1. Home
  2. Vida sustentável
  3. Notícias mais recentes
  4. Cinco coisas a saber acerca do crescimento sustentável

Cinco coisas a saber acerca do crescimento sustentável

O nosso relatório mais recente mostra que estamos a proporcionar um crescimento do qual nos orgulhamos enquanto enfrentamos várias questões sobre sustentabilidade. Eis os nosso guia rápido do progresso em 2016.

Customer at a Unilever recycling station in Sao Paolo, Brazil

O nosso negócio está a crescer - e os nossos resultados mais recentes continuam a mostrar que o nosso crescimento é sustentável, assim como rentável.

A cada ano descrevemos o nosso progresso no sentido dos objetivos definidos por nós no nosso Plano de Sustentabilidade da Unilever (abreviatura do inglês, USLP). Lançado em 2010 é um mapa da nossa visão de aceleração do nosso crescimento, reduzindo simultaneamente a nossa pegada ambiental e aumentando o nosso impacto social positivo.

Apresentamos em seguida cinco pontos que deve saber acerca do nosso progresso em 2016, incluindo o sucesso que alcançámos e os grandes desafios que ainda restam.

A sustentabilidade a gerar maiores taxas de crescimento…

... demonstrando que o nosso crescimento é consistente e competitivo, assim como rentável e sustentável. As nossas 'marcas sustentáveis' - que contribuem todas para um ou vários dos objetivos do Plano de Sustentabilidade da Unilever e possuem um propósito evidente de vida sustentável - proporcionaram mais de 60% do nosso crescimento em 2016. Além disso, cresceram a um ritmo 50% mais rápido do que os restantes segmentos. Temos agora 18 marcas sustentáveis - e estas incluem as nossas seis maiores marcas em volume de negócios.

Estamos a ter impactos sociais positivos em milhões de vidas...

... e usamos cada parte da nossa cadeia de valor para os aplicar. Por exemplo, ajudámos cerca de 920.000 mulheres a ter acesso a iniciativas com o objetivo de promover a sua segurança, desenvolver as suas competências e expandir as suas oportunidades. Foi o que conseguimos funcionando em colaboração com a nossa cadeia de fornecedores e através de iniciativas focadas na venda e distribuição dos nossos produtos. 

No final de 2016 teremos ajudado 538 milhões de pessoas a melhorar a sua saúde e higiene e cerca de 650.000 pequenos agricultores a ter acesso a iniciativas destinadas a melhorar as suas práticas agrícolas e rendimentos.

Redução do impacto ambiental...

...Conseguimos um grande progresso na redução do impacto ambiental nas nossas fábricas e explorações, embora ainda enfrentemos desafios que as ultrapassam porque abordar algum do impacto da forma como os consumidores usam os nossos produtos demora tempo. Desde 2008, nas nossas operações fabris, cortámos o CO2 da energia em 43%, a captação de água em 37% e o total de resíduos eliminados em 96% por tonelada de produção. 

Desde 2010, o impacto dos nossos produtos na água foi reduzido em cerca de 7%, enquanto a água associada à eliminação dos nosso produtos pelo consumidor foi reduzida em cerca de 28%. Mas o impacto no efeito de estufa causado pelos nossos produtos ao longo do seu ciclo de vida, incluindo o uso pelo consumidor, aumentou agora em cerca de 8% desde 2010. Apesar dos desafios, permanecemos totalmente empenhados numa abordagem da cadeia de valor e em ser carbono-positivos nas nossas operações.

Queremos expandir os nossos compromissos onde precisamos...

.. tal como fizemos em janeiro de 2017, quando anunciámos que estávamos empenhados em garantir que todas as nossas embalagens de plástico são totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, até 2025. Também continuámos a aprofundar a integração dos direitos humanos nos nossos negócios e em 2016 integrámos a nossa experiência em direitos humanos na organização da nossa cadeia de fornecedores.

Estamos confiantes de estar no caminho certo...

... porque o nosso modelo de negócios, com o USLP no seu âmago, continua a criar valor para nós, para os nossos acionistas e para milhões de pessoas em todo o mundo. Crescemos de forma consistente além dos nossos mercados, melhorámos constantemente a rentabilidade e o fluxo de caixa e devolvemos sólidos retornos aos acionistas desde que foi lançado o USLP.

Quer saber mais? Visite a secção Vida Sustentável para mais informações.

Back to top