O Plano de Sustentabilidade Unilever para

Saúde e higiene

Saúde e Higiene

Falta de água potável segura e fraco saneamento e higiene causam anualmente milhões de mortes evitáveis, em particular entre crianças.

A Organização Mundial de Saúde estima que combater estas questões intimamente interligadas tem o potencial de previnir pelo menos 9% das doenças mundiais, e 6% de todas as mortes.1 Indícios mostram que as pessoas serão mais saudáveis e felizes, e as comunidades mais produtivas, se dispuserem de melhores acessos à água, saneamento e higiene.

Melhorar o acesso a estas necessidades básicas é essencial para retirar as pessoas da pobreza. O pilar de saúde e higiene do nosso Plano de Sustentabilidade contribui para diversos dos Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável da ONU: Meta 3 Boa saúde e bem-estar; Meta 6 Água limpa e saneamento; 8 Trabalho condigno e crescimento económico; 11 Cidades e comunidades sustentáveis; e 17 Parcerias para as metas.

As nossas marcas de saúde e higiene Lifebuoy, Domestos, Signal e Pureit ambicionam melhorar a saúde através de uma melhor higiene. Estes produtos do dia-a-dia - sabonetes, detergentes sanitários e pastas de dentes bem como os nossos inovadores purificadores de água, podem ajudar a evitar doenças e melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, e em última instância ajudar a salvar vidas.

Contudo, disponibilizar produtos de qualidade e a baixo custo é apenas parte da solução para melhorar a saúde através da higiene - é também necessário que as pessoas alterem os seus hábitos. Utilizando a nossa compreensão de hábitos e experiência em efetuar campanhas de mudança comportamental a grande escala, promovemos uma alteração duradoura nos hábitos diários que sejam relevantes para a saúde.

1http://www.who.int/maternal_child_adolescent/documents/levels_trends_child_mortality_2013/en/

Abordar a saúde e a higiene do ponto de vista empresarial

Abordar desafios é bom para a sociedade - e é bom para o negócio. Muitos dos nossos programas fomentam diretamente o crescimento - os nossos programas de cuidados orais, lavagem de mãos e saneamento são bons exemplos. Quanto mais as pessoas escovam os dentes, utilizam o sabonete com regularidade, e têm acesso a saneamento, o consumo de pasta de dentes, sabão e produtos de limpeza sanitária aumenta.

Conduzimos muitas das nossas iniciativas de saúde e higiene através das marcas na nossa categoria de Cuidados Pessoais. Esta é a maior categoria de produtos da nossa empresa com um volume de negócios de €20.2 mil milhões em 2016 que representa 38% do volume de negócios do nosso Grupo e 48% do nosso lucro operacional. É a casa de marcas como a Dove, Signal e Lifebuoy. O sabão Lifebuoy tem sido uma das nossas marcas de maior crescimento no período 2010-2016 e é a marca mundial número um de sabão antibacteriano.

A nossa categoria de Limpeza Doméstica gerou um volume de negócios de €10 mil milhões em 2016, o que representa 19% do volume de negócios do nosso Grupo. Inclui os nossos purificadores de água Pureit e Qinyuan bem como a Domestos, a nossa marca líder de mercado em limpeza sanitária que tem uma forte presença nos mercados emergentes.

A Domestos está a ajudar a proporcionar às pessoas o acesso a saneamento melhorado, o que conduz ao desenvolvimento do mercado para a nossa empresa. À medida que mais pessoas ganham acesso a instalações sanitárias, maior o potencial para que elas adquiram produtos de limpeza sanitária. A Domestos cresceu 9.7% em 2016.

A nossa abordagem

Disponibilizar às pessoas o acesso a produtos de boa qualidade e preço acessível, tais como sabão e pasta de dentes, representa um ponto de partida crucial na melhoria dos hábitos de higiene. No entanto, apenas os produtos não são suficientes. Estudos demonstram que a maioria das pessoas sabem que devem escovar os dentes duas vezes por dia, e lavar as suas mãos com sabão após utilizar os sanitários e antes de comer, mas muitas vezes não o fazem.

Como uma das empresas líderes mundiais em bens de consumo utilizados diariamente, compreendemos os estímulos, barreiras e motivações que geram mudanças de comportamento sustentadas. A sustentar a nossa abordagem está o nosso modelo de mudança comportamental, As Cinco Alavancas para a Mudança, da Unilever. Este é um conjunto de princípios que, se aplicado de modo consistente, aumenta a probabilidade de criar um impacto duradouro. Utilizamos este conhecimento, em conjunto com a nossa experiência em marketing e na comunicação de campanhas em grande escala, para catalisar uma mudança duradoura nos comportamentos do dia-a-dia.

Inovação

Ambicionamos alterar comportamentos através de inovações que encorajem a boa higiene. Por exemplo, o sabonete que muda de cor da Lifebuoy torna a lavagem das mãos divertida para as crianças. O nosso negócio de purificadores de água continuou a crescer em 2016: os nossos purificadores oferecem água que não só é segura e conveniente para beber, mas também com um sabor agradável. 

Alargámos a sua atratividade comunicando a sua segurança superior e introduzimos novos modelos que combatem problemas crescentes tais como a remoção dos sais totalmente dissolvidos da água potável e, mais recentemente, um modelo que melhora dramaticamente a remoção de resíduos de pesticidas que são encontrados com frequência na lavagem de produtos hortícolas com folhas.

Ativismo e parcerias

Em julho de 2010, através da Resolução 64/292, a Assembleia Geral da ONU reconheceu explicitamente o direito humano à água e ao saneamento. Reconheceu que a água potável limpa e o saneamento seguros e limpos são essenciais para um desfrutar pleno da vida e de todos os direitos humanos. 

A Unilever respeita esses direitos assegurando que conduzimos os nossos negócios de modo a satisfazer o direito humano à água, tal como definido na Norma do Direito Humano à Água da ONU. Subscrevemos também o World Business Council for Sustainable Development WASH Pledge para assegurar o acesso à Água, Saneamento e Higiene (Water, Sanitation and Hygiene - WASH, na sigla em inglês) em todas as nossas instalações de produção, plantações e locais de trabalho.

Chefes de estado de todo o mundo reuniram-se em Nova Iorque em setembro de 2015 para adotar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, resultando em 17 Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável. A Unilever desempenhou um papel fundamental na defesa e desenvolvimento dos Objetivos Globais. Incluídos nos mesmas existe um objetivo dedicado à água e saneamento (Objetivo Global 6). Este define o "assegurar de uma disponibilidade e gestão da água e saneamento para todos". 

A Unilever trabalhou com outros para assegurar que a higiene seria incluída como um componente chave da Meta e aplaudiu a inclusão de indicadores para aferir o acesso a instalações de lavagem de mãos com sabonete. Através das nossas marcas, dos programas de mudança comportamental e através do unir de forças com outros em torno de eventos tais como a Assembleia Geral da ONU, cimeiras regionais de Água, Saneamento e Higiene, o Dia Mundial das Instalações Sanitárias e o Dia Internacional da Mulher, estaremos a contribuir para alcançar a Meta 6.

Estabelecer parcerias com organizações que partilham a nossa ambição de melhorar a saúde através de uma melhor higiene é a chave para causar impacto em grande escala. Trabalhamos com parceiros em diversos modos: em programas conjuntos de ativismo e defesa para conferir maior visibilidade às questões; para aumentar a dimensão de programas existentes e planear novas iniciativas; e num trabalho conjunto para assegurar fundos adicionais que poderão aumentar o impacto do nosso investimento. 

Acreditamos que as empresas estão bem posicionadas para trabalhar com governos, a sociedade civil e agências de desenvolvimento para fomentar a mudança transformacional e sustentável em grande escala. Quer seja através da nossa compreensão dos consumidores, conhecimento acerca de alterações comportamentais, do design de produtos inovadores, ou de financiamentos, trazemos um conjunto de recursos e conhecimento para cima da mesa que pode fortalecer as nossas colaborações e, por sua vez, melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas enquanto simultaneamente faz crescer o nosso negócio.

A Toilet Board Coalition é um exemplo - uma aliança global, liderada por empresas, constituída por empresas, investidores, peritos em saneamento e organizações não lucrativas, cujo objetivo é o desenvolvimento de soluções sustentáveis e em grande escala para a crise do saneamento. Outro exemplo é o Transform, uma parceria de £10 milhões com o Clinton Giustra Enterprise Partnership e o DFID para financiar e apoiar novos empreendimentos sociais, com um foco no WASH e na energia.

O nosso compromisso

Até 2020, iremos ajudar mais de mil milhões de pessoas a agir para melhorar a sua saúde e higiene. Isto irá ajudar a reduzir a incidência de perigosas doenças como a diarreia - uma das maiores causas de morte entre as crianças abaixo dos cinco anos.

Progressos até à data
  • Seis anos após o início do nosso Plano de Sustentabilidade Unilever, aprendemos que é possível alcançar as pessoas em grande escala com mensagens sobre higiene e água potável segura. Até ao final de 2016 conseguimos alcançar cerca de 538 milhões de pessoas: 379 milhões de pessoas com a Lifebuoy; 6.2 milhões com acesso melhorado a instalações sanitárias1; 75 milhões com as nossas marcas de dentífricos; 23 milhões através dos programas Dove de autoestima; e 55 milhões com água potável segura com a Pureit. A Pureit forneceu também 85 mil milhões de litros†2 de água potável segura.
  • Continuámos a melhorar o saneamento através da nossa parceria global com a UNICEF, ampliámos o nosso programa Domestos Toilet Academy e implementamos iniciativas de água, saneamento e higiene (WASH) em escolas.
Desafios futuros

A Lifebuoy gere um dos maiores programas mundiais de lavagem das mãos. Para atingir a nossa meta de mil milhões, estamos à procura de maneiras para criar mudanças comportamentais eficazes a custos ainda menores. Para o conseguir, iremos continuar a avaliar como as parcerias e o uso de novas tecnologias pode ajudar a despoletar a mudança comportamental de modo mais eficiente e eficaz, por exemplo utilizando novos canais e apontando a momentos chave. 

Estamos a testar a utilização de plataformas móveis isoladamente ou combinadas com programas presenciais, tais como em escolas onde as crianças estão a aprender sobre os seus hábitos de higiene, ou através de parteiras que podem alcançar futuras mães e ajudantes familiares.

Para a nossa gama de purificadores de água, a nossa prioridade imediata é fortalecer e ampliar as operações nos mercados existentes. A aquisição, em 2014, da empresa chinesa Qinyuan de purificação de água, acrescentou força às nossas capacidades. Contudo, para construir uma escala maior, necessitamos de uma distribuição e capacidade de serviços pós-venda mais fortes. Necessitamos igualmente de construir parcerias de sucesso com instituições microfinanceiras para tornar os purificadores mais acessíveis aos consumidores com baixos rendimentos.

Para a Domestos, a mera construção de instalações sanitárias não é suficiente. Para indivíduos e comunidades priorizarem a compra de uma sanita, e para que estas continuem a ser utilizadas de forma contínua, é necessária uma alteração fundamental no comportamento. Continuamos por isso a apoiar iniciativas que fomentam a mudança comportamental através de diversos meios, tais como as Domestos Toilet Academies e o nosso apoio à programação de saneamento da UNICEF.

Mudança transformacional - Descubra como estamos a fomentar a mudança transformacional através da eliminação da desflorestação, da defesa do papel da mulher, do apoio à agricultura sustentável e aos pequenos agricultores, e a melhorar a água, saneamento e higiene.

Assegurado de modo independente pela PwC

1 Os resultados são divulgados pela UNICEF de acordo com a sua metodologia e incluem o alcance derivado de iniciativas diretas e indiretas entre o período 2012-2015.

2 Uma quantidade de consumíveis (‘Germkill Kits’) foram fornecidos a distribuidores para serem embalados com aparelhos Pureit e não para venda em separado como peças de substituição. Isto resultou numa contagem em duplicado dos litros de água potável entre 2011 e 2015 para estes consumíveis. O número cumulativo para 2015 foi corrigido de 78 mil milhões de litros para 73 mil milhões de litros.


Expanda para saber mais sobre Saúde e Higiene

Metas e desempenho

Definimos metas ambiciosas para corresponder às necessidades das pessoas por uma boa saúde e higiene.

Saúde e Higiene
O nosso compromisso

Até 2020, iremos ajudar mais de mil milhões de pessoas a melhorar a sua saúde e higiene. Isto irá ajudar a reduzir a ocorrência de doenças perigosas como a diarreia.

A nossa performance

Cerca de 538 milhões de pessoas alcançadas até ao final de 2016 através dos nossos programas de lavagem de mãos, saneamento, saúde oral, autoestima e água potável segura: 379 milhões de pessoas com a Lifebuoy; 6.2 milhões com acesso melhorado a instalações sanitárias1; 75 milhões com as nossas marcas de dentífricos; 23 milhões através dos programas de autoestima Dove; e 55 milhões com água potável segura através da Pureit. A Pureit forneceu também 85 mil milhões de litros†2 de água potável segura até ao final de 2016.

A Nossa Perspetiva

Estamos no caminho certo para cumprir o nosso compromisso para 2020. Até ao final de 2016 alcançamos cerca de 538 milhões de pessoas, um aumento dos 482 milhões em 2015. Apenas em 2016, a Lifebuoy alcançou 42 milhões de pessoas.

As nossas marcas dentífricas Signal e Pepsodent alcançaram antecipadamente as suas metas para 2020, e em 2016 atingiram já 75 milhões de pessoas através das nossas campanhas Brush Day & Night.*

A Dove alcançou a sua meta de 2015 um ano mais cedo, e alcançou cerca de 20 milhões até 2015. Em 2016 ampliámos a nossa meta para alcançar 20 milhões de jovens adicionais - a nossa ambição agora é ajudar um total de 40 milhões até 2020.

Em 2014, introduzimos uma nova meta para o saneamento, com o trabalho em conjunto da Domestos com a UNICEF para ampliar o alcance das iniciativas de melhoria do saneamento. No período 2012-2015 permitimos que 6.2 milhões de pessoas ganhassem acesso melhorado a instalações sanitárias.

Assegurado de modo independente pela PwC.

1 Os resultados são divulgados pela UNICEF de acordo com a sua metodologia e incluem o alcance derivado de iniciativas diretas e indiretas entre o período 2012-2015.

2 Uma quantidade de consumíveis (‘Germkill Kits’) foram fornecidos a distribuidores para serem embalados com aparelhos Pureit e não para venda em separado como peças de substituição. Isto resultou numa contagem em duplicado dos litros de água potável entre 2011 e 2015 para estes consumíveis. O número cumulativo para 2015 foi corrigido de 78 mil milhões de litros para 73 mil milhões de litros.

* Consulte As nossas Métricas para a definição de 'alcance'.


  • Alcançado

  • Dentro do plano

  • Fora do plano

  • %

    do objetivo alcançado

Legenda
  • Alcançado

  • Dentro do plano

  • Fora do plano

  • %

    do objetivo alcançado

As nossas metas

Consulte por favor Certificação Independente para obter mais informação sobre o nosso programa de certificação em todo o Plano de Sustentabilidade Unilever.

Reduzir as doenças respiratórias e associadas à diarreia através da lavagem de mãos

Até 2020 a nossa marca Lifebuoy pretende alterar os hábitos de higiene de mil milhões de consumidores na Ásia, África e América Latina, através da promoção dos benefícios da lavagem das mãos com sabonete em momentos cruciais.

Em 2015, ampliámos a nossa meta de 2015 para 2020.

379 milhões de pessoas alcançadas desde 2010.


A Nossa Perspetiva

O nosso maior desafio é ampliar os programas com uma relação custo/eficiência. Temos efetuado fortes progressos desde 2010, alcançando 379 milhões de pessoas e desenvolvendo modelos que reduzem abaixo de metade o custo por contacto.

Contudo, os nossos programas atuais dependem de intervenções com contacto direto. Apesar de termos reduzido o custo por contacto mantendo a eficácia, estamos constantemente a identificar novos canais para otimizar ainda mais os custos e para nos permitir atingir uma escala ainda maior a cada ano que passa. Continuamos a avaliar como as parcerias e o uso de novas tecnologias podem ajudar a criar a mudança comportamental de modo mais eficaz e eficiente, por exemplo através de novos canais e do foco em momentos chave.

Fornecer água potável

Através da nossa gama de purificadores de água, pretendemos fornecer 150 mil milhões de litros de água potável até 2020.1

A Pureit forneceu 85 mil milhões de litros†2 de água potável segura até 2016. Apenas em 2016 forneceu cerca de 12 mil milhões de litros.


A Nossa Perspetiva

A nossa gama de purificadores de água está disponível em 12 países: Bangladesh, Brasil, Gana, Índia, Indonésia, Quénia, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Sri Lanka. As populações conjuntas destes mercados representam metade da população mundial. Durante o período 2005-2016 fornecemos 85 biliões de litros†2 de água potável segura, com cerca de 12 mil milhões de litros apenas em 2016.

Ampliámos o nosso negócio na China com a aquisição em 2014 da empresa Chinesa Qinyuan Group, a maior do seu país no ramo da purificação de água.3 A purificação de água é uma categoria mundial em crescimento para a nossa empresa, tendo crescido 2.8% em 2016.

Continuámos a melhorar a nossa oferta de produtos para atrair a consumidores com diferentes graus de poder económico e em diferentes mercados. O nosso modelo mais económico custa cerca de €20 na Índia (INR 1,600), com um custo de utilização de apenas um cêntimo de euro por cada dois litros de água potável segura. Este é um custo inferior ao de ferver água e significativamente inferior ao da compra de água engarrafada.

1 Revimos em 2014 o nosso objetivo para refletir aquilo que é mais importante para a saúde - o consumo existente de água potável segura. A nova métrica também nos permite registar o consumo existente de água segura (em litros) que é uma forte medida de substituição para o impacto atual na saúde, em comparação com o fornecimento pontual de aparelhos. 

Isto melhora a nossa métrica prévia de pessoas alcançadas, que quantificava as vendas dos nossos purificadores multiplicadas pela dimensão média dos agregados familiares médios, para obter um número de pessoas alcançado em média por cada aparelho. Entre 2005-2013, 55 milhões de pessoas utilizaram o Pureit.

Assegurado de modo independente pela PwC .

2 Uma quantidade de consumíveis (‘Germkill Kits’) foram fornecidos a distribuidores para serem embalados com aparelhos Pureit e não para venda em separado como peças de substituição. Isto resultou numa contagem em duplicado dos litros de água potável entre 2011 e 2015 para estes consumíveis. O número cumulativo para 2015 foi corrigido de 78 mil milhões de litros para 73 mil milhões de litros.

3 A Qinyuan não está ainda incluída nos nossos cálculos de litros de água potável segura fornecida.

Melhorar o acesso ao saneamento

Até 2020 iremos ajudar 25 milhões de pessoas a terem acessos melhorados a instalações sanitárias através da promoção dos benefícios da utilização de sanitas limpas e tornando-as acessíveis.

No período 2012-2015, ajudámos 6.2 milhões de pessoas a terem acesso melhorado a instalações sanitárias.


A Nossa Perspetiva

Quando em 2014 adicionámos esta meta ao Plano de Sustentabilidade Unilever, tornámo-nos na primeira empresa a efetuar um compromisso com a melhoria do saneamento a esta escala. No período entre 2012-2015, a parceria da Domestos com a UNICEF ajudou 6.2 milhões de pessoas a obter acesso melhorado a instalações sanitárias.*

O saneamento é uma das mais complexas áreas de desenvolvimento. Estamos a colaborar com parceiros para expandir programas de saneamento de qualidade em velocidade e escala crescentes. Em 2016 continuámos a nossa parceria com a UNICEF, ampliámos o nosso programa Domestos Toilet Academy e implementámos iniciativas de água, saneamento e higiene (WASH) em escolas. Abrimos também o Centro Unilever Suvidha na Índia, um centro comunitário sustentável para mais de 1,500 pessoas de agregados com baixos rendimentos, que oferece instalações sanitárias, lavagem de mãos, duches, máquinas de lavar roupa e água potável segura.

* Os resultados são divulgados pela UNICEF de acordo com a sua metodologia e incluem o alcance derivado de iniciativas diretas e indiretas entre o período 2012-2015.

Melhorar a higiene oral

Iremos utilizar as nossas marcas de dentífricos e escovas de dentes, assim como os nossos programas de melhoria da saúde oral para encorajar as crianças e os seus pais a escovarem os dentes de dia e de noite. Pretendemos alcançar 50 milhões de pessoas até 2020.

Alcançámos a nossa meta antecipadamente, alcançando mais de 50 milhões de pessoas. Até 2015 o nosso total aumentou para 75 milhões. Atingimos cerca de 4 milhões de pessoas em 2016..


A Nossa Perspetiva

A missão da Signal/Pepsodent é melhorar a saúde oral encorajando as famílias a escovarem os dentes de manhã e de noite utilizando pasta de dentes de fluoreto. Estudos mostram que os hábitos de escovagem a longo prazo são mais facilmente criados durante a infância, pelo que o nosso objetivo é incutir bons hábitos desde cedo, e encorajar os pais a darem o exemplo. Esta abordagem já se provou muito eficaz na mudança de hábitos e no crescimento do valor da marca.

Em 2016 lançamos o nosso programa 'Dentist with a Heart', para permitir aos dentistas o ensino da saúde oral no nosso programa nas escolas, utilizando os nossos recursos. E capitalizando a tecnologia móvel, introduzimos a Little Brush Big Brush, uma das primeiras campanhas no nosso setor a ser executada através da tecnologia chatbot no Facebook Messenger. Um programa de alteração comportamental grátis, com a duração de 21 dias, que conjuga uma narrativa animada com tecnologia de inteligência artificial de ponta para criar uma experiência divertida e educativa para as famílias.

Melhorar a autoestima

Com a nossa marca Dove estamos a ajudar milhões de jovens a desenvolverem confiança positiva pelo seu corpo e autoestima através de programas educacionais.



  • Até 2015 pretendíamos ajudar 15 milhões de jovens. Na realidade alcançámos quase 20 milhões até 2015, e em 2016 ampliámos a nossa meta para ajudar 20 milhões de jovens adicionais até 2020.

15.8 milhões de jovens receberam a nossa ajuda durante o período compreendido entre 2004-2014. Até 2015, alcançamos 19.4 milhões. Este número subiu para 23 milhões em 2016, colocando-nos no caminho certo para a nossa nova ambição de ajudar 40 milhões de jovens.


A Nossa Perspetiva

Alcançámos a nossa meta para 2015 um ano antes, e alcançámos quase 20 milhões em 2015. Para manter a nossa ambição, em 2016 ampliámos a nossa meta para atingir 20 milhões de jovens adicionais - o nosso objetivo atual é ajudar um total de 40 milhões até 2020.

Em 2016 continuámos a intensificar o alcance e qualidade do Projeto Dove Self-Esteem, desenvolvendo estratégias de implementação de custo eficaz e impactantes. Ampliámos a nossa parceria com a World Association of Girl Guides and Girl Scouts até 2020 e ampliámos também a nossa pesquisa formal educativa através de parcerias com governos tão diversos como a França, o Reino Unido e a Argentina, para difundir de modo mais amplo a educação da autoestima nas escolas.

Através do nosso Dove Day 2016 alcançámos mais de 30,000 estudantes quando cerca de 3,000 dos nossos funcionários em 37 países se juntaram a nós na comunicação de workshops de autoestima.

A Dove é a nossa maior marca de Cuidados Pessoais, e continuou a crescer em 2016.

Back to top