Toggle Pesquisar

O Plano de vida sustentável da Unilever para

Utilização de água

Utilização de água

A crescente escassez de água é um enorme problema para as pessoas, a sociedade e o negócio.

A água é crucial para que o planeta, os seus ecossistemas e os seus habitantes sobrevivam e prosperem. Ao nível humano é essencial à vida, e ao nível económico é um combustível central para a economia global. A Unilever não é diferente. A água é crucial para a produção e utilização dos nossos produtos. Restrições na qualidade e quantidade da água disponível limitam a nossa capacidade de operar de modo eficaz e responder às necessidades dos nossos consumidores.

2.8 mil milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de acesso precário à água. Estima-se que este número vá aumentar significativamente, com o Water Resources Group a estimar que em 2030 25% da procura total de água não será satisfeita. A escassez de água nos lares está a tornar-se num grande problema nas cidades em rápido crescimento de países em desenvolvimento, onde a infraestrutura não acompanha o ritmo do crescimento populacional e dos rendimentos. As alterações climáticas, a urbanização, o crescimento populacional e uma classe média crescente juntaram-se para criar uma crise global da água – marcada por secas, inundações e carências localizadas tais como aquela recentemente ocorrida na Cidade do Cabo.

Combater este desafio requer a ação coletiva de empresas, governos, organizações não-governamentais (ONGs) e consumidores. Aqui, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU (ODS 6) oferece um enquadramento comum para alcançar o acesso sustentável à água para todos até 2030. Acreditamos que um mundo com água para todos é uma plataforma crucial para alcançar os restantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O pilar da água do nosso Plano de Sustentabilidade Unilever (USLP) contribui para vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), principalmente: Água e Saneamento (ODS 6); Trabalho Digno e Crescimento Económico (ODS 8); Inovação e Infraestruturas (ODS 9); Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12); Combate às Alterações Climáticas (ODS 13); e Parcerias para o Desenvolvimento (ODS 17).

A nossa estratégia

Estamos a combater o desafio da escassez de água de um modo holístico, para que os consumidores possam continuar a desfrutar dos nossos produtos e possamos permitir que o nosso negócio floresça num mundo com restrições de água.

Water use and water centre
O caso de negócio

As nossas categorias de produto de Home Care e Beauty and Personal Care consomem mais de 90% da água utilizada em casa, desde a lavagem da louça ao cabelo, corpo e roupas. Como resultado disto, as pessoas que sofrem de escassez de água estão a realizar escolhas sobre como irão utilizar a sua porção de água. Isto, por sua vez, limita o crescimento dos nossos produtos.

Sabemos também que quando ocorrem secas os preços agrícolas habitualmente aumentam e costuma em seguida ocorrer uma crise energética, uma vez que a água é um ingrediente crucial para a geração de energia. Isto tem por consequência a subida dos preços, afetando o nosso negócio em triplicado.

A nossa abordagem

Os sistemas de água são altamente complexos e interligados. Por exemplo, o que afeta os fornecedores pode afetar a disponibilidade de matérias-primas para o nosso negócio e, por consequência, afetar os nossos consumidores. Definimos uma estratégia global para a água, de modo a salvaguardar a nossa capacidade de operar e também ajudar a contribuir para o ODS 6.

A água é essencial para que as pessoas desfrutem dos nossos produtos. Com água limitada temos dificuldades em lavar as mãos, as nossas roupas, as nossas casas de banho ou fazer uma refrescante chávena de chá. Isto é refletido na nossa pegada de água; mais de 99% do nosso uso de água ocorre quando os consumidores utilizam os nossos produtos, em especial quando lavam a roupa, o cabelo, tomam duche ou banho.

Assim sendo, as nossas equipas de Investigação e Desenvolvimento estão a focar-se no desenvolvimento de produtos que oferecem a mesma performance com menos água, água de menor qualidade ou até mesmo sem água. Estamos também a trabalhar com os nossos fornecedores para reduzir a água utilizada para regar as nossas plantações, e a reduzir o uso de água nas nossas fábricas por todo o mundo.

As ações de um utilizador numa bacia hidrográfica podem determinar o abastecimento de água para todos os outros. Se o sistema hídrico onde operamos – quer estejamos a cultivar chá, produzir os nossos produtos ou vender aos consumidores – diminui em qualidade ou quantidade, o nosso negócio está em risco. Por esta razão, em áreas onde existem maiores riscos relacionados com a água, ou detenhamos explorações agrícolas, estamos a aumentar os nossos esforços de eficiência no uso da água através de ações com as comunidades locais e a agir coletivamente em parcerias contribuindo para uma melhor segurança da água para todos.

O nosso foco

Estamos a intensificar a inovação dos nossos produtos para corresponder às necessidades das pessoas em regiões com escassez de água, enquanto reduzimos o uso de água na agricultura e nas nossas próprias operações de produção. Os nossos esforços estão focados nas áreas onde podemos causar um maior impacto positivo.

O nosso Water Board interno é responsável pela nossa estratégia e objetivos relativamente à água. O seu objetivo é o fomentar de inovações que utilizem a água de modo inteligente para alcançar o crescimento do negócio, e é presidido pelo nosso Presidente da Categoria de Home Care, Kees Kruythoff.

Marcas e inovação

  • Desenvolver produtos inovadores que ajudem as pessoas na adaptação a um mundo com escassez de água.
  • Aumentar o nosso negócio de purificadores de água potável Pureit e Qinyuan.

Cadeia de fornecimento

  • Apoiar fornecedores agrícolas na implementação de melhores técnicas e equipamentos de irrigação, para melhorar o rendimento das colheitas utilizando menos água.
  • Mapear e gerir os riscos relacionados com a água e o clima na cadeia de fornecimento, de forma proativa.

Fábricas

  • Continuar a fomentar o uso sustentável da água nas nossas operações de produção.

Promoção

  • Trabalhar em parceria com governos, empresas com pensamentos semelhantes e com a sociedade civil para combater os desafios sistémicos mais abrangentes sobre o acesso à água, saneamento e higiene.
O nosso compromisso

Reduzir para metade a água associada ao uso dos nossos produtos pelo consumidor até 2020.*

Além disso, nas nossas próprias operações, fazer com que até 2020 a extração de água na nossa rede global de instalações de produção se situe no máximo aos níveis de 2008, apesar de processarem volumes significativamente mais elevados.

Progresso até à data

Em 2017, o nosso impacto hídrico por uso do consumidor sofreu uma redução na ordem dos 2%† em comparação com 2010.* Reconhecemos que estamos bastante atrasados no nosso objetivo. A principal causa para a diferença entre os nossos resultados em 2016 e 2017 é a nova composição do nosso portefólio, que contém agora mais produtos com uma pegada hídrica acima da média. Por esta razão, aumentámos o nosso foco em inovações de produto que utilizem menos água, enquanto estamos também a encorajar uma mudança de comportamento do consumidor.

Efetuámos reduções significativas na água utilizada na produção, onde nas nossas instalações foram extraídos menos 19.8 milhões† de metros cúbicos de água em 2017 em comparação com 2008. Isto traduz-se numa redução de 39%† por tonelada de produção. Estamos também a trabalhar com os nossos fornecedores agrícolas; em 2018 vamos lançar o nosso Código de Agricultura Sustentável, que contém orientações claras sobre todos os aspetos da Agricultura Inteligente para o Clima, incluindo a gestão da água. Até ao final de 2017, havíamos desenvolvido em parceria com os nossos fornecedores agrícolas mais de 4,000 planos de gestão da água.

Desafios futuros

O investimento em infraestruturas (naturais e produzidas pelo homem), normas governamentais e ações efetuadas pelo setor privado são todos fatores essenciais para quaisquer soluções duradouras. Através do nosso trabalho iremos defender políticas e soluções baseadas no mercado que permitam a mais pessoas o acesso à água, saneamento e higiene.

Definição de tarifas e contadores de água, utensílios domésticos eficientes e produtos que economizam água, todos representam alavancas para a criação de uma mudança sistémica urgentemente necessária para o uso sustentável da água. Contudo, em alguns países irá demorar até que os governos melhorem a qualidade e quantidade do abastecimento de água. Existe uma necessidade imediata para novos produtos que utilizem a água em casa de modo muito mais eficaz e que tenham um bom funcionamento com água de baixa qualidade. O nosso desafio é acelerar a nossa produção de inovações para corresponder às necessidades das pessoas.

*Os nossos objetivos ambientais são expressos contra uma referência de 2010 e numa base por ‘uso do consumidor’. Isto significa uma utilização, porção ou dose unitária de um produto. Estamos a apresentar relatórios sobre as nossas sub-categorias com maior uso de água (Lavagem de Roupa, Cabelo, Cuidado Oral, Limpeza da Pele e Limpeza da Casa) em sete países com escassez de água: China, Índia, Indonésia, México, África do Sul, Turquia e EUA.

Assegurado de modo independente pela PwC


Expanda para saber mais sobre o uso de água

Objetivos e performance

Temos o compromisso ambicioso de reduzir para metade a água associada ao uso dos nossos produtos pelo consumidor em países com escassez de água.*


Uso de água
O nosso compromisso

Reduzir para metade o consumo de água associada ao uso dos nossos produtos pelo consumidor até 2020.*

A nossa performance

Em 2017, o nosso impacto no consumo de água por uso do consumidor registou uma redução aproximada de 2% desde 2010.*

A nossa perspetiva

Efetuámos significativas reduções na água utilizada nos processos de produção, reduzindo a extração de água para produção em 39%† por tonelada de produção em comparação com 2008. Contudo, o maior impacto é proveniente da água utilizada pelos consumidores quando tomam duche, se lavam e limpam com os nossos produtos.

Em 2017, o consumo de água associada ao uso dos nossos produtos pelo consumidor registou uma redução na ordem dos 2%† em comparação com os valores de 2010. A principal causa para a diferença entre os nossos resultados em 2016 e 2017 é a nova composição do nosso portefólio, que contém agora mais produtos com uma pegada hídrica acima da média. Ao longo dos últimos sete anos temos aprendido mais sobre as necessidades das pessoas em situações de escassez de água – e temos aprimorado a nossa estratégia interna de acordo com elas, considerando os problemas de qualidade e quantidade de água.

Temos continuado a progredir na criação e lançamento de produtos que requerem menos água. Tanto a nossa tecnologia patenteada SmartFoam presente nos nossos detergentes em pó para a roupa Sunlight 2 em 1, como a nossa barra de detergente Rin, utilizam metade da água necessária para o enxaguamento, facilitando e agilizando o processo de lavagem para os consumidores em regiões com escassez de água. Esta inovação contribuiu para o aumento da quota de mercado de Sunlight, pertencente à nossa marca global Surf, na África do Sul.

Em 2016 abrimos o nosso Centro de Higiene Suvidha na Índia. Localizado numa das maiores favelas de Mumbai, o Centro disponibiliza serviços pagos por utilização, de água, saneamento e higiene, incluindo instalações para a lavagem de roupa, banhos e água potável segura, para mais de 1,500 pessoas. O Centro utiliza princípios de economia circular para reduzir o uso de água. A água fresca é inicialmente utilizada para banhos, lavagem de mãos e roupa. A água residual destas atividades é em seguida utilizada na descarga dos sanitários.

Este modelo de negócio é uma oportunidade para abrir novos mercados, investimentos e inovação, enquanto corresponde às necessidades do consumidor e contribui para a realização dos Objetivos Globais, em especial o Objetivo 6 sobre a disponibilização de água limpa e saneamento.

Continuámos também a aumentar o número dos nossos Centros de Água Sunlight na Nigéria, com 18 centros abertos até ao final de 2017.

*Os nossos objetivos ambientais são expressos contra uma referência de 2010 e numa base por ‘uso do consumidor’. Isto significa uma utilização, porção ou dose unitária de um produto. Estamos a apresentar relatórios sobre as nossas sub-categorias com maior uso de água (Lavagem de Roupa, Cabelo, Cuidado Oral, Limpeza da Pele e Limpeza da Casa) em sete países com escassez de água: China, Índia, Indonésia, México, África do Sul, Turquia e EUA.

Assegurado de modo independente pela PwC


  • Alcançado

  • Dentro do plano

  • Fora do plano

  • %

    do objetivo alcançado

Legenda
  • Alcançado

  • Dentro do plano

  • Fora do plano

  • %

    do objetivo alcançado

Os nossos objetivos

Consulte por favor a Certificação Independentepara saber mais sobre o nosso programa de certificação em todo o Plano de Sustentabilidade Unilever.

Reduzir a captação de água nas instalações de produção

  • Até 2020, a captação de água efetuada na nossa rede global de instalações de produção irá situar-se no máximo aos níveis de 2008, apesar de processarem volumes significativamente maiores.

Isto representa uma redução de 40% por tonelada de produção.

Em comparação com uma referência de 1995, isto representa uma redução de 78% por tonelada de produção e uma redução absoluta de 65%.

Iremos focar-nos em especial nas instalações em locais com escassez de água.

Menos 19.8 milhões de metros cúbicos de água captados em 2017 em comparação com 2008 (uma redução de 39%† por tonelada de produção).

Em comparação com 1995 isto representa uma redução de 77.4% em termos absolutos.


  • Todas as novas instalações de produção terão como objetivo captar menos de metade da água que o valor de referência de 2008.

Novas instalações de produção na Turquia, Vietname, Índia e Irão começaram a operar em 2017. Quando estiverem totalmente operacionais, cada uma irá procurar captar apenas metade da água utilizada para operações de produção em relação ao valor de referência de 2008.


A nossa perspetiva

Desde 1995 efetuámos uma redução do volume total de água captada para uso em operações de produção em mais de três quartos.

Em 2017, alcançámos uma redução de 39%† por tonelada de produção em comparação com 2008, alcançando este objetivo apesar do crescente volume de produção desde 2008. A redução representa cerca de 2.6 litros de água por cada pessoa no planeta.

O nosso progresso tem sido orientado por iniciativas de melhoria contínuas em todas as instalações, para reduzir, reutilizar e reciclar a água. Fazemos isto através de uma combinação de técnicas e comportamentos de baixo custo ou sem custos, e de um importante programa de investimento específico para a água.

Continuamos a monitorizar e fomentar melhorias na performance hídrica como um componente integrante da nossa estratégia global para a água. A eficiência hídrica tem demonstrado fortes retornos financeiros, reduz a nossa dependência dos recursos hídricos e estimula a inovação de processos.

Uso sustentável da água nas nossas fábricas

Reduzir o uso de água no processo de lavagem de roupa

Iremos reduzir a água necessária no processo de lavagem de roupa através da:


  • Disponibilização a 50 milhões de lares, em países com escassez de água, de produtos de lavagem de roupa que oferecem excelentes resultados mas utilizam menos água, até 2020.

Em 2016, os produtos One Rinse foram utilizados em 4.9 mil milhões de lavagens em mais de 59 milhões de lares em todo o mundo.


A nossa perspetiva

Apesar de termos alcançado o nosso objetivo antecipadamente, continuámos a alcançar lares em países com escassez de água. Os produtos Comfort One Rinse estão disponíveis no Brasil, Camboja, Índia, Indonésia, Filipinas, Tailândia e Vietname – todos estes países sofrem com a escassez de água.

Em 2013 iniciámos uma parceria com o Ministério Vietnamita para os Recursos Naturais e o Ambiente para aumentar a sensibilização para a escassez de água nas áreas rurais, educar as pessoas para alterarem os seus hábitos de enxaguar a roupa lavada, e mostrar os benefícios que a utilização de Comfort One Rinse podem trazer para a redução do uso de água. Esta campanha foi especialmente eficaz durante 2016 e 2017, quando o Vietname enfrentou a sua pior seca dos últimos 100 anos.

Apenas durante 2017, a nossa campanha Comfort One Rinse permitiu que as pessoas reduzissem o seu próprio uso de água e doassem água a regiões afetadas pela seca, alcançando 14 milhões de pessoas por todo o Vietname.

Produtos que utilizam a água de modo inteligente para uma vida com restrições hídricas

Reduzir o uso de água na agricultura

  • Iremos desenvolver planos abrangentes com os nossos fornecedores e parceiros para reduzir a água utilizada nas nossas plantações em países com escassez de água.

A gestão hídrica é uma parte integrante do nosso Código de Agricultura Sustentável. Perto de 100% dos nossos fornecedores de legumes, incluindo os fornecedores de tomate, cumprem agora com o nosso Código. Quase todos, ao utilizarem sistemas de irrigação, têm planos de gestão de água implementados e registam a água utilizada na irrigação.


A nossa perspetiva

Desde 2011 que temos vindo a reunir informação sobre a irrigação enviada pelos nossos fornecedores como parte da implementação do nosso Código de Agricultura Sustentável. (PDF | 682KB) Neste momento estamos próximos de atingir 100% da cobertura de culturas chave, tais como legumes e tomates.

Um passo importante no nosso programa de origem sustentável será o lançamento em 2018 do nosso renovado Código de Agricultura Sustentável, que contém orientações claras sobre todos os aspetos da Agricultura Inteligente para o Clima, incluindo gestão hídrica. Os impactos das alterações climáticas na agricultura serão diferentes para cada parte do globo. Em 2018, iremos encomendar estudos detalhados nas zonas onde os riscos climáticos forem maiores para as várias matérias-primas agrícolas que adquirimos. Estes irão ajudar-nos a compreender onde devemos focar os nossos esforços para apoiar os fornecedores e agricultores a adaptarem e mitigarem as contribuições para as alterações climáticas.

Para apoiar ainda mais os agricultores na sua compreensão da gestão hídrica das suas explorações, temos trabalhado com a Cool Farm Alliance para desenvolver uma Calculadora da Pegada de Água online. Esta ferramenta deverá entrar em funcionamento em 2018, complementando a Calculadora da Pegada de Carbono e a ferramenta de avaliação da Eficácia da Biodiversidade.

Trabalhar com fornecedores e agricultores para gerir o uso da água
Back to top