forte propósito por si só não é suficiente e as marcas devem olhar para os seus impactos mais abrangentes. As marcas não podem fazer o bem social enquanto prejudicam o planeta, ou melhorar as vidas de mulheres que compram os seus produtos enquanto ignoram as condições de trabalho das mulheres que os produzem.


Marcas orientadas por um propósito


Keith Weed

 

O nosso Chief Marketing & Communications Officer, Keith Weed, lidera o nosso Departamento de Marketing bem como a nossa equipa de Sustainable Business & Communications.

“Colocando o propósito no cerne das nossas marcas podemos passar do "marketing aos consumidores" para o "aquilo que importa aos consumidores". As marcas orientadas por um propósito irão fomentar o crescimento para o nosso negócio, ligar-nos aos nossos consumidores e gerar um impacto social positivo.”

Como definimos uma marca Sustentável

Criamos uma definição para aquilo que torna uma marca verdadeiramente "Sustentável". Tal marca não deve ter apenas um claro propósito que contribua para uma preocupação social ou ambiental; o produto em si deve também contribuir para uma ou mais metas entre as que foram estabelecidas no Plano de Sustentabilidade Unilever.

Para avaliar o produto e o propósito, desenvolvemos uma metodologia para nos ajudar a determinar como, e até que ponto, cada marca cumpre cada um destes dois critérios. Isto permite às marcas gerar uma visão sistemática do seu progresso dentro de fatores sociais e ambientais. Em 2016 analisámos as nossas maiores marcas através desta metodologia. A nossa análise revelou que em 2015 as 12 marcas Sustentáveis geraram quase metade do nosso crescimento e cresceram 30% mais rápido que o restante negócio. Estas marcas representaram novamente quase metade do nosso crescimento em 2016, mas agora cresceram 40% mais rápido.

Acreditamos que, se queremos efetuar mudanças em larga escala, podemos atingir esse objetivo tornando sustentáveis as grandes marcas, de maior sucesso e que definem as suas categorias. Todas as nossas grandes marcas como Dove, Skip, Knorr, Hellmann's e Lipton são marcas Sustentáveis.

Spotlight Spotlight

Lipton logo

Propósito e produto em ação: Lipton

Propósito: A Lipton apoia os agricultores trabalhando para melhorar as suas condições de vida e as das famílias enquanto protege o planeta para o futuro.

Produto: No final de 2015, todo o chá que compunha as saquetas de mistura para chá Lipton foi proveniente de explorações certificadas pela Rainforest Alliance, um enorme passo para a maior marca mundial de chá.

Os exemplos de Lipton e Domestos mostram como cada uma tem um propósito que responde a uma preocupação social e ambiental específica. E como implementaram alterações e melhorias nos seus produtos para corresponder a um objetivo específico do Plano de Sustentabilidade da Unilever. O nosso trabalho com as marcas sustentáveis baseia-se na análise detalhada da sua pegada ambiental ao longo do seu ciclo de vida. Consulte o estudo dos Ciclos de Vida para saber mais acerca da nossa abordagem.

Spotlight Spotlight

Domestos logo

Propósito e produto em ação: Domestos

Propósito: Ajudar 25 milhões de pessoas a ter acesso melhorado a instalações sanitárias até 2020, promovendo os benefícios da utilização de sanitas limpas e tornando as instalações sanitárias acessíveis.

Produto: Reduzimos até 15% a quantidade de plástico utilizado nas embalagens de Domestos tornando-as mais leves mas mantendo a sua resistência. Assim que a alteração for mundialmente implementada em todas as gamas da marca, isto irá poupar cerca de 1.000 toneladas de plástico por ano.

Os consumidores acreditam que a sustentabilidade é importante

Em 2015, efetuámos um estudo para compreender se a visão dos consumidores sobre a sustentabilidade se refletia em escolhas de consumo efetivas1. A maioria dos inquiridos não só acreditam que a sustentabilidade é importante como agiam de acordo para viver de modo mais sustentável. O nosso estudo revelou ainda que as questões da sustentabilidade são relevantes para os consumidores tanto em países desenvolvidos como nos mercados emergentes. Isto corrobora a nossa ideia sobre a oportunidade crescente que a sustentabilidade representa para o negócio.

1 estudo da Unilever em 2015 realizado pelo Flamingo e Europanel

Back to top