Toggle Pesquisar

O Plano de vida sustentável da Unilever para

Negócio inclusivo

Negócio inclusivo

Somos auxiliados por milhões de pessoas, desde a origem, à produção e venda dos nossos produtos. Queremos ajudá-los a elevar ainda mais o seu potencial – para que possam sustentar-se a si mesmos, às suas comunidades e à nossa empresa.

Construindo relações, removendo barreiras

Existe uma história por trás de cada um dos nossos produtos – a história das pessoas que os tornam possíveis. As pessoas nas nossas instalações e locais de produção que fazem as nossas marcas desempenham um papel crucial. Mas para além das nossas paredes existe uma rede de muitos mais milhões, desde os pequenos agricultores da nossa cadeia alargada de fornecimento, aos retalhistas e empreendedores que levam as nossas marcas a consumidores novos ou habituais.

Por todo o mundo, dependemos de pessoas e apoiamos essas mesmas pessoas que contribuem para o nosso sucesso. Temos já fortes relações com eles e queremos torná-las ainda mais fortes. Ajudando a remover as barreiras ao crescimento que as pessoas da nossa cadeia de valor enfrentam, pretendemos ajudá-las a crescer e prosperar.

Libertar o potencial de milhões

Através da tecnologia, formação, acesso melhorado a mercados e melhores métodos de trabalho, acreditamos que podemos ajudar milhões de pessoas a libertarem o seu potencial e nesse processo contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo Erradicar a Pobreza (ODS 1) e Trabalho Digno e Crescimento Económico (ODS 8).

Tornar a nossa organização mais inclusiva faz também um forte sentido empresarial. Ajuda a assegurar matérias-primas essenciais, amplia os mercados para os nossos produtos e aumenta a resiliência do nosso modelo comercial num mundo incerto.

A nossa estratégia


Pretendemos contribuir para o bem-estar económico através da criação de riqueza, emprego, melhoria de competências e fornecimento de acesso a mercados – criando um ciclo de crescimento virtuoso que tanto impulsiona como faz impulsionar o nosso negócio.

Pretendemos tornar a nossa abordagem holística e integrada com a empresa, porque reconhecemos que os progressos social, ambiental e comercial estão todos interligados. Sabemos que os pequenos agricultores, por exemplo, têm fraco acesso aos mercados, a apoios financeiros, e à informação e formação. Eles podem também ser condicionados por uma má dieta, desigualdades entre géneros e problemas de saúde, incluindo aqueles causados por um saneamento inadequado.

Os nossos programas e parcerias destinados a ajudar pequenos agricultores, incluem elementos do nosso Plano de Sustentabilidade Unilever, incluindo práticas de agricultura sustentável capacitação das mulheres, melhoria dos direitos humanos e justiça no local de trabalho,e a melhoria da saúde, higienenutrição.

De forma similar, o nosso trabalho com pequenos retalhistas e empresários na nossa rede de distribuição foca-se na ajuda à melhoria das suas capacidades e ao combate dos obstáculos que atualmente os limitam, tais como o acesso limitado aos mercados, acesso ao crédito, e uma falta de competências de gestão financeira. Combatendo estes obstáculos ao crescimento, criamos mais modos de ter um impacto social positivo – tal como através da expansão das oportunidades para as mulheres na nossa cadeia de valor.

Inclusive business pillar
O nosso compromisso

Até 2020, iremos causar um impacto positivo nas vidas de 5.5 milhões de pessoas através da melhoria das condições de vida de pequenos agricultores, e dos rendimentos de pequenos retalhistas, e através do aumento da participação de jovens empreendedores na nossa cadeia de valor.

Progreso até à data

Em 2017, permitimos que 716,000† pequenos agricultores e 1.6 milhões de pequenos retalhistas acedessem a iniciativas destinadas à melhoria das suas práticas agrícolas ou ao aumento dos seus rendimentos. Ж Φ

 Assegurado de modo independente pela PwC. .

Ж Em 2017, cerca de 370,000 mulheres acederam a iniciativas ao abrigo dos pilares de Negócio Inclusivo e Oportunidades para Mulheres. 

Φ Medido durante o período compreendido entre 1 de outubro – 30 de setembro.

Desafios futuros

Apesar de termos efetuado bons progressos na melhoria das práticas agrícolas de muitos dos nossos pequenos agricultores através de programas de certificação, o desafio é fornecer provas do impacto que vão além das práticas agrícolas, em áreas como a saúde e a nutrição, que podem agir como obstáculos para a melhoria das condições de vida. Estes problemas devem ser abordados de forma holística e sistemática. É por isso que estamos a trabalhar com um grande número de parceiros para melhorar os sistemas e infraestruturas onde os pequenos agricultores operam.

Do mesmo modo, para os pequenos retalhistas, a nossa ambição é aumentar os seus rendimentos através dos nossos programas como Shakti e Kabisig Summits. Temos indícios de que as nossas vendas aumentam através deste tipo de iniciativas, mas existe ainda mais trabalho a ser feito para quantificar o impacto nos rendimentos dos pequenos retalhistas. É nosso intuito obter esta informação como parte da nossa nova plataforma de formação para pequenos retalhistas.


Expand for more on Inclusive business

Objetivos e performance

Integrados no pilar de Negócio Inclusivo do nosso Plano de Sustentabilidade Unilever, definimos objetivos ambiciosos para causar um impacto positivo nas vidas de 5.5 milhões de pessoas.

Negócios inclusivos
O nosso compromisso

Até 2020, iremos causar um impacto positivo nas vidas de 5.5 milhões de pessoas através da melhoria das condições de vida de pequenos agricultores, dos rendimentos de pequenos retalhistas, e do aumento da participação de jovens empreendedores na nossa cadeia de valor.

A NOSSA PERFORMANCE

Em 2017 permitimos que cerca de 716,000† pequenos agricultores e 1.6 milhões de pequenos retalhistas acedessem a iniciativas orientadas para melhorar as suas práticas agrícolas ou o aumento dos seus rendimentos.Ж Φ

A NOSSA PERSPETIVA

HPermitimos que cerca de 1.6 milhões de pequenos retalhistas na nossa rede de distribuição acedessem a iniciativas orientadas para o aumento dos seus rendimentos, principalmente através da Perfect Store, Kabisig Summits nas Filipinas e Shakti na Índia e Nigéria. Não relatamos todas as iniciativas para pequenos retalhistas devido a questões relacionadas com a disponibilidade e qualidade da informação.

Através do nosso compromisso para obter matérias-primas de origem sustentável – em especial o cacau, chá, óleo de palma, baunilha e legumes – estamos a fortalecer a pequena agricultura e a efetuar bons progressos rumo ao nosso objetivo para 2020. Trabalhando em conjunto com os nossos fornecedores e parceiros, permitimos que cerca de 716,000 pequenos agricultores acedessem a iniciativas orientadas para a melhoria das suas práticas agrícolas.

†  Assegurado de modo independente pela PwC..

Ж Em 2017, cerca de 370,000 mulheres acederam a iniciativas ao abrigo dos pilares de Negócio Inclusivo e Oportunidades para Mulheres.

Φ Medido durante o período compreendido entre 1 de outubro – 30 de setembro.


  • Alcançado

  • Dentro do plano

  • Fora do plano

  • %

    do objetivo alcançado

Legenda
  • Alcançado

  • Dentro do plano

  • Fora do plano

  • %

    do objetivo alcançado

Os nossos objetivos

Consulte por favor a Certificação Independente para saber mais sobre o nosso programa de certificação em todo o Plano de Sustentabilidade Unilever.

Melhorar os meios de subsistência de pequenos agricultores

O nosso objetivo é interagir com pelo menos 500,000 pequenos agricultores na nossa rede de fornecimento. Iremos ajudá-los a melhorar as suas práticas agrícolas e desse modo permitir que se tornem mais competitivos. Com isto iremos melhorar a qualidade das suas vidas.

Em 2017 permitimos que cerca de 716,000 pequenos agricultores acedessem a iniciativas com o intuito de melhorar as suas práticas agrícolas.


A NOSSA PERSPETIVA

Continuamos a implementar programas orientados para a melhoria das práticas agrícolas de pequenos agricultores. Novas iniciativas registadas este ano incluem a Black Soy Bean Bango Initiative na Indonésia, e a certificação de pequenos cultivadores de chá no Sri Lanka.

Através dos nossos programas, estamos a trabalhar para ajudar pequenos agricultores a aumentar a produtividade, qualidade e consistência das suas colheitas. Isto oferece-lhes a plataforma para melhorar os seus rendimentos, enquanto nos oferece a visibilidade e resiliência que necessitamos para atingir uma cadeia de fornecimento verdadeiramente sustentável.

Melhorar a produtividade e a qualidade é apenas uma parte da história. Os pequenos agricultores habitualmente não têm acesso a mercados, apoios financeiros, e informação e formação. Sem estes, o seu crescimento é limitado, o que resulta em oportunidades falhadas para as melhorias de produtividade e qualidade. Outros fatores também os podem restringir, como uma má dieta, desigualdades entre géneros e problemas de saúde causados por um saneamento inadequado. É por isto que estamos também a trabalhar com um grande número de parceiros, tais como a Global Alliance of Improved Nutrition, para combater estes problemas e dar aos pequenos agricultores a melhor oportunidade possível para prosperarem.

Interagir com pequenos agricultores para melhorar as condições de vida

Melhorar os rendimentos de pequenos retalhistas

Iremos criar e melhorar os rendimentos de 5 milhões de pequenos retalhistas na nossa rede de distribuição.

Permitimos a cerca de 1.6 milhões de pequenos retalhistas na nossa rede de distribuição o acesso à nossa iniciativa Perfect Store, bem como a outros programas como a Shakti initiative e Kabisig Summits.


A NOSSA PERSPETIVA

O número de pequenos retalhistas com acesso às iniciativas aumentou ligeiramente em 2017 para 1.6 milhões, principalmente através da implementação continuada das nossas Kabisig Summits nas Filipinas e o programa Shakti na Índia e Nigéria.

Temos desenvolvido a nossa abordagem para assegurar que estamos a permitir o acesso à formação de tantos pequenos retalhistas quanto possível, e não apenas aos que participaram na nossa iniciativa Perfect Store.

Esperamos que o progresso rumo a este objetivo acelere a partir do próximo ano, assim que reunirmos todos os módulos de formação numa plataforma de formação totalmente integrada e certificada para pequenos retalhistas. Irá registar o número de pequenos retalhistas que acedem à formação, incluindo literacia financeira e formação básica em higiene, saneamento e nutrição para lhes permitir corresponder melhor às necessidades dos seus clientes, bem como melhorar o modo de vida das suas famílias.

Capacitar pequenos retalhistas para o crescimento

Aumentar a participação de jovens empreendedores na nossa cadeia de valor

Iremos aumentar a participação de jovens empreendedores na nossa cadeia de valor.

Iremos formar e permitir a participação de jovens no setor comercial agrícola global e nos canais de distribuição das nossas marcas a comercializar.

Continuamos a ajudar jovens através da nossa cadeia de fornecimento e canais de distribuição agrícolas.


A NOSSA PERSPETIVA

Desde 2014 temos trabalhado para trazer mais jovens empreendedores para o interior da nossa cadeia de valor, principalmente através de programas de negócio inclusivo em mercados emergentes ou em desenvolvimento.

Um exemplo é a Safeer, uma pequena iniciativa de retalho no Egito. O seu objetivo é recrutar e formar jovens para apoiar a distribuição de produtos Unilever nas 1,000 maiores aldeias egípcias, onde de outro modo seria demasiado dispendioso para que os vendedores Unilever as alcançassem. Do mesmo modo, a Unilever Bangladesh criou uma iniciativa para recrutar jovens desempregados para ajudarem a comercializar as nossas marcas em regiões rurais do Bangladesh onde não existe uma cobertura direta.

Os nossos programas para pequenos agricultores também apoiam jovens, tais como aqueles que cultivam baunilha em Madagáscar. Em parceria com Symrise, Save the Children e a agência de desenvolvimento federal GIZ, estamos a trabalhar para romper a transferência intergeracional de pobreza através da formação e educação agrícola. Através dos nossos programas, estamos a ajudar pequenos agricultores a aumentarem a produtividade, qualidade e consistência das suas colheitas.

Ajudar jovens empreendedores
Back to top