O Plano de Sustentabilidade Unilever para

Utilização de água

Utilização de água

A crescente escassez de água é um enorme risco para o nosso crescimento futuro - bem como uma oportunidade de negócio para melhor corresponder às necessidades das pessoas.

2.8 mil milhões de pessoas de todo o mundo sofrem de um precário acesso à água. Estima-se que este número vá aumentar significativamente até 2030, com o Water Resources Group a estimar que, 2030, 25% das necessidades totais de água não serão satisfeitas. A procura dos consumidores pela água duplicou desde 1950 e está previsto que volte a duplicar até 2030. As consequências para a segurança dos alimentos, da saúde e condições de vida são substanciais.

O pilar da água do nosso Plano de Sustentabilidade contribui para vários Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável da ONU: Meta 6 - Água e saneamento limpos; Meta 8 - Trabalho condigno e crescimento económico; Meta 9 - Indústria, inovação e infraestrutura; Meta 12 - Consumo e produção responsáveis; Meta 13 - Ação climática; e Meta 17 - Parcerias para as metas.

Estamos a focar a nossa experiência e recursos no desenvolvimento de produtos, equipamentos e serviços que vão ao encontro das necessidades de água dos nosso consumidores em países onde a sua disponibilidade é mais escassa. Estamos a trabalhar com fornecedores para reduzir a água utilizada para cultivar as nossas culturas agrícolas nestes países. E estamos a reduzir o uso de água nas nossas próprias instalações de produção por todo o mundo.

A nossa estratégia

Estamos a responder holisticamente ao desafio da escassez de água para permitir que a nossa empresa prospere num mundo onde a água é um recurso limitado.

Water use and water centre

Iremos acelerar a inovação de produtos para corresponder às necessidades dos consumidores em regiões com escassez de água, enquanto continuamos a reduzir o uso de água na agricultura e nas nossas próprias operações de fabrico.

O caso de negócio

Nós vemos consequências para o nosso negócio se não nos adaptarmos a esta nova realidade. As categorias de produto nas quais operamos consomem mais de 90% da água que utilizamos em casa - desde a lavagem da louça e roupa, à limpeza do cabelo e pele. Como resultado disto, os consumidores que sofrem os efeitos da escassez de água nos países em desenvolvimento estão a fazer compromissos para decidir quais as tarefas que devem efetuar com a pequena porção de água que têm disponível. Isto limita o crescimento dos nossos produtos.

A nossa abordagem

A Meta Global 6 da ONU, água e saneamento limpos, define uma ambição para "assegurar a disponibilidade e gestão sustentada da água e saneamento para todos" até 2030. Contudo, ainda hoje biliões de pessoas sofrem com o acesso deficiente à água devido à quantidade e qualidade insuficientes.

A escassez de água em casa é antes de mais um problema social. Afeta em especial as mulheres dos países em desenvolvimento. Elas são tipicamente as 'gestoras da água' no seu lar - recolhendo, armazenando e racionando a água ao longo do dia. Esta é uma tarefa demorada que restringe as suas oportunidades ao emprego, e afeta a sua segurança e saúde - bem como a prosperidade das suas famílias.

A escassez de água doméstica tem-se transformado num grave problema nas cidades de rápido crescimento de países em desenvolvimento, onde a infraestrutura não consegue acompanhar o ritmo do crescimento populacional e dos rendimentos. Os efeitos nas populações urbanas das classes média e baixa podem por vezes ser negligenciadas por governos, ONGs e empresas.

Em 2010, estabelecemos para nós próprios a meta ambiciosa de reduzir para metade a água associada com a utilização dos nossos produtos pelo consumidor até 2020, porque a água necessária pelos consumidores de água quando tomam duche, banho ou se limpam com os nossos produtos representa a maioria da nossa pegada de água. Contudo, apenas conseguimos reduzir a água utilizada pelos consumidores em 7% desde 2010.

Ao longo dos últimos seis anos temos aprendido mais sobre as necessidades das pessoas em situações de escassez de água - pelo que temos apurado a nossa estratégia interna para nos alinharmos com isto. Estamos a intensificar os nossos esforços para desenvolver produtos que utilizam a água de modo inteligente e correspondem às necessidades dos consumidores, tais como produtos que permitem às pessoas limparem-se e lavarem a roupa independentemente dos problemas de quantidade e qualidade da água, e os nossos purificadores de água potável Pureit. 

Continuamos também a testar ideias revolucionárias no nosso programa Fundamental Solutions para ajudar a solucionar os problemas de qualidade e acessibilidade à água, por exemplo através do lançamento do nosso Centro de Higiene Suvidha (PDF | 2MB) e Centros de Água Sunlight.

O nosso foco

Focamos os nossos esforços em áreas onde o nosso portefólio e escala nos permite causar o maior impacto e que oferecem as maiores oportunidades para o nosso negócio.

Marcas e inovação

  • Desenvolver produtos inovadores que ajudam os consumidores a adaptarem-se a um mundo com escassez de água.
  • Desenvolver o nosso negócio de purificação de água potável com a Pureit e Qinyuan.

Cadeia de fornecimento

  • Apoiar os fornecedores agrícolas com melhores técnicas e equipamento de irrigação, que irão melhorar a produtividade das colheitas.
  • Mapear e gerir proativamente a água e os riscos climáticos na cadeia de fornecimento.

Fábricas

  • Continuar a melhorar a eficiência hídrica e a reciclagem nas nossas unidades de produção.

Advocacia

  • Trabalhar em parceria com governos, empresas de pensamento semelhante e a sociedade civil para combater desafios sistémicos mais abrangentes relacionados com o acesso à água, saneamento e higiene.
O nosso compromisso

Reduzir a metade a água associada com o uso dos nossos produtos pelo consumidor até 20201.

1 As nossas metas ambientais estão expressas em relação a uma referência de 2010 e numa base 'por uso do consumidor'. Isto significa uma única utilização, porção ou dose de um produto. Estamos a analisar as nossas cinco subcategorias utilizadoras de água (Lavagem de Roupa, Cuidados para o Cabelo, Cuidados Orais, Limpeza de Pele e Cuidados Domésticos) em sete países com escassez de água: China, Índia, Indonésia, México, África do Sul, Turquia e EUA.

Progressos até à data

Em 2016, o nosso impacto de água por uso do consumidor sofreu uma redução na ordem dos 7%, comparada com 2010. Contudo, efetuámos reduções significativas na água utilizada nos processos de produção, onde as nossas instalações captaram menos 19 milhões de metros cúbicos de água em 2016 quando comparados com 2008. Isto significa uma redução de 38% por tonelada de produção.

Assegurado de modo independente pela PwC

Desafios futuros

Investimento em infraestrutura, regulação governamental e ações do setor privado são todos essenciais para quaisquer soluções duradouras. A tarifação e medições do consumo de água, bem como eletrodomésticos eficientes e produtos que permitem uma poupança de água serão todos incentivos necessários para criar a alteração sistémica urgentemente necessária para um uso sustentável da água.

Contudo, em alguns países irá demorar até que os governos melhorem a qualidade e quantidade dos abastecimentos de água. Portanto, existe uma necessidade imediata de produtos novos que utilizem a água de modo muito mais eficaz em casa e que trabalhem bem com água de menor qualidade. O nosso desafio será acelerar as nossas inovações para responder às necessidades dos consumidores.

Através do nosso trabalho de ativismo iremos promover políticas e soluções baseadas no mercado que permitam a mais pessoas aceder à água, saneamento e higiene.

Mudança transformacional - Descubra como estamos a fomentar a mudança transformacional através da eliminação da desflorestação, da defesa do papel da mulher, do apoio à agricultura sustentável e aos pequenos agricultores, e a melhorar a água, saneamento e higiene.


Expanda para saber mais sobre o uso de água

Metas e performance

Temos a meta ambiciosa de reduzir para metade o consumo de água associado ao uso dos nossos produtos pelo consumidor em países com escassez de água.1


Uso de água
O nosso compromisso

Reduzir para metade a água associada ao uso dos nossos produtos pelo consumidor até 2020.1

A nossa performance

Em 2016, o nosso impacto hídrico por uso do consumidor diminuiu cerca de 7% desde 2010.

A Nossa Perspetiva

Efetuámos significativas reduções na água utilizada nos processos de produção. Contudo, o maior impacto é proveniente da água utilizada pelos consumidores quando tomam duche, se lavam e limpam com os nossos produtos. Em 2016 a água associada ao uso dos nossos produtos pelo consumidor reduziu cerca de 7% em comparação com os valores de 2010.

Temos continuado a progredir na criação e lançamento de produtos que requerem menos água. Tanto a nossa tecnologia patenteada Sapphire presente nos nossos detergentes para a roupa Sunlight 2 em 1, como a nossa barra de detergente RIN, ambos utilizam metade da água necessária para o enxaguar, facilitando e agilizando o processo de lavagem para os consumidores em regiões com escassez de água. Esta inovação contribuiu para o aumento da quota de mercado da Sunlight, que pertence à nossa marca global Surf, na África do Sul.

Em 2016 abrimos o nosso Centro de Higiene Suvidha na Índia. Localizado numa das maiores favelas de Mumbai, o Centro disponibiliza serviços pagos de água, saneamento e higiene, incluindo instalações para a lavagem de roupa e água potável segura, a mais de 1,500 pessoas. 

O Centro utiliza princípios de economia circular para reduzir o uso de água. A água fresca é inicialmente utilizada para banhos, lavagem de mãos e roupa. A água residual destas atividades é em seguida utilizada para a descarga dos sanitários. Este modelo de negócio é uma oportunidade para abrir novos mercados, investimentos e inovação, enquanto se corresponde às necessidades do consumidor e contribui para a realização das Metas Globais, em especial a Meta 6 sobre o fornecimento de água limpa e saneamento.

Continuámos também a aumentar o número de Centros de Água Sunlight na Nigéria, com dez centros abertos até ao final de 2016.

Em 2016, a nossa marca Dove e a Delta Faucet Company nos EUA trabalharam para ajudar a alterar o comportamento dos consumidores durante os duches, promovendo a cabeça de duche Delta Hydrafall™, mais eficiente no uso de água.

Ao longo dos últimos seis anos temos aprendido mais sobre as necessidades das pessoas em situações de escassez de água - pelo que temos apurado a nossa estratégia interna para nos alinharmos com isto. Estamos a intensificar os nossos esforços para desenvolver produtos que utilizam a água de modo inteligente e correspondem às necessidades dos consumidores, tais como produtos que permitem às pessoas limparem-se e lavarem a roupa independentemente dos problemas de quantidade e qualidade da água.

1 As nossas metas ambientais estão expressas em relação a uma referência de 2010 e numa base 'por uso do consumidor'. Isto significa uma única utilização, porção ou dose de um produto. Estamos a analisar as nossas cinco subcategorias utilizadoras de água (Lavagem de Roupa, Cuidados para o Cabelo, Cuidados Orais, Limpeza de Pele e Limpeza da Casa) em sete países com escassez de água: China, Índia, Indonésia, México, África do Sul, Turquia e EUA.

2 Consulte As Nossas Métricas para mais informação


  • Alcançado

  • Dentro do plano

  • Fora do plano

  • %

    do objetivo alcançado

Legenda
  • Alcançado

  • Dentro do plano

  • Fora do plano

  • %

    do objetivo alcançado

As nossas metas

Consulte por favor Certificação Independente para obter mais informação sobre o nosso programa de certificação em todo o Plano de Sustentabilidade Unilever.

Reduzir a captação de água nas instalações de produção

  • Até 2020, a captação de água efetuada na nossa rede global de instalações de produção irá situar-se no máximo aos níveis de 2008, apesar de processarem volumes significativamente maiores.

Isto representa uma redução de 40% por tonelada de produção. 

Em comparação com uma referência de 1995, isto representa uma redução de 78% por tonelada de produção e uma redução absoluta de 65%.

Iremos orientar a nossa atenção em especial para as instalações de produção localizadas em regiões com escassez de água.

Menos 18.7 milhões de metros cúbicos de água captados em 2016 em comparação com 2008 (uma redução de 37% por tonelada de produção).

Em comparação com 1995 isto representa uma redução de 77% em termos absolutos.


  • Todas as novas instalações de produção terão como objetivo captar menos de metade da água no nosso valor referência de 2008.

Novas instalações de produção na Etiópia, Turquia, Filipinas e Ucrânia começaram a operar em 2016. Quando totalmente operacionais, cada uma irá procurar captar apenas metade da água utilizada para operações de produção em relação ao valor base referência de 2008.


A Nossa Perspetiva

Desde 1995 temos reduzido o volume total de água captada para uso em operações de produção em mais de três quartos.

Em 2016, alcançámos uma redução de 37% por tonelada de produção quando comparado com 2008. Alcançámos esta meta apesar do crescente volume de produção desde 2008. A redução representa cerca de 2.5 litros de água por cada pessoa no planeta.

O nosso progresso tem sido orientado por iniciativas de melhoria contínuas em todas as instalações, para reduzir, reutilizar e reciclar a água. Fazemos isto através de uma combinação de técnicas e comportamentos de baixo custo ou sem custos, e de um importante programa de investimento específico para a água.

Além da nossa meta a longo prazo para reduzir a água total captada, definimos também objetivos anuais alargados para nos ajudar a manter na trajetória necessária para alcançar as nossas metas em 2020.

Reduzir o uso de água no processo de lavagem de roupa

Iremos reduzir a água necessária no processo de lavagem de roupa até:


  • Disponibilizar a 50 milhões de lares, em países com escassez de água, produtos de lavagem de roupa que oferecem excelentes resultados mas utilizam menos água, até 2020.

Em 2016, os produtos One Rinse foram utilizados em 4.9 mil milhões de lavagens em mais de 59 milhões de lares em todo o mundo.


A Nossa Perspetiva

O Comfort One Rinse manteve a sua posição de liderança em vários mercados. Por exemplo, em 2015 representou 43% do mercado de amaciadores de roupa no Vietname, e subiu para mais de um quarto do mercado na Indonésia. Como resultado continuamos a aumentar a disponibilidade de produtos de lavagem One Rinse em países com escassez de água.

Temos também um forte conjunto de ideias para futuras inovações na poupança de água. Isto dá-nos confiança que iremos continuar a progredir nos próximos anos.

Reduzir o uso de água na agricultura

  • Iremos desenvolver planos abrangentes com os nossos fornecedores e parceiros para reduzir a água utilizada nas nossas plantações em países com escassez de água.

Continuamos os nossos esforços para ajudar agricultores a implementar irrigação gota-a-gota.


A Nossa Perspetiva

Temos reunido informação sobre irrigação dos nossos fornecedores integrada na implementação do nosso Código de Agricultura Sustentável, desde 2011. A nossa terceira análise, em 2015, mostrou uma redução contínua no uso de água para irrigação por tonelada de alimentos cultivados.

A irrigação gota-a-gota é uma intervenção fundamental para reduzir o uso de água na agricultura. Continuamos a ajudar agricultores a ampliar a irrigação gota-a-gota na Índia, Chile, Grécia, Tanzânia e Quénia, para uma variedade de culturas, em particular tomates, pepinos para pickles e chá.

O tomate é uma das nossas culturas que requer um maior uso de água. Com a venda, em 2014, do nosso negócio de molhos para massa nos EUA, o volume de tomates que adquirimos na Califórnia desceu. Consequentemente, a contribuição que os tomates dão para a nossa pegada hídrica total também diminuiu.

Olhando para o futuro, queremos alargar o modo como olhamos para a água na agricultura e relacioná-la com a nossa abordagem à Agricultura Inteligente para o Clima.

Back to top